/

Neymar arrisca prisão por divulgar mensagens e fotografias íntimas

Depois de ter sido acusado de violação, Neymar divulgou mensagens privadas. No entanto, o facto de as ter divulgado na Internet representa, por si só, um crime.

Este domingo, o jogador brasileiro do Paris Saint-Germain resolveu divulgar nas suas redes sociais as mensagens e fotografias privadas trocadas com a mulher que acusa o futebolista de violação, com o objetivo de demonstrar que está a ser alvo de uma armadilha.

No entanto, esta aparente solução pode sair cara a Neymar. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, através do departamento de crimes informáticos, já anunciou que vai abrir uma investigação ao atleta por este ter revelado publicamente fotografias íntimas da queixosa.

Tanto Neymar como a mulher serão brevemente chamados a depor sobre este caso, de acordo com a imprensa brasileira. Além disso, os respetivos telemóveis serão alvo de uma perícia pela unidade de crimes informáticos.

Desta forma, além de estar a ser investigado por violação, o craque brasileiro terá também de responder perante o departamento de crimes informáticos. O objetivo das autoridades é consultar os vídeos e fotografias sem edição, uma vez que o futebolista ocultou nomes e algumas imagens, adianta o Correio da Manhã.

Segundo o Código Penal Brasileiro, é crime “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outro registo audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A pena prevista para o crime, que Neymar arrisca, é de um a cinco anos de prisão.

Entre o material divulgado pelo atleta através de um vídeo estão várias mensagens e fotografias íntimas. O jogador teve o cuidado de editar as imagens para que se tornassem menos percetíveis e, em sua defesa, afirma que tem na sua posse vários vídeos íntimos da mulher que o acusa de violação.

Foi uma armadilha e acabei por cair. A partir de agora vou expor toda a conversação que tive com a rapariga, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário expô-los para provar que realmente não aconteceu nada de mais”, afirmou o avançado do PSG no Instagram.

Neymar, de 27 anos, foi acusado de ter violado uma mulher em Paris, segundo uma queixa-crime apresentada na sexta-feira pela alegada vítima na polícia de São Paulo, a que a Associated Press teve acesso.

O jogador espera que “a justiça analise as mensagens” que divulgou, a fim de “perceber o que realmente se passou”. “Existem pessoas que querem aproveitar-se, extorquir outras, é realmente triste, doloroso.”

De acordo com o documento policial citado pela AP, a alegada violação ocorreu no dia 15 de maio, às 20h20, num hotel da capital francesa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.