//

Rendimentos em Oeiras são quatro mil euros mais altos do que no resto do país

Vitor Oliveira / Wikimedia

Parque dos Poetas, em Oeiras

A diferença entre os rendimentos mais elevados, registados em Oeiras, e os mais baixos, verificados em Resende, ultrapassa os sete mil euros.

Os rendimentos medianos mais elevados do país estão no município de Oeiras. Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos aos rendimentos no IRS em 2017, a apresentados pelo Diário de Notícias, os portugueses declararam, em média, 8.687 euros nesse ano.

Dos cerca de 300 municípios portugueses, há 64 municípios que apresentam rendimentos acima da média. Com ganhos acima dos dez mil euros destacam-se Oeiras, Lisboa, Cascais, Entroncamento, Alcochete, Coimbra, Almada, Porto, Vila Franca de Xira, Évora, Seixal, Aveiro, Marinha Grande, Odivelas e Setúbal.

Oeiras ocupa o primeiro lugar da tabela, com um rendimento mediano de 12.935 euros por pessoa, mais 4.248 euros face ao valor mediano nacional. No município de Lisboa, o valor mediano dos rendimentos por pessoa é de 11.212 euros.

Analisando os dados, verifica-se que todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) registam valores superiores ao montante de referência nacional. Abaixo de Oeiras e Lisboa surge o município de Cascais, onde o rendimento mediano foi de 11.130 euros.

A nível regional, o destaque vai para as sub-regiões de Leiria, Coimbra, Alentejo Central e Aveiro, onde se registaram os rendimentos medianos mais elevados e superiores à referência nacional, próximos dos nove mil euros anuais.

No lado oposto da tabela estão as sub-regiões do Alto Tâmega e do Tâmega e Sousa, onde o valor mediano dos rendimentos anuais não chega a sete mil euros.

Segundo o INE, as maiores desigualdades ao nível da distribuição de rendimentos estão nas regiões dos Açores, Área Metropolitana de Lisboa, Douro, Alto Tâmega e Terras de Trás-os-Montes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.