Rescindir contrato com operadores de telecomunicações pode ficar mais barato

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) propôs ao Governo uma redução entre 10% e 20% no valor que os consumidores têm de pagar até ao final da fidelização. 

O Jornal de Notícias adianta esta quarta-feira que, se o Governo e o Parlamento aceitarem a sugestão da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), rescindir o contrato com os operadores de telecomunicações pode vir a ficar mais barato.

A proposta da Anacom prevê que os clientes possam abandonar a fidelização com as operadoras, pagando um máximo de 10% a 20% das mensalidades que estão em causa até ao fim do contrato.

A alteração legislativa de 2016 à Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) determinou que as empresas do setor têm de oferecer serviços não sujeitos a fidelização.

Porém, a despesa elevada com equipamentos e instalação, na ordem das centenas de euros, leva a generalidade dos portugueses a continuarem a optar pelos pacotes com vínculo de dois anos.

O Governo encontra-se agora a transpor o novo Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE), que substituirá a LCE, e que deverá reforçar os direitos dos consumidores.

A Anacom já tinha feito esta sugestão em 2019 e em 2020, mas agora aguarda “que o Governo tome uma decisão” no âmbito do código europeu.

De acordo com o jornal ECO, a transposição do CECE está atrasada e deveria ter acontecido até 21 de dezembro. Estava previsto que incluísse uma tarifa social de Internet, que deverá agora surgir mesmo antes da transposição.

Segundo uma fonte da secretaria de Estado das Comunicações, ouvida pelo JN, os trabalhos para a transposição não têm data para terminar, uma vez que dependerá “da discussão no âmbito dos trabalhos da segunda fase da transposição, envolvendo a Assembleia da República”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …