A correspondência privada de João Paulo II com duas mulheres polacas é revelada num documentário da BBC que dá a conhecer um novo e desconhecido lado do anterior Papa.
Em “As cartas secretas do Papa João Paulo II“, que vai para o ar nesta segunda-feira, no âmbito do programa Panorama da BBC, são reveladas cartas íntimas trocadas pelo Sumo Pontífice com duas mulheres polacas, Anna-Teresa Tymieniecka e Wanda Poltawska.
A BBC reporta que estas cartas revelam, em particular, a “relação próxima” com Anna-Teresa, uma filósofa com quem o Papa terá trocado correspondência durante mais de 30 anos.
Mencionando uma “amizade intensa”, a BBC reporta que os dois começaram a corresponder-se quando estavam ambos na casa dos 50 anos e quando a académica ainda não era casada.
No entanto, a troca de cartas terá continuado já depois do casamento de Anna-Teresa com o professor de Economia de Harvard, Hendrik Houthakker, em 1995.
A BBC reporta também que a filósofa terá “revelado sentimentos intensos” relativamente ao Papa e que este terá manifestado nas suas cartas estar “a lutar para fazer sentido da sua amizade em termos cristãos”.
Apesar disso, a BBC evidencia que “não há sugestão de que o Papa tenha quebrado o seu voto de castidade“.
De qualquer modo, as cartas dão mostras de um lado desconhecido de João Paulo II, que faleceu em 2005 e foi canonizado em 2014.
“Aqui está uma das grandes figuras transcendentes da vida pública do Século XX, o líder da Igreja Católica, numa intensa relação com uma mulher atraente“, frisa o professor de História da Cristandade na Universidade de Cambridge, Eamon Duffy, em declarações à BBC.
O documentário ainda faz referência às cartas trocadas pelo Papa com a psiquiatra Wanda Poltawska a quem o antigo Papa se dirigiria “minha querida Dusia”.
ZAP