Encontrados restos mortais do navegador que colocou a Austrália no mapa

Os restos mortais do explorador Matthew Flinders, a primeira pessoa a circunavegar a Austrália e confirmar que é um continente, foram encontrados no cemitério St. James, adjacente à estação ferroviária de Euston, em Londres.

Os restos mortais foram identificados por arqueólogos, que encontraram um escudo de chumbo bem preservado no caixão do navegador.

Esta descoberta acontece no meio do trabalho de exumação de mais de 40 mil corpos que repousam naquele cemitério, para dar lugar à construção de uma linha férrea de alta velocidade que ligará Londres a Birmingham, de acordo com um comunicado da construtora HS2.

Embora se soubesse que o navegador estava enterrado naquele cemitério, a sua sepultura foi perdida de vista em meados do século XIX após a expansão da estação ferroviária. Esta semana, a empresa anunciou que o seu caixão foi identificado graças a um chumbo colocado no topo.

Helen Wass, arqueóloga chefe do projeto da ferrovia, disse que foi uma descoberta “realmente entusiasmante”, já que as probabilidades de encontrá-la eram remotas. “Tivemos muita sorte”, disse.

Os ossos de Flinders estão agora num laboratório forense, onde os investigadores esperam poder fornecer novas informações sobre a vida marinha e a morte do expedicionário.

O capitão e cartógrafo Matthew Flinders foi o responsável por colocar a Austrália no mapa. A ele também é atribuída a popularização do nome desse país, embora não tenha sido o primeiro a cunhar o termo.

Embora Flinders seja considerado por alguns australianos como um herói, tendo até direito a nomear as estações, ruas e praças da Austrália, outros consideram-no como um precursor da aniquilação de antigas sociedades e do povo nativo australiano.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …