/

Feridas, queimaduras e hematomas. Relatório confirma tortura a prisioneiros políticos na Arábia Saudita

USDoD / Wikimedia

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Presos políticos na Arábia Saudita estão a sofrer de desnutrição, cortes, contusões e queimaduras, de acordo com relatos médicos que foram preparados apenas para o governante do país, o rei Salman.

Os relatórios fornecem a primeira evidência documentada de que os presos político estão a enfrentar graves abusos físicos, apesar da negação do governo. O The Guardian foi informado de que os relatórios médicos serão entregues ao rei Salman, juntamente com recomendações que incluem um perdão a todos os prisioneiros ou, pelo menos, libertação antecipada para aqueles com sérios problemas de saúde.

Estas opções são parte de uma revisão interna substancial que teria sido ordenada pelo rei, que aprovou a realização de exames de até 60 prisioneiros, muitos deles mulheres.

Algumas das avaliações chegaram ao jornal britânico, que pediu ao governo saudita que comentasse os relatórios médicos há mais de uma semana. Um porta-voz recusou-se a discutir a questão. As autoridades não questionaram a autenticidade dos relatórios.

O The Guardian escreve que verificou a exatidão e o conteúdo de um dos exames. As condições de outros indivíduos, conforme descrito nos documentos, são consistentes com os relatos que surgiram envolvendo alegações de tortura.

A pressão sobre a Arábia Saudita pela detenção e tratamento de prisioneiros políticos tem crescido nos últimos meses, no meio de alegações de que algumas ativistas foram submetidas a choques elétricos e amarrações em custódia.

Com o reino também sofrendo o impacto do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, o rei Salman teria ordenado uma revisão da decisão de prender e deter cerca de 200 homens e mulheres numa repressão ordenada pelo príncipe herdeiro.

Os homens que terão sido examinados incluem Adel Ahmad Banaemah, Mohammed Saud Al Bisher, Fahad Abdullaziz Al-Sunaidi, Zuhair Kutbi, Abdullaziz Fawzan al-Fawzan e Yasser Abdullah al-Ayyaf. O The Guardian refere que as mulheres incluem Samar Mohammad Badawi, Hatoon Ajwad al-Fassi e Abeer Adbdullatif Al Namankany.

Os exames foram feitos em janeiro e os relatórios médicos, que estão marcados como confidenciais, foram incluídos numa visão geral detalhada que inclui três recomendações gerais ao rei sobre o que fazer. De acordo com os relatórios médicos, os comentários sobre os detidos sugerem que muitos foram gravemente maltratados e têm uma série de problemas de saúde.

Em quase todos os casos, os relatórios exigiam que os prisioneiros fossem urgentemente transferidos do confinamento solitário para um centro médico. As recomendações de alguns conselheiros ao rei incluem o perdão de todos os presos políticos, a libertação de indivíduos presos a partir de 2017 e a libertação de prisioneiros com problemas de saúde.

Em reportagens anteriores, um porta-voz da embaixada saudita em Washington disse que o reino assinou a convenção contra a tortura e proíbe o uso. A Arábia Saudita “toma todas e quaisquer alegações de maus tratos aos réus que aguardam julgamento ou aos prisioneiros que cumprem as suas sentenças muito a sério”.

O The Guardian foi avisado por vários especialistas em direitos humanos de que tentar entrar em contacto com familiares de pessoas detidas representaria sérios riscos para os membros da família que vivem na Arábia Saudita.

A Human Rights Watch pediu que a Arábia Saudita “liberte imediatamente todos os ativistas de direitos humanos e dissidentes pacíficos e convide os monitores internacionais a conduzir uma investigação abrangente e transparente sobre o seu tratamento”.

Um porta-voz acrescentou: “Sauditas, incluindo mulheres ativistas, alegaram que as autoridades maltrataram-nos com crueldade indescritível, incluindo choques elétricos, chicotadas e assédio sexual, e novas revelações de relatórios médicos parecem confirmar o que disseram há meses”.

Um ativista dos direitos humanos disse que as descrições contidas nos relatórios, incluindo que os indivíduos estavam detidos em confinamento solitário, eram consistentes com evidências que recolhidas por ativistas. O ativista disse que as prisioneiras foram eletrocutadas, amarradas a cadeiras e espancadas nas coxas, costas e nádegas.

Justin Shilad, um investigador associado do Médio Oriente no Comité para a Proteção dos Jornalistas, disse que o caso de Fahd al-Sunaidi, um jornalista, mostrou a extensão e o alcance da repressão ordenada pelo príncipe herdeiro.

“O fato de ele estar em detenção por nenhuma razão discernível, o facto de não ser conhecido como uma figura controversa, demonstra a repressão de Salman à liberdade de imprensa, ao jornalismo independente ou a qualquer comentário que tenha uma natureza crítica ou independente ”, disse. “O nível de medo, intimidação e silenciamento de informações está além do que vemos nas zonas de guerra na região onde o Estado Islâmico opera”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.