Repugnante e desrespeitado, esse lixo afinal é precioso

[beonPlayer id=”84014120968381570840″]

Precioso mas ignorado, ele podia melhorar o mundo mas é constantemente desrespeitado. Condenado a passar a vida nas ruas, o seu destino era ser tratado com repugnância. Até que um dia…

Os Awakeners é a história de Francisca Consumista, Chico Cheinho, Roberto Rotineiro, e… Contentor, Heitor Contentor — uma superprodução ao estilo de Hollywood com a qual a Comissão Europeia nos sensibiliza para o valor que o lixo tem e as vantagens de o transformar num recurso.

A campanha Generation Awake foi criada em 2011 pela Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia para destacar o que cada um pode fazer no seu dia a dia para poupar água, energia e outros recursos naturais e, principalmente, reduzirmos a quantidade de resíduos que produzimos.

Em 2012, a campanha teve como tema principal o consumo de água, e utilizou as redes sociais para convidar os cidadãos a agir para salvar os recursos naturais.

O foco da campanha em 2014 é uma melhor gestão de resíduos, um dos elementos-chave na concretização dos objectivos da economia ecológica, e passa-nos uma mensagem poderosa: as nossas escolhas fazem a diferença.

Escolhas de consumo mais inteligentes fazem com que a nossa cidade e o nosso país, a Europa e o planeta sejam mais sustentáveis, agora e nas gerações futuras – com o bónus de nos ajudarem a poupar dinheiro e a melhorar o nosso estilo de vida.

Mas porventura a ideia mais forte que a Generation Awake nos deixa é a de que a cultura de usar e deitar fora é uma relíquia do passado – caso contrário, o planeta não terá futuro.

girlingearstudio / Flickr

-

ZAP / Generation Awake

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.