Rescindir contrato com operadores de telecomunicações pode ficar mais barato

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) propôs ao Governo uma redução entre 10% e 20% no valor que os consumidores têm de pagar até ao final da fidelização. 

O Jornal de Notícias adianta esta quarta-feira que, se o Governo e o Parlamento aceitarem a sugestão da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), rescindir o contrato com os operadores de telecomunicações pode vir a ficar mais barato.

A proposta da Anacom prevê que os clientes possam abandonar a fidelização com as operadoras, pagando um máximo de 10% a 20% das mensalidades que estão em causa até ao fim do contrato.

A alteração legislativa de 2016 à Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) determinou que as empresas do setor têm de oferecer serviços não sujeitos a fidelização.

Porém, a despesa elevada com equipamentos e instalação, na ordem das centenas de euros, leva a generalidade dos portugueses a continuarem a optar pelos pacotes com vínculo de dois anos.

O Governo encontra-se agora a transpor o novo Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE), que substituirá a LCE, e que deverá reforçar os direitos dos consumidores.

A Anacom já tinha feito esta sugestão em 2019 e em 2020, mas agora aguarda “que o Governo tome uma decisão” no âmbito do código europeu.

De acordo com o jornal ECO, a transposição do CECE está atrasada e deveria ter acontecido até 21 de dezembro. Estava previsto que incluísse uma tarifa social de Internet, que deverá agora surgir mesmo antes da transposição.

Segundo uma fonte da secretaria de Estado das Comunicações, ouvida pelo JN, os trabalhos para a transposição não têm data para terminar, uma vez que dependerá “da discussão no âmbito dos trabalhos da segunda fase da transposição, envolvendo a Assembleia da República”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …