Reserva Federal dos EUA preocupada com a inflação (e com China)

IMF / Flickr

Stanley Fischer, vice-presidente do FED, a Reserva Federal norte-americana

Stanley Fischer, vice-presidente da FED, a Reserva Federal norte-americana

O vice-presidente da FED, a Reserva Federal norte-americana disse este sábado que não se deve esperar por uma inflação de 2% para subir as taxas de juro e reconheceu que a instituição acompanha de perto a evolução da economia chinesa.

Stanley Fischer, número dois do banco central norte-americano, afirmou na conferência financeira que decorre anualmente em Jackson Hole (Wyoming) que “não se deve esperar que a inflação volte aos 2% para começar a apertar” o crédito.

Nos Estados Unidos, as taxas de juro estão em níveis muito baixos (perto de zero) desde a crise financeira de 2008.

Fischer, rompendo com o vocabulário prudente normalmente utilizado pelo comité de política monetária da Reserva Federal, também reconheceu que o banco central está preocupado com o impacto de uma desaceleração da economia chinesa, a segunda economia mundial.

“Neste momento estamos a acompanhar a evolução da economia chinesa e seguimos de perto os seus efeitos reais e potenciais noutras economias”, assinalou.

O abrandamento da economia chinesa, que tem agitado as bolsas nas duas últimas semanas, pode afetar a inflação nos Estados Unidos, nomeadamente através da queda do preço das matérias-primas.

O comité de política monetária da FED vai reunir-se a 16 e 17 de setembro.

Antes da incerteza sobre a China ter atingido os mercados, a maioria dos analistas previa que a Fed começasse a normalizar a sua política monetária a partir dessa data.

Mas, na quarta-feira, um outro responsável do banco central, William Dudley, da Fed de Nova Iorque, disse que, devido à situação de turbulência, a necessidade de um aumento das taxas de juro a partir de setembro lhe parecia agora “menos premente”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …