Confirmada a causa da morte da neta de Robert F. Kennedy

Saoirse Kennedy Hill, neta do falecido procurador-geral dos EUA, Robert F. Kennedy

As autoridades norte-americanas confirmaram este domingo que Saoirse Kennedy Hill, neta de Robert F. Kennedy, irmão do antigo Presidente John F. Kennedy, morreu na sequência de uma overdose acidental de drogas.

De acordo com a emissora norte-americana CNN, os exames toxicológicos relevaram toxidade aguda no corpo da jovem de 22 anos por metadona, fluoxetina, norfluoxetina, diazepam, nordazepam e álcool.

O corpo de Saoirse Kennedy Hill, filha de Courtney Kennedy Hill, foi encontrado no passado dia 1 de agosto numa residência da família, na cidade de Hyannis Port, Massachusetts. Na época, as autoridades não avançaram com a causa da morte, mas pessoas próximas às família adiantaram que se trataria de uma overdose.



Em 2016, Saoirse Kennedy Hill revelou que lutava contra a depressão.

“A minha depressão enraizou-se no início dos anos do ensino secundário e ficará comigo pelo resto da minha vida. Apesar de ser, acima de tudo, uma rapariga feliz, sofri de ataques de profunda tristeza que pareciam uma pedra pesada no meu peito”, escreveu num artigo, citado pela CBS News.

Estudante em Boston, Saoirse Kennedy Hill passou a sua infância na Irlanda e foi voluntária aos 18 anos no México, onde ajudou a construir escolas junto de comunidades indígenas. As causas sociais sempre marcaram o seu percurso, à semelhança da avó que foi uma grande ativista dos Direitos Humanos nos Estados Unidos.

A “maldição” dos Kennedy

Saoirse Kennedy Hill é o segundo membro da família Kennedy a morrer à conta das drogas. Já David Kennedy, filho de Robert F. Kennedy e tio da jovem, havia morrido de uma overdose aos 29 anos, tal como recordou o Observador.

Quando tinha 16 anos, a rapariga publicou uma mensagem ao tio por ocasião dos 30 anos da sua morte: “Tinhas um espírito gentil e amoroso que passou por lutas inimagináveis ​​na sua vida. Entristece-me saber que nunca nos encontraremos neste mundo, mas sei que te verei no céu com meu avô, com o tio Michael e outros membros da família”.

O New York Times adjetivou de “ladainha das tragédias” as mortes dentro da família Kennedy. Joseph P. Kennedy Jr., irmão do antigo Presidente norte-americano, morreu em 1944, aos 29 anos, quando o avião de combate em que seguia durante a 2.ª Guerra Mundial se despenhou.

Três anos antes, a irmã, Rosemary Kennedy, já tinha morrido durante uma lobotomia que correu mal. Em 1948, outra irmã, Kathleen Kennedy, morreu num desastre de aviação, com 28 anos.

Em 1963, John F. Kennedy, irmão de Joseph, Rosemary e Kathleen, à época Presidente dos Estados Unidos, morreu assassinado aos 46 anos. Três meses antes, Patrick Bouvier Kennedy, filho de John com Jacqueline, morreu ainda bebé.

Cinco anos após a morte de John F. Kennedy, também o irmão Robert F. Kennedy morreu assassinado. Edward M. Kennedy, irmão de John e de Robert, morreu afogado quando o carro que conduzia vindo de uma festa caiu de uma ponte.

David Kennedy, filho de Robert F. Kennedy, viria a sucumbir a uma overdose com drogas em 1984, aos 29 anos. Além deste e de Saoirse, também Patrick Kennedy, neto de Edward M. Kennedy, hoje com 52 anos, procurou tratamentos contra o vício em cocaína em 1986.

Michael Kennedy, outro filho de Robert e um dos tios a que Saoirse se referiu na mensagem dedicada a David, morreu durante um acidente de ski aos 39 anos, em 1997. Uns anos antes, Joseph Kennedy, também ele filho de Robert, teve um acidente grave de carro. Não morreu, mas a mulher que seguia com ele ficou tetraplégica.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma overdose acidental? O grande acidente é haver quem produza e comercialize tal veneno, para esses não deveria haver escapadela possível, mas como isso enche os bolsos a tal malandragem os governantes do mundo inteiro estão-se nas tintas para acabar com a mina e a desgraça alheia.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …