Relatos de danos no Convento de Cristo “carecem de rigor e revelam desconhecimento científico”

Concierge.2C / wikimedia

Convento de Cristo em Tomar

Convento de Cristo em Tomar

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) afirma que os danos no Convento de Cristo, em Tomar, noticiados por uma reportagem televisiva “carecem de rigor e revelam desconhecimento científico”, segundo o inquérito que mandou instaurar.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a DGPC, que cita conclusões do inquérito, afirma que a “reportagem televisiva exibida no passado dia 2 de junho, sobre a alegada destruição parcial do Convento de Cristo, em Tomar, devido às filmagens de ‘O Homem que Matou D. Quixote’, divulga situações que ‘carecem de rigor e revelam desconhecimento científico’, levando ao empolamento e à adulteração de factos“.

“Não foi ateada uma fogueira com cerca de 20 metros de altura e as paredes supostamente enegrecidas pelo fumo são o resultado da presença de agentes biológicos sobre as pedras calcárias, que já tinham sido identificados há uma década pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil'”, conclui o inquérito entregue à Assembleia da República, e que a DGPC abriu “a 5 de junho e concluiu no passado dia 26”.

A alegada fogueira no claustro da Hospedaria do Convento “constituiu um efeito cénico especial, que teve a duração de 4/5 minutos, e foi realizado a partir de uma estrutura piramidal tubular em aço com 8,04 metros de altura e 6,4 metros de base”, esclarece a DGPC, que cita os resultados do inquérito, acrescentando que, “no interior da estrutura metálica foi montado um sistema do tipo ‘rampa de gás propano’, constituído por oito níveis de queimadores regularmente espaçados, guarnecidos com válvulas antirretorno de fecho rápido”.

A DGPC afirma que o “efeito cénico” foi realizado “por uma empresa especializada”, a Reyes Abades, “referenciada na indústria dos efeitos especiais para cinema e experiente em filmar em monumentos históricos na Europa”.

Detalha a DGPC que, “no interior do cone, foram pintadas labaredas, para simular a ideia de fogueira; foram instalados ‘sprinklers’ (uma espécie de chuveiros de água) no claustro da Hospedaria; à medida que o fogo subia para o nível seguinte, o nível anterior era apagado, conforme descrição dos responsáveis dos bombeiros; e durante o efeito cénico de fogueira estiveram sempre presentes sete cameramen, atores e figurantes, o que indica que as temperaturas no local não eram muito elevadas”.

Relativamente ao corte de árvores, também noticiado no mesmo programa da RTP, a DGPC afirma que as quatro árvores “não foram queimadas durante as filmagens, mas sim retiradas, como estava programado”,

Esclarece a DGPC que as árvores eram “prunos, colocados há cerca de 12 anos durante a rodagem de um outro filme” e “estavam em floreiras, com uma altura de mais ou menos 50 centímetros de terra, que não permite a uma árvore desenvolver-se normalmente”.

No comunicado lê-se ainda que “o valor de 2.900 euros apresentado pela empresa de restauro CaC03, que avaliou os danos após as filmagens, é também uma prova de que os estragos constatados e assumidos pela produtora Ukbar Filmes não são significativos: quebra de quatro fragmentos pétreos e de seis telhas”.

Quanto a alegadas irregularidades no funcionamento da bilheteira do Convento de Cristo, a DGPC afirma que “a Unidade de Auditoria Interna da DGPC vai realizar uma auditoria à gestão da receita própria dos três monumentos Património da Humanidade localizados na região centro do país (Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro da Batalha), com conclusão prevista para 31 de outubro próximo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …