/

Revelada a origem do reservatório gigante de água sob o deserto de Israel

3

(CC0/PD) LoggaWiggler / Pixabay

Uma equipa internacional de cientistas acaba de descobrir a origem do gigante reservatório de água doce que se formou sob o deserto de Negev, em Israel.

O reservatório em causa faz parte do Sistema Aquífero do Arenito Núbio, que é o maior aquífero de água fóssil no mundo, estando a sua grande maioria sob o Saara Ocidental.

De acordo com a nova publicação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista PNAS, o aquífero que se “esconde” sob o deserto de Negev começou a formar-se a partir de dois afluentes antigos, que existiram há 38.000 anos e há 360.000 anos.

Posteriormente, o aquífero associou-se aos ciclones do Mediterrâneo durante a última glaciação, quando o volume dos glaciares atingiu o seu valor máximo.

Para chegar a esta conclusão, precisa o portal Science Alert, os cientistas analisaram o conteúdo de dois isótopos – o isótopo de crípton (crípton-81) e o isótopo de hidrogénio (deutério) – extraídos de várias amostras de água.

Pela quantidade encontrada de crípton-81, as amostras podem ser datadas numa faixa temporal entre 40.000 e 1.5 milhões de anos. Por sua vez, a proporção de deutério permite determinar a fonte da água em causa e as condições climáticas existentes no ambiente.

“Até onde sabemos, esta foi a primeira vez em que as águas subterrâneas puderam ser usadas diretamente como um arquivo climático nestas longas escalas de tempo”, disse o físico Jake Zappala, do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos.

“Recorrendo à datação de crípton, podemos dizer quando choveu, e a proporção de água pesada relativamente à ligeira diz-nos algo sobre o padrão climático (…) Portanto, temos uma correlação direta entre o clima e os padrões climáticos regionais”, sustentou.

A publicação frisa ainda que a água que está sob o deserto de Negev não é a mesma água fóssil que se “esconde” sob o Saara, que foi depositada durante monções no Holoceno.

A investigação foi conduzida por cientistas do Laboratório Nacional Argonne, nos Estados Unidos, e da Universidade Ben Gurion, em Israel.

O aquífero Núbio cobre uma área de mais de dois milhões de quilómetros quadrados. Estima-se que contenha 150.000 quilómetros cúbicos de águas subterrâneas.

ZAP //

3 Comments

  1. Aqui está mais um problema para Israel, agora vão começar os vizinhos a ficar em polvorosa porque razão é que esta água teria ficado por debaixo dos israelitas e não deles, motivo para mais uma guerra!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.