Neymar: Relatório médico da alegada vítima mostra “hematomas e quadro de ansiedade”

Rafael Ribeiro / CBF

Um relatório médico realizado seis dias depois da alegada violação de Neymar mostra hematomas, edema e “quadro de ansiedade” na suposta vítima. A polícia quer interrogar o jogador brasileiro pela divulgação das mensagens e fotografias.

Segundo O Globo, na consulta médica realizada a 21 de maio, um gastroenterologista de um hospital de renome de São Paulo relatou que a alegada vítima de Neymar apresentava hematomas nos glúteos, edema e um “quadro de ansiedade”.

Na consulta, ainda de acordo com o relatório médico, a mulher mostrou fotografias, alegadamente tiradas entre 15 e 19 de maio, nas quais se podem ver lesões como “arranhões, hematomas e estrias” e afirmou que sente “stress pós-traumático” desde dia 15, depois das “agressões físicas” do parceiro. Foi nesta data que terá ocorrido o encontro entre a brasileira e o futebolista num hotel em Paris.

O profissional de saúde receitou à paciente comprimidos para a gastrite e para a dor, pomada para os hematomas e aconselhou que procurasse outro médico para tratar o transtorno de ansiedade e depressão.

De acordo com o Observador, a polícia brasileira já solicitou o telemóvel de Neymar e a mulher terá ainda imagens que mostram o avançado a ser agressivo e em estado alterado. No entanto, segundo O Jogo, os advogados da queixosa anunciaram agora ter abandonado o caso por considerarem que a cliente lhes mentiu dizendo que o futebolista a agrediu, sem nunca mencionar a violação.

Polícia quer interrogar Neymar

Entretanto, esta segunda-feira, as autoridades convocaram o futebolista, que está em estágio com a seleção canarinha, para um interrogatório devido à investigação relacionada com a divulgação na Internet de imagens íntimas da mulher que o acusa de violação.

Uma patrulha da Comissão de Repressão dos Crimes Informáticos da Polícia Civil do Rio de Janeiro deslocou-se ao centro de treinos do Brasil – que prepara a Copa América – e pediu ao jogador para prestar o seu testemunho na próxima sexta-feira.

No entanto, fontes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), citadas pela agência EFE, revelaram que foi pedido um adiamento do interrogatório, já que o jogador vai viajar na terça-feira para Brasília, onde a seleção brasileira vai defrontar o Catar, em jogo de preparação, seguindo depois para Porto Alegre para disputar outro encontro no domingo com as Honduras.

A notificação entregue ao jogador mais caro da história do futebol mundial está relacionada com a investigação que foi aberta contra Neymar devido a suspeitas da prática de crimes virtuais, e não pelo alegado crime de violação.

A equipa policial já se tinha deslocado ao local de concentração do Brasil no domingo de manhã, mas não conseguiu notificar Neymar, já que este ainda não tinha regressado ao estágio.

“Prefiro um crime de Internet ao de violação”

A estrela do Paris Saint-Germain, de 27 anos, publicou no sábado um vídeo em que tornou públicas as conversas que manteve por escrito – entre março e maio – com a alegada vítima de violação, bem como fotos íntimas da mesma, em reação à denúncia de violação que a mulher fez na sexta-feira numa esquadra de polícia em São Paulo.

O objetivo do avançado era demonstrar que as conversas com a mulher continuaram num rumo normal depois do encontro sexual entre ambos em 15 de maio, a data em que a ofendida diz ter sido violada.

No Brasil é crime oferecer, partilhar, transmitir, vender, distribuir, publicar ou divulgar imagens ou vídeos de conteúdo sexual por qualquer meio sem o consentimento da vítima, com a pena prevista a estender-se entre um e cinco anos de prisão, tempo que pode aumentar caso essa ação tenha por base motivos de vingança ou humilhação.

Certo é que Neymar já apagou as publicações nas redes sociais onde tinha difundido as conversas e fotografias trocadas com a alegada vítima de crime sexual.

O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, que compareceu na conferência de imprensa ao lado do selecionador Tite no mesmo momento em que Neymar era notificado pela polícia, revelou que a entidade contratou assessoria jurídica para tratar do assunto e que a orientação que recebeu foi para oferecer toda a colaboração possível.

“A orientação que me deram foi estar totalmente disponível, atender todos os pedidos, acompanhá-lo e conversar com o Neymar sobre o assunto. Estar à disposição a 100% para que esta situação possa ser resolvida rapidamente”, afirmou Gaspar, salientando que o objetivo da CBF é contar com Neymar tranquilo e concentrado na Copa América, competição que arranca a 15 de junho.

O pai do jogador, Neymar Santos, já reagiu à notificação da polícia para o interrogatório do futebolista, sublinhando que prefere que o seu filho seja culpado de um crime cibernético do que de um crime de violação.

“Não tínhamos escolha. Prefiro um crime de Internet ao de violação. Mas preservou a imagem e o nome. Precisava de se defender rapidamente. É melhor ser verdadeiro e mostrar o que aconteceu. É melhor pagar por ser inconsequente do que por uma violação. O Neymar tem uma mãe, uma irmã e um pai. E queria defender a família dele”, afirmou, citado pelo Jornal de Notícias.

De acordo com o mesmo jornal, a família da alegada vítima também já reagiu, considerando que a jovem não ia inventar uma história destas. “Não creio que ela fizesse isso, não acho que fosse inventar uma história destas. Extorsão? Sangue de Jesus. Estou surpreendida com esta história”, disse a mãe.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os glúteos… terá havido entradas por trás? Se sim, é vermelho segundo o international board. O Ronaldo que o diga…

RESPONDER

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …