Revelada a origem do reservatório gigante de água sob o deserto de Israel

(CC0/PD) LoggaWiggler / Pixabay

Uma equipa internacional de cientistas acaba de descobrir a origem do gigante reservatório de água doce que se formou sob o deserto de Negev, em Israel.

O reservatório em causa faz parte do Sistema Aquífero do Arenito Núbio, que é o maior aquífero de água fóssil no mundo, estando a sua grande maioria sob o Saara Ocidental.

De acordo com a nova publicação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista PNAS, o aquífero que se “esconde” sob o deserto de Negev começou a formar-se a partir de dois afluentes antigos, que existiram há 38.000 anos e há 360.000 anos.

Posteriormente, o aquífero associou-se aos ciclones do Mediterrâneo durante a última glaciação, quando o volume dos glaciares atingiu o seu valor máximo.

Para chegar a esta conclusão, precisa o portal Science Alert, os cientistas analisaram o conteúdo de dois isótopos – o isótopo de crípton (crípton-81) e o isótopo de hidrogénio (deutério) – extraídos de várias amostras de água.

Pela quantidade encontrada de crípton-81, as amostras podem ser datadas numa faixa temporal entre 40.000 e 1.5 milhões de anos. Por sua vez, a proporção de deutério permite determinar a fonte da água em causa e as condições climáticas existentes no ambiente.

“Até onde sabemos, esta foi a primeira vez em que as águas subterrâneas puderam ser usadas diretamente como um arquivo climático nestas longas escalas de tempo”, disse o físico Jake Zappala, do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos.

“Recorrendo à datação de crípton, podemos dizer quando choveu, e a proporção de água pesada relativamente à ligeira diz-nos algo sobre o padrão climático (…) Portanto, temos uma correlação direta entre o clima e os padrões climáticos regionais”, sustentou.

A publicação frisa ainda que a água que está sob o deserto de Negev não é a mesma água fóssil que se “esconde” sob o Saara, que foi depositada durante monções no Holoceno.

A investigação foi conduzida por cientistas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, e da Universidade Ben Gurion, em Israel.

O aquífero Núbio cobre uma área de mais de dois milhões de quilómetros quadrados. Estima-se que contenha 150.000 quilómetros cúbicos de águas subterrâneas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está mais um problema para Israel, agora vão começar os vizinhos a ficar em polvorosa porque razão é que esta água teria ficado por debaixo dos israelitas e não deles, motivo para mais uma guerra!

RESPONDER

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …