Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicam”

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicaram” desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado.

“De 7 a 11 de maio, o volume de reservas para voos da TAP entre os dois países mais do que duplicou, em vendas no site da companhia, face ao mesmo período da semana anterior (30 de abril a 4 de maio) imediatamente anterior à inclusão de Portugal na green list“, indicou a TAP, salientando que o “crescimento no número de reservas foi de 131%”.

“Para dar resposta ao aumento de procura, também potenciado por uma campanha promocional do destino Portugal a que a TAP deu início no mercado inglês, com o claim ‘Unlock Portugal’, a companhia aérea nacional vai aumentar consideravelmente a sua oferta de voos entre os dois países no próximo mês”, indicou a transportadora.

Assim, “em junho, entre Lisboa e Londres/Heathrow, a TAP aumenta dos atuais 10 voos por semana, para 19 voos semanais”, sendo que a transportadora “vai ainda retomar a rota entre a capital e o aeroporto londrino de Gatwick, com voos cinco vezes por semana”.

Por sua vez, “entre o Porto e Londres Gatwick, a TAP aumenta de quatro para sete o número de voos semanais também já a partir de junho”, adiantou a empresa.

Com o levantamento das restrições à entrada de passageiros em viagens não essenciais, esta segunda-feira, a transportadora destacou que esta situação permite a entrada de turistas de “mais de 20 países para onde a TAP opera atualmente”.

Nesta lista estão Alemanha, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Gana, Guiné-Bissau, Irlanda, Itália, Luxemburgo, México, Moçambique, Polónia, Reino Unido, República Checa, São Tomé, Senegal e Suíça.

A transportadora recordou que “apenas permanece a limitação a viagens por motivos essenciais para passageiros com origem de países onde a taxa de incidência de covid-19 permaneça igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, o que deixa “de fora três países para onde a TAP está a operar: Brasil, Holanda e Suécia“.

“No total, a TAP está a operar 248 voos semanais para destinos europeus e 31 voos semanais para destinos africanos”, sendo que “entre Portugal e o Brasil, a companhia está a operar um total de 26 voos por semana” e na América do Norte 16 ligações semanais.

“Como já anunciado, a TAP está a realizar, na América Central, três voos por semana entre Lisboa-Cancun”, recordou, acrescentando que “a oferta da TAP representa em maio 34% e em junho 49% da capacidade, face a iguais períodos de 2019, pré-pandemia”.

Turismo britânico “antecipou reabertura de muitos hotéis”

Em declarações ao jornal Público, Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), afirmou que o regresso do turismo britânico “veio antecipar a reabertura de muitos hotéis que não estavam a contar abrir já“.

Embora ainda não seja possível quantificar o número de unidades envolvidas, nem o número exato dos turistas que aterraram esta segunda-feira, espera-se também a recuperação de vários postos de trabalho.

Trata-se de “um novo alento” para o setor do turismo, sendo que, além dos turistas britânicos, já se notam também as reservas do mercado espanhol e alemão. Com isto, há a esperança de que esta temporada “seja bem melhor do que a do ano passado”.

Por sua vez, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), alerta que “continuam a cair massivamente reservas” e que o maior impacto no setor “só deverá começar a sentir-se a partir de junho“.

Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (Alep), apela à “cautela”, uma vez que “a norma do mercado agora são as reservas com cancelamento gratuito, ou seja, intenções de reserva que em alguns casos podem não se confirmar mais tarde”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …