/

Descobertos restos mortais de cão da Idade da Pedra ao lado de humano na Suécia

(dr) Carl Persson / Blekinge Museum

Restos mortais de cão encontrado em Ljungaviken, na Suécia

Arqueólogos descobriram os restos mortais de um cão da Idade da Pedra, que foi enterrado ao lado de um humano, no que hoje é o sul da Suécia.

“Este é um dos túmulos mais antigos de cães já encontrados no país. O cão está bem preservado e o facto de estar enterrado no meio de um assentamento da Idade da Pedra é único”, declara o osteologista Ola Magnell, citado pelo site Live Science.

Os investigadores encontraram o cemitério em Ljungaviken, um bairro do município de Sölvesborg, na Suécia, num sítio arqueológico que tem vindo a ser estudado nos últimos 10 anos. Já lá foram encontrados os restos de cerca de 60 casas, bem como pedaços de sílex e de lareiras.

O assentamento foi abandonado logo a seguir a esta pessoa e o cão terem sido sepultados. Há cerca de 8400 anos, o aumento do nível do mar inundou a área, o que acabou por ajudar a preservar este cemitério até aos dias de hoje.

A forma como foi encontrado sugere que o animal não era selvagem e que, muito provavelmente, viveu no meio destas pessoas. Para Carl Persson, o responsável pela escavação, “uma descoberta como esta mostra, de alguma forma, como os seres humanos são semelhantes ao longo dos milénios relativamente a sentimentos como dor e perda”.

Segundo o mesmo site, ainda não é certo se o animal morreu de causas naturais, ou se terá sido morto para ser enterrado juntamente com o seu humano.

ZAP //

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.