Rendas das casas devem subir mais de 1% em 2018, o maior aumento desde 2013

Simon Collison / Flickr

O aumento será o maior desde 2013 e resulta dos dados da inflação deste ano. O valor será o dobro do aumento verificado em 2017, que foi de apenas 0,54%.

Segundo o Público, com base na evolução da inflação, a atualização das rendas em 2018 deverá ficar em 1,1%. O valor final só será conhecido com a inflação de agosto, mas com os dados já conhecidos, espera-se que não haja uma grande variação.

Assim, o valor final só será conhecido em setembro mas, para já, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), sem habitação, divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), fixou-se em julho em 1,08%, o que corresponde a cerca do dobro dos 0,54% deste ano.

Escreve o jornal que este será o maior aumento desde 2013. Por exemplo, no caso de uma renda de 300 euros mensais, o impacto do aumento de 1% será de três euros, atingindo os seis num renda de 600 euros.

A atualização que os proprietários poderão fazer no próximo ano é superior aos 0,16% fixados em Agosto de 2015 e que serviu de base à atualização das rendas em 2016, o que levou alguns proprietários a não aumentar as rendas.

Esta atualização das rendas aplica-se a um universo de mais de 700 mil habitações, no entanto, há casos em que as rendas não poderão ser aumentadas. Caso disso são os inquilinos que invoquem poucos meios económicos, deficiência ou que tenham idade superior a 65 anos e que tenham contratos de arrendamento anteriores a 1990.

A comunicação oficial do coeficiente de atualização das rendas das casas será feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e terá de ser publicado em Diário da República até 30 de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …