Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se.

O tiroteio ocorreu às primeiras horas da manhã, por volta das 7h (6h em Lisboa), tendo a polícia evacuado o hospital. As autoridades checas davam conta da existência de quatro mortos e dois feridos graves, e, mais tarde, elevaram o número de vítimas mortais para seis, através de uma declaração do ministro da Saúde, Adam Vojtech, a uma rádio checa e, de seguida, pelo próprio primeiro-ministro Andrej Babis.

Também a Lusa confirmou este número. Porém, o diretor do hospital disse a uma televisão checa que o número de mortes pode vir a aumentar.

O homem, que usava um casaco vermelho, terá disparado numa sala de espera do hospital de Ostrava. Os motivos do ataque ainda são desconhecidos.

O ministro do Interior, Jan Hamacek, afirmou à estação de televisão Ceska Televize que o ataque fez várias vítimas e que uma unidade regional de intervenção policial e uma unidade de intervenção rápida estão no local a fazer várias diligências.

As autoridades receavam que pudessem existir mais ataques e, nesse sentido, foi reforçado o policiamento em alguns locais na República Checa. “Pedido à população paciência e compreensão”, referiu a polícia no Twitter.

As autoridades divulgaram uma foto de um alegado suspeito, acompanhada por um apelo à cooperação da população. “Pedimos ao público ajuda para encontrar o provável suspeito. Pedimos também a máxima cautela”, lia-se na publicação feita pela polícia checa no Twitter. No entanto, a polícia veio, mais tarde, declarar que o homem retratado na imagem inicial não era, afinal, o atirador mas, sim, uma testemunha-chave do crime e divulgou uma nova fotografia do real suspeito do atentado.

“Sabemos quem é o suspeito. Ele é um criminoso perigoso”, disse o diretor de polícia da região, Tomáš Kužel. Momentos depois, as autoridades confirmaram que encontraram o carro do suspeito e que o homem se suicidou junto ao veículo, , no momento em que foi encontrado pela polícia, depois da caça ao homem que decorreu durante algumas horas.

Várias testemunhas nas imediações do hospital afirmam ter ouvido tiros antes de se protegerem. Todos os acessos ao hospital, situado no campus da Universidade de Ostrava, encontram-se encerrados.

A cidade de Ostrava fica na região Nordeste da República Checa, perto da fronteira com a Polónia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …