Neymar: Relatório médico da alegada vítima mostra “hematomas e quadro de ansiedade”

Rafael Ribeiro / CBF

Um relatório médico realizado seis dias depois da alegada violação de Neymar mostra hematomas, edema e “quadro de ansiedade” na suposta vítima. A polícia quer interrogar o jogador brasileiro pela divulgação das mensagens e fotografias.

Segundo O Globo, na consulta médica realizada a 21 de maio, um gastroenterologista de um hospital de renome de São Paulo relatou que a alegada vítima de Neymar apresentava hematomas nos glúteos, edema e um “quadro de ansiedade”.

Na consulta, ainda de acordo com o relatório médico, a mulher mostrou fotografias, alegadamente tiradas entre 15 e 19 de maio, nas quais se podem ver lesões como “arranhões, hematomas e estrias” e afirmou que sente “stress pós-traumático” desde dia 15, depois das “agressões físicas” do parceiro. Foi nesta data que terá ocorrido o encontro entre a brasileira e o futebolista num hotel em Paris.

O profissional de saúde receitou à paciente comprimidos para a gastrite e para a dor, pomada para os hematomas e aconselhou que procurasse outro médico para tratar o transtorno de ansiedade e depressão.

De acordo com o Observador, a polícia brasileira já solicitou o telemóvel de Neymar e a mulher terá ainda imagens que mostram o avançado a ser agressivo e em estado alterado. No entanto, segundo O Jogo, os advogados da queixosa anunciaram agora ter abandonado o caso por considerarem que a cliente lhes mentiu dizendo que o futebolista a agrediu, sem nunca mencionar a violação.

Polícia quer interrogar Neymar

Entretanto, esta segunda-feira, as autoridades convocaram o futebolista, que está em estágio com a seleção canarinha, para um interrogatório devido à investigação relacionada com a divulgação na Internet de imagens íntimas da mulher que o acusa de violação.

Uma patrulha da Comissão de Repressão dos Crimes Informáticos da Polícia Civil do Rio de Janeiro deslocou-se ao centro de treinos do Brasil – que prepara a Copa América – e pediu ao jogador para prestar o seu testemunho na próxima sexta-feira.

No entanto, fontes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), citadas pela agência EFE, revelaram que foi pedido um adiamento do interrogatório, já que o jogador vai viajar na terça-feira para Brasília, onde a seleção brasileira vai defrontar o Catar, em jogo de preparação, seguindo depois para Porto Alegre para disputar outro encontro no domingo com as Honduras.

A notificação entregue ao jogador mais caro da história do futebol mundial está relacionada com a investigação que foi aberta contra Neymar devido a suspeitas da prática de crimes virtuais, e não pelo alegado crime de violação.

A equipa policial já se tinha deslocado ao local de concentração do Brasil no domingo de manhã, mas não conseguiu notificar Neymar, já que este ainda não tinha regressado ao estágio.

“Prefiro um crime de Internet ao de violação”

A estrela do Paris Saint-Germain, de 27 anos, publicou no sábado um vídeo em que tornou públicas as conversas que manteve por escrito – entre março e maio – com a alegada vítima de violação, bem como fotos íntimas da mesma, em reação à denúncia de violação que a mulher fez na sexta-feira numa esquadra de polícia em São Paulo.

O objetivo do avançado era demonstrar que as conversas com a mulher continuaram num rumo normal depois do encontro sexual entre ambos em 15 de maio, a data em que a ofendida diz ter sido violada.

No Brasil é crime oferecer, partilhar, transmitir, vender, distribuir, publicar ou divulgar imagens ou vídeos de conteúdo sexual por qualquer meio sem o consentimento da vítima, com a pena prevista a estender-se entre um e cinco anos de prisão, tempo que pode aumentar caso essa ação tenha por base motivos de vingança ou humilhação.

Certo é que Neymar já apagou as publicações nas redes sociais onde tinha difundido as conversas e fotografias trocadas com a alegada vítima de crime sexual.

O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, que compareceu na conferência de imprensa ao lado do selecionador Tite no mesmo momento em que Neymar era notificado pela polícia, revelou que a entidade contratou assessoria jurídica para tratar do assunto e que a orientação que recebeu foi para oferecer toda a colaboração possível.

“A orientação que me deram foi estar totalmente disponível, atender todos os pedidos, acompanhá-lo e conversar com o Neymar sobre o assunto. Estar à disposição a 100% para que esta situação possa ser resolvida rapidamente”, afirmou Gaspar, salientando que o objetivo da CBF é contar com Neymar tranquilo e concentrado na Copa América, competição que arranca a 15 de junho.

O pai do jogador, Neymar Santos, já reagiu à notificação da polícia para o interrogatório do futebolista, sublinhando que prefere que o seu filho seja culpado de um crime cibernético do que de um crime de violação.

“Não tínhamos escolha. Prefiro um crime de Internet ao de violação. Mas preservou a imagem e o nome. Precisava de se defender rapidamente. É melhor ser verdadeiro e mostrar o que aconteceu. É melhor pagar por ser inconsequente do que por uma violação. O Neymar tem uma mãe, uma irmã e um pai. E queria defender a família dele”, afirmou, citado pelo Jornal de Notícias.

De acordo com o mesmo jornal, a família da alegada vítima também já reagiu, considerando que a jovem não ia inventar uma história destas. “Não creio que ela fizesse isso, não acho que fosse inventar uma história destas. Extorsão? Sangue de Jesus. Estou surpreendida com esta história”, disse a mãe.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os glúteos… terá havido entradas por trás? Se sim, é vermelho segundo o international board. O Ronaldo que o diga…

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …