Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização”

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência.

O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias 2 e 9 de abril. Apresenta “respostas válidas de 549 estabelecimentos de restauração”, diz a associação liderada por Daniel Serra.

Os “apoios e horários colocam o setor da restauração à beira da “escravização”, diz o representante da PRO.VAR,

O trabalho deixa um alerta especial para “uma situação de extrema gravidade” identificada nos centros comerciais onde, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos ponderam apresentar pedidos de insolvência.

Por outro lado, 85% dos inquiridos “dizem que os apoios terão de ser revistos e reforçados”, mas 27,1% estão de fora do APOIAR.

Ainda assim, comparando os dois últimos inquéritos, a PRO.VAR conclui que “os apoios apresentados no dia 12 de março, conseguiram reduzir o número de empresas que estavam a ponderar avançar para insolvência, de 60%, para os 37%”.

Sobre os horários de fim de semana (onde a restauração tem de fechar às 13H), os empresários manifestam “indignação”, e “pedem dignidade para o setor”, considerando que esta opção coloca muitos estabelecimentos à beira da “escravização”.

No documento enviado ao Governo, a PRO.VAR considera que o sector “sucessivamente, serviu de bode expiatório à disseminação da covid-19, mesmo após o investimento de milhares de euros em equipamentos e na reformulação do acesso de pessoas e bens aos espaços, sem que existisse qualquer evidência que comprovasse essa suspeição que recaiu sobre o sector”.

Segundo a associação, “quem conhece aquilo que se está a passar no terreno, sabe que a maioria dos empresários do setor, apesar do prejuízo, continua a trabalhar para manter alguma liquidez e para garantir a manutenção do elo com o seu cliente”, referiu ao Expresso.

Daniel Serra sublinha que é “urgente assumir uma de duas posições: ou o Governo Português assume que os restaurantes devem estar encerrados e assume uma postura de apoio de 70% das perdas, ou seguimos um modelo em que se assume o risco e, definitivamente, deixa de interferir de forma castradora no funcionamento dos estabelecimentos, tal como acontece em Espanha”.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …