Revelada a origem do reservatório gigante de água sob o deserto de Israel

(CC0/PD) LoggaWiggler / Pixabay

Uma equipa internacional de cientistas acaba de descobrir a origem do gigante reservatório de água doce que se formou sob o deserto de Negev, em Israel.

O reservatório em causa faz parte do Sistema Aquífero do Arenito Núbio, que é o maior aquífero de água fóssil no mundo, estando a sua grande maioria sob o Saara Ocidental.

De acordo com a nova publicação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista PNAS, o aquífero que se “esconde” sob o deserto de Negev começou a formar-se a partir de dois afluentes antigos, que existiram há 38.000 anos e há 360.000 anos.

Posteriormente, o aquífero associou-se aos ciclones do Mediterrâneo durante a última glaciação, quando o volume dos glaciares atingiu o seu valor máximo.

Para chegar a esta conclusão, precisa o portal Science Alert, os cientistas analisaram o conteúdo de dois isótopos – o isótopo de crípton (crípton-81) e o isótopo de hidrogénio (deutério) – extraídos de várias amostras de água.

Pela quantidade encontrada de crípton-81, as amostras podem ser datadas numa faixa temporal entre 40.000 e 1.5 milhões de anos. Por sua vez, a proporção de deutério permite determinar a fonte da água em causa e as condições climáticas existentes no ambiente.

“Até onde sabemos, esta foi a primeira vez em que as águas subterrâneas puderam ser usadas diretamente como um arquivo climático nestas longas escalas de tempo”, disse o físico Jake Zappala, do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos.

“Recorrendo à datação de crípton, podemos dizer quando choveu, e a proporção de água pesada relativamente à ligeira diz-nos algo sobre o padrão climático (…) Portanto, temos uma correlação direta entre o clima e os padrões climáticos regionais”, sustentou.

A publicação frisa ainda que a água que está sob o deserto de Negev não é a mesma água fóssil que se “esconde” sob o Saara, que foi depositada durante monções no Holoceno.

A investigação foi conduzida por cientistas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, e da Universidade Ben Gurion, em Israel.

O aquífero Núbio cobre uma área de mais de dois milhões de quilómetros quadrados. Estima-se que contenha 150.000 quilómetros cúbicos de águas subterrâneas.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está mais um problema para Israel, agora vão começar os vizinhos a ficar em polvorosa porque razão é que esta água teria ficado por debaixo dos israelitas e não deles, motivo para mais uma guerra!

RESPONDER

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …