Neymar arrisca prisão por divulgar mensagens e fotografias íntimas

Depois de ter sido acusado de violação, Neymar divulgou mensagens privadas. No entanto, o facto de as ter divulgado na Internet representa, por si só, um crime.

Este domingo, o jogador brasileiro do Paris Saint-Germain resolveu divulgar nas suas redes sociais as mensagens e fotografias privadas trocadas com a mulher que acusa o futebolista de violação, com o objetivo de demonstrar que está a ser alvo de uma armadilha.

No entanto, esta aparente solução pode sair cara a Neymar. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, através do departamento de crimes informáticos, já anunciou que vai abrir uma investigação ao atleta por este ter revelado publicamente fotografias íntimas da queixosa.

Tanto Neymar como a mulher serão brevemente chamados a depor sobre este caso, de acordo com a imprensa brasileira. Além disso, os respetivos telemóveis serão alvo de uma perícia pela unidade de crimes informáticos.

Desta forma, além de estar a ser investigado por violação, o craque brasileiro terá também de responder perante o departamento de crimes informáticos. O objetivo das autoridades é consultar os vídeos e fotografias sem edição, uma vez que o futebolista ocultou nomes e algumas imagens, adianta o Correio da Manhã.

Segundo o Código Penal Brasileiro, é crime “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outro registo audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A pena prevista para o crime, que Neymar arrisca, é de um a cinco anos de prisão.

Entre o material divulgado pelo atleta através de um vídeo estão várias mensagens e fotografias íntimas. O jogador teve o cuidado de editar as imagens para que se tornassem menos percetíveis e, em sua defesa, afirma que tem na sua posse vários vídeos íntimos da mulher que o acusa de violação.

Foi uma armadilha e acabei por cair. A partir de agora vou expor toda a conversação que tive com a rapariga, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário expô-los para provar que realmente não aconteceu nada de mais”, afirmou o avançado do PSG no Instagram.

Neymar, de 27 anos, foi acusado de ter violado uma mulher em Paris, segundo uma queixa-crime apresentada na sexta-feira pela alegada vítima na polícia de São Paulo, a que a Associated Press teve acesso.

O jogador espera que “a justiça analise as mensagens” que divulgou, a fim de “perceber o que realmente se passou”. “Existem pessoas que querem aproveitar-se, extorquir outras, é realmente triste, doloroso.”

De acordo com o documento policial citado pela AP, a alegada violação ocorreu no dia 15 de maio, às 20h20, num hotel da capital francesa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …