//

Restaurantes deverão poder servir almoços e jantares ao fim de semana a partir de sábado

Patrícia de Melo Moreira / AFP

As fronteiras com Espanha deverão abrir este sábado. Os restaurantes também deverão passar a poder servir almoços e jantares aos fins de semana.

As fronteiras entre Portugal e Espanha deverão abrir no sábado, dia 1 de maio. A decisão foi anunciada por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido, adianta o Público.

A situação será confirmada no Conselho de Ministros desta quinta-feira — que aprovará também a entrada em vigor da situação de calamidade no território continental em substituição do estado de emergência.

Será decidido se a entrada em vigor da quarta fase do plano de desconfinamento, prevista para segunda-feira, dia 3 de maio, se mantém para essa data ou se é antecipada para sábado, dia 1 de maio.

A confirmar-se, a restauração poderá já no sábado servir almoços e jantares nas esplanadas a grupos de até seis pessoas e no interior dos estabelecimentos a grupos de até quatro pessoas.

Esta poderá ser uma decisão com um peso significativo para o setor da restauração, principalmente tendo em conta que no sábado se festeja o 1.º de Maio e, no domingo, o Dia da Mãe.

A quarta fase de desconfinamento põe um ponto final à limitação de horários que obrigava os estabelecimentos a servir ao postigo as partir das 13h ao fim de semana.

Apesar disso, haverá concelhos que vão permanecer na terceira fase e outros que poderão mesmo recuar para fases anteriores, esclarece o Público. Isto porque o Governo tinha decidido que param ou recuam no desconfinamento os concelhos que têm duas avaliações quinzenais sucessivas de incidência média acima de 120 novos casos por cem mil habitantes.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.