Uma análise governamental mantida na gaveta, sobre o impacto do Brexit no Reino Unido, concluiu que a saída da União Europeia pode implicar uma descida de 8% no crescimento económico do país, nos próximos 15 anos.
As conclusões deste relatório, que foi alvo de uma fuga de informação, são divulgadas pelo BuzzFeed e constatam que a economia do Reino Unido vai ser abalada com a saída da União Europeia (UE), qualquer que seja o acordo conseguido.
Segundo o relatório datado deste mês de Janeiro, o Reino Unido fica sempre “em pior situação”, mesmo assumindo que realizará acordos comerciais com os EUA e contando com a reversão de várias normas restritivas de regulação europeias, nomeadamente nas áreas dos direitos do trabalho e do ambiente.
O BuzzFeed News refere que o documento aborda os três cenários plausíveis do Brexit, em função das conversações que têm decorrido para a saída da UE.
Num cenário de acordo global de comércio livre com a UE, o Reino Unido ficará com um crescimento económico 5% inferior nos próximos 15 anos, em comparação com uma realidade em que se mantivesse no espaço comunitário.
No caso de o acordo de comércio livre não se concretizar, o crescimento desce em cerca de 8% durante o mesmo período.
E mesmo o Brexit mais suave, com a manutenção do acesso ao mercado único europeu, levaria a uma descida de 2% no crescimento económico do país, a longo prazo, de acordo com o relatório.
A análise vaticina que os sectores industrial, dos químicos, do vestuário, da comida e bebidas, dos automóveis e do retalho vão sofrer “o golpe mais duro”.
Em termos de regiões, o nordeste, as West Midlands e a Irlanda do Norte vão sofrer “as maiores quedas no desempenho económico”, aponta a publicação, realçando que o estatuto de Londres como centro financeiro pode ser também “severamente corroído”.
“Muito bem guardado” na gaveta
O relatório continua na gaveta e está a ser “mantido muito bem guardado no seio do Governo”, explica o BuzzFeed News, revelando que tem sido discutido internamente, entre ministros de pastas chave, com vista às próximas reuniões com a UE.
O Partido Trabalhista já pediu a publicação do relatório para que seja debatido no Parlamento, conforme avança a BBC.
Mas não há intenções de tornar o documento público “porque é embaraçoso”, refere ao BuzzFeed News uma fonte não identificada do Departamento para a Saída da União Europeia que contribuiu para a elaboração da análise.
No Partido Conservador, que defende a saída da UE, considera-se que “é um relatório incompleto” que foi “deliberadamente divulgado porque dá uma má ideia” do Brexit, como salienta na BBC o deputado Iain Duncan Smith. A ideia é promover o Brexit “mais suave possível”, entendem os Conservadores.
Uma diferença de 8% é a diferença entre um crescimento de 1.8% (o que UK teve em 2017) e um crescimento de 1.66%, uma diferença que só me surpreende por ser pequena.
Provavelmente este relatório foi escrito pelos mesmos académicos que não anteciparam a última crise. Sabem todos muito!!!!!!!!!!!!!!
Tanta gente empenhada em deitar abaixo o Brexit e se isso um dia for um sucesso para o RU o que é que irão inventar depois?
Por causa da globalização é que andamos todos de tanga e continuamos a ser roubados pelos aparelhos do Estado, governantes, assessores, conselheiros, autarcas, empresas público-privadas, empresas públicas para as quais são nomeadas gestores incompetentes só pelo facto de pertencerem ao partido (boys), banqueiros e bancários, enfim, uma panóplia de completos malfeitores que pugnam pela impunidade e que coabitam com certas facções da justiça que viram as leis do avesso.
Desolado, concordo plenamente.
Acrescento mais, nós estamos todos num regime comunista disfarçado. É só dinheiro para impostos. Não fica nada no bolso. Trabalhamos todos para um estado comunista e uma europa que se baseia nos principios do judaismo alemão. Quando estes são os principios da europa que é roubar aos pobres para os ricos viverem muito melhor, temos tudo dito. A união europeia é uma mentira muito grande. A globalização é um fato feito à medida para as multinacionais e os grandes estados. A classe média acabou. Vivemos todos a contar trocos ao fim do mês. As industrias em Portugal estão a defenhar por falta de competitividade. Só os partidos comunistas é que não querem ver onde vamos parar. Isto um dia rebenta…
Como podem publicar estas cenas??? Vamos ficar melhor fora da União europeia pois aqui não temos corruptos como portugal e por isso é que vamos pra frente sem medo. Eramos felizes com 6 países, mas desta maneira exageraram
Pedro Marques… Como se atreve a escrever na língua de Camões?! Se voce não é Português (e pelo que escreve não é mesmo) então não é admissível que venha aqui chamar corruptos aos Portugueses!.
Segundo o seu argumento, não se pode condenar os bombistas mulçumanos. Pois apenas os habitantes de países de origem destes malucos, poderão opinar. Ó Ambrósio!
Afinal de que língua falas?!!! A antes ou depois do celebérrimo acordo “pulhítico” (h)ortográfico ( com rama e tudo!!)?!!. Deixa o Camões em paz, que está a fazer tijolo há muito tempo!!!
A saída peca por tardar….esta nova UE soviética não traz benefícios a qualquer país membro, pelo contrário. Está a instalar-se uma resovietização que só garante tachos+tachos+tachos a uma dúzia de políticos. A Inglaterra em poucos anos usufruirá dos bons frutos desta saída.
Isto foi divulgado propositadamente pelo governo. Os problemas que o Brexite começam a criar são tão grandes que a solução que eles encontraram foi inventar uma fuga de informação. De seguida irão para um novo referendo e ficam a rezar para perderem. Assim corrigem o erro que foi o Brexite com as menores consequências que isto lhes vão trazer.
A Europa deve livrar-se dos fleumáticos (arrogantes) súbditos de Sua Majestade, porque estes “beefes” que andam contra à mão e nem sabem cozinhar, apenas pretendem uma de duas coisas: ou serem os ingleses a mandar na União Europeia (como se fosse uma extensão do Império Britânico), ou então arranjar constantes problemas.
Quando estavam falidos foram a correr pedir para entrar para a CEE, depois começaram a “chorar” por mais e sempre a quer mandar em tudo (e até recebiam mais do que o que deviam devido à chantagem permanente); agora decidiram sair mas já se arrependeram!…
Vamos lá ver se as lavagems de dinheiro na city londrina e os paraisos fiscais da Coroa (a base da sua economia – portanto, uns autenticos parasitas que vivem à custa do dinheiro dos outros) vão ser suficientes para manter esses lordes parasitas que sempre tiveram a mania da superioridade!…