Após 14 anos de restauração, turistas já podem visitar a pirâmide mais antiga do Egito

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Depois de 14 anos em restauração, a Pirâmide de Djoser – ou a Pirâmide dos Degraus -, a mais antiga pirâmide ainda de pé, foi aberta ao público.

“Hoje comemoramos a conclusão do projeto para evitar perigos, manter e restaurar a primeira e mais antiga pirâmide que ainda está de pé no Egito”, disse o ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled al Anani, em declarações à agência Reuters.

Este edifício majestoso, que é Património Mundial da UNESCO, está localizado na necrópole de Saqqara, a oeste do Cairo. A sua construção remonta à época do reinado do faraó Djoser (2.665-2.645 a.C).

Projetada pelo primeiro arquiteto e engenheiro conhecido, Imhotep, acredita-se que a Pirâmide de Djoser serviu de protótipo para muitas outras pirâmides, incluindo as icónicas Pirâmides de Gizé.

A construção de 60 metros de altura é feita de pedra e consiste em seis enormes mastabas – uma forma de túmulo egípcio antigo -, uma colocada sobre a outra. No centro da pirâmide, a 28 metros de profundidade, está o túmulo fúnebre de Djoser.

A sua reabilitação começou em 2006, uma vez que a pirâmide corria o risco de colapso. No entanto, em 2011, os eventos da Primavera Árabe forçaram as autoridades egípcias a suspender o trabalho que não foi retomado até ao final de 2013.

“Embora tenhamos muito orgulho de que seja um legado egípcio, também sabemos muito bem que é uma herança mundial e mundial que estamos muito interessados em manter”, disse o primeiro ministro do país, Mostafa Madbouly.

A restauração da pirâmide de Djoser incluiu a substituição das lacunas nas suas paredes por blocos semelhantes aos originais. A câmara funerária e o sarcófago do faraó, bem como os estreitos corredores internos da pirâmide, também foram reformados. A restauração custou quase 6,6 milhões de dólares (equivalente a 5,83 milhões de euros).

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • res·tau·ra·ção

      (latim restauratio, -onis, renovação)
      substantivo feminino
      1. Acto ou efeito de restaurar. = RESTAURAMENTO, RESTAURO
      2. Restabelecimento; recomposição.
      3. Reparação ou conserto de algo que está em mau estado de conservação. = RESTAURO
      4. Retorno a uma situação ou estado anterior.
      5. [História] Reaquisição da independência nacional.

      (francês restauration)
      substantivo feminino
      [Comércio] Actividade comercial de preparação e fornecimento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares.

      restauração“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      • O comentário inicial não é meu, mas senti a vossa resposta como excessiva e desonrosa… Leio com frequência as vossas notícias, e é extraordinariamente frequente encontrar nelas erros, más traduções, cópias de textos oriundos do Brasil e outras situações demeritórias… Parece-me desadequada e pouco feliz a vossa resposta… lamento-a enquanto leitor.

        • Caro leitor,
          Se acompanha o ZAP, sabe que reconhecemos sempre os erros que nos são apontados, corrigindo-os e agradecendo os reparos.
          Neste caso, não havendo erro nosso, dispensámos uma resposta formal ao comentário do leitor (que devíamos pelo menos ter agradecido), colocando apenas o significado da palavra que nos foi apontada, tal como recolhida no dicionário de referência que usamos.
          Não foi uma questão de excesso (pelo contrário) ou desonra, foi uma mera questão de “preguiça” — pela qual desde já nos penitenciamos.
          Obrigado, também a si, por este seu reparo.

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …