Residentes em Portugal viajam menos e optam por alojamento gratuito

kodomut / Flickr

-

As deslocações turísticas dos residentes em Portugal diminuíram 3,6% no último trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012, e 85,8% das dormidas dos que viajaram foram feitas em “alojamento particular gratuito”, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre outubro e dezembro os residentes no país efetuaram 3,89 milhões de deslocações turísticas, tendo as viagens de “lazer, recreio ou férias” aumentado 3,6%, em detrimento da “visita a familiares ou amigos”, que recuaram 6,7%, mas continuaram a ser o principal motivo para viajar (61,1% do total das viagens, contra 25,9% do lazer e férias).

A diminuição no número de viagens realizadas afetou apenas as deslocações em Portugal (-4,0%), já que o destino “estrangeiro” (cerca de 329 mil deslocações; 8,5% do total) registou um ligeiro incremento de 0,3%.

De acordo com o INE, 44,8% das deslocações ao estrangeiro destinaram-se a “visita a familiares ou amigos”, enquanto o “lazer, recreio e férias” representou 28,0% das deslocações para o exterior e as motivações “profissionais ou de negócios” abrangeram 25,9%.

O automóvel foi o meio de transporte utilizado em 82,8% das deslocações, contra apenas 7,5% do modo aéreo, e o meio de alojamento preferido foi o “alojamento particular gratuito”, utilizado em 85,8% das dormidas nas viagens turísticas dos residentes (72,8% no 3.º trimestre de 2013).

No 4.º trimestre do ano passado, 8,5% dos residentes em Portugal efetuaram pelo menos uma deslocação turística (8,8% no 4.º trimestre de 2012), número que subiu para 12,4% (13,1% em dezembro de 2012) no mês de dezembro.

De acordo com o INE, no último trimestre de 2013 51,3% dos turistas eram mulheres, 31,4% tinha entre 25-44 anos e 30,5% entre 45-64 anos, destacando-se o aumento do peso relativo do escalão de 65 ou mais anos (+2,1 p.p. face ao mesmo período de 2012).

O decréscimo global de 3,6% registado nas deslocações turísticas resultou das reduções observadas em outubro (-4,5%) e dezembro (-7,1%).

Em 20,7% das viagens turísticas no 4.º trimestre de 2013 ocorreu uma marcação prévia, nomeadamente do transporte e/ou alojamento, tendo sido contratada uma agência de viagens ou operador turístico em 3,7% do total de deslocações.

Nas deslocações para o estrangeiro a sua intervenção ocorreu em 25,2% dos casos e nas deslocações domésticas em 1,8%.

O INE destaca o “aumento significativo” do recurso à Internet para marcação das deslocações para o estrangeiro (de 47,1% no 4.º trimestre de 2012 para 56,7% no 4.º trimestre de 2013).

Quanto à distribuição das deslocações turísticas pela respetiva duração, foi idêntica à do 4.º trimestre de 2012, com as deslocações de curta duração (até três noites) a representarem 78,7% e as de longa duração (quatro e mais noites) os restantes 21,3% de deslocações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …