Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicam”

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicaram” desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado.

“De 7 a 11 de maio, o volume de reservas para voos da TAP entre os dois países mais do que duplicou, em vendas no site da companhia, face ao mesmo período da semana anterior (30 de abril a 4 de maio) imediatamente anterior à inclusão de Portugal na green list“, indicou a TAP, salientando que o “crescimento no número de reservas foi de 131%”.

“Para dar resposta ao aumento de procura, também potenciado por uma campanha promocional do destino Portugal a que a TAP deu início no mercado inglês, com o claim ‘Unlock Portugal’, a companhia aérea nacional vai aumentar consideravelmente a sua oferta de voos entre os dois países no próximo mês”, indicou a transportadora.

Assim, “em junho, entre Lisboa e Londres/Heathrow, a TAP aumenta dos atuais 10 voos por semana, para 19 voos semanais”, sendo que a transportadora “vai ainda retomar a rota entre a capital e o aeroporto londrino de Gatwick, com voos cinco vezes por semana”.

Por sua vez, “entre o Porto e Londres Gatwick, a TAP aumenta de quatro para sete o número de voos semanais também já a partir de junho”, adiantou a empresa.

Com o levantamento das restrições à entrada de passageiros em viagens não essenciais, esta segunda-feira, a transportadora destacou que esta situação permite a entrada de turistas de “mais de 20 países para onde a TAP opera atualmente”.

Nesta lista estão Alemanha, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Gana, Guiné-Bissau, Irlanda, Itália, Luxemburgo, México, Moçambique, Polónia, Reino Unido, República Checa, São Tomé, Senegal e Suíça.

A transportadora recordou que “apenas permanece a limitação a viagens por motivos essenciais para passageiros com origem de países onde a taxa de incidência de covid-19 permaneça igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, o que deixa “de fora três países para onde a TAP está a operar: Brasil, Holanda e Suécia“.

“No total, a TAP está a operar 248 voos semanais para destinos europeus e 31 voos semanais para destinos africanos”, sendo que “entre Portugal e o Brasil, a companhia está a operar um total de 26 voos por semana” e na América do Norte 16 ligações semanais.

“Como já anunciado, a TAP está a realizar, na América Central, três voos por semana entre Lisboa-Cancun”, recordou, acrescentando que “a oferta da TAP representa em maio 34% e em junho 49% da capacidade, face a iguais períodos de 2019, pré-pandemia”.

Turismo britânico “antecipou reabertura de muitos hotéis”

Em declarações ao jornal Público, Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), afirmou que o regresso do turismo britânico “veio antecipar a reabertura de muitos hotéis que não estavam a contar abrir já“.

Embora ainda não seja possível quantificar o número de unidades envolvidas, nem o número exato dos turistas que aterraram esta segunda-feira, espera-se também a recuperação de vários postos de trabalho.

Trata-se de “um novo alento” para o setor do turismo, sendo que, além dos turistas britânicos, já se notam também as reservas do mercado espanhol e alemão. Com isto, há a esperança de que esta temporada “seja bem melhor do que a do ano passado”.

Por sua vez, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), alerta que “continuam a cair massivamente reservas” e que o maior impacto no setor “só deverá começar a sentir-se a partir de junho“.

Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (Alep), apela à “cautela”, uma vez que “a norma do mercado agora são as reservas com cancelamento gratuito, ou seja, intenções de reserva que em alguns casos podem não se confirmar mais tarde”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.