Peritos do AirlineRatings.com analisaram 407 companhias aéreas e apresentaram o seu relatório anual, no qual se destacam as 20 companhias mais fiáveis, incluindo as low cost.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Qantas foi considerada a companhia aérea mais segura em todo o mundo, segundo a análise do site AirlineRatings, citada pelo Diário de Notícias, que todos os anos compila a lista das companhias mais – e menos – seguras da aviação comercial.
Ao todo, foram avaliadas 407 companhias, classificadas num ranking de segurança com a nota máxima de sete estrelas.
A melhor nota foi atribuída a 148 companhias, e cerca de 50 tiveram apenas três estrelas ou menos.
Com uma estrela, há dez companhias aéreas, todas com sede no Nepal, Indonésia e Suriname.
Neste relatório, de todas as companhias avaliadas são destacadas as 20 mais seguras.
A seguir à australiana Qantas, surge a Air New Zealand, da Nova Zelândia, e em terceiro a norte-americana Alaska Airlines.
A japonesa All Nippon Airlines vem em quarto e, a fechar o top cinco, a American Airlines, dos EUA.
Os analistas do website levam em conta vários critérios para definir as 20 companhias mais seguras, nomeadamente se a companhia é certificada pela International Air Transport Association, a associação de transportes aéreos internacional, se está na “lista negra” da União Europeia, se registou algum acidente nos últimos dez anos e mesmo se a frota não voa devido a preocupações de segurança.
Caso a companhia opere apenas com aviões de fabrico russo, uma estrela é imediatamente retirada.
“As nossas 20 companhias mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação em termos de segurança, excelência operacional e no lançamento de aparelhos mais avançados”, esclareceu Geoffrey Thomas, editor do AirlineRatings.com.
Sobre a Qantas, realçou que nenhum dos editores teve dúvidas de que a companhia permanece um exemplo “nas melhorias de segurança e ao nível das melhores práticas”.
Para construírem a listagem e destacarem as companhias mais seguras, os peritos analisam a história da própria empresa e a sua excelência operacional.
A única companhia portuguesa avaliada, a TAP, consegue seis estrelas em sete, não se encontrando no grupo das 148 companhias aéreas classificadas com nota máxima – tal como, aliás, sucedeu no ranking AirlineRatings.com do ano passado.
A plataforma apresenta ainda o top dez das companhias low cost mais seguras.
A irlandesa Aer Lingus está no lugar cimeiro, seguindo-se a britânica Flybe e a HK Express, de Hong Kong, em terceiro lugar.
As 20 companhias aéreas mais seguras
- Qantas
- Air New Zealand
- Alaska Airlines
- All Nippon Airlines
- American Airlines
- Cathay Pacific Airways
- Emirates
- Etihad Airways
- EVA Air
- Finnair
- Hawaiian Airlines
- Japan Airlines
- KLM
- Lufthansa
- Scandinavian Airline System
- Singapore Airlines
- Swiss
- United Airlines
- Virgin Atlantic
- Virgin Australia
As 10 companhias aéreas low-cost mais seguras
- Aer Lingus
- Flybe
- HK Express
- Jetblue
- Jetstar Australia
- Thomas Cook
- TUI Fly
- Virgin America
- Volaris
- Westjet