As fronteiras com Espanha deverão abrir este sábado. Os restaurantes também deverão passar a poder servir almoços e jantares aos fins de semana.
As fronteiras entre Portugal e Espanha deverão abrir no sábado, dia 1 de maio. A decisão foi anunciada por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido, adianta o Público.
A situação será confirmada no Conselho de Ministros desta quinta-feira — que aprovará também a entrada em vigor da situação de calamidade no território continental em substituição do estado de emergência.
Será decidido se a entrada em vigor da quarta fase do plano de desconfinamento, prevista para segunda-feira, dia 3 de maio, se mantém para essa data ou se é antecipada para sábado, dia 1 de maio.
A confirmar-se, a restauração poderá já no sábado servir almoços e jantares nas esplanadas a grupos de até seis pessoas e no interior dos estabelecimentos a grupos de até quatro pessoas.
Esta poderá ser uma decisão com um peso significativo para o setor da restauração, principalmente tendo em conta que no sábado se festeja o 1.º de Maio e, no domingo, o Dia da Mãe.
A quarta fase de desconfinamento põe um ponto final à limitação de horários que obrigava os estabelecimentos a servir ao postigo as partir das 13h ao fim de semana.
Apesar disso, haverá concelhos que vão permanecer na terceira fase e outros que poderão mesmo recuar para fases anteriores, esclarece o Público. Isto porque o Governo tinha decidido que param ou recuam no desconfinamento os concelhos que têm duas avaliações quinzenais sucessivas de incidência média acima de 120 novos casos por cem mil habitantes.