Neymar arrisca prisão por divulgar mensagens e fotografias íntimas

Depois de ter sido acusado de violação, Neymar divulgou mensagens privadas. No entanto, o facto de as ter divulgado na Internet representa, por si só, um crime.

Este domingo, o jogador brasileiro do Paris Saint-Germain resolveu divulgar nas suas redes sociais as mensagens e fotografias privadas trocadas com a mulher que acusa o futebolista de violação, com o objetivo de demonstrar que está a ser alvo de uma armadilha.

No entanto, esta aparente solução pode sair cara a Neymar. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, através do departamento de crimes informáticos, já anunciou que vai abrir uma investigação ao atleta por este ter revelado publicamente fotografias íntimas da queixosa.

Tanto Neymar como a mulher serão brevemente chamados a depor sobre este caso, de acordo com a imprensa brasileira. Além disso, os respetivos telemóveis serão alvo de uma perícia pela unidade de crimes informáticos.

Desta forma, além de estar a ser investigado por violação, o craque brasileiro terá também de responder perante o departamento de crimes informáticos. O objetivo das autoridades é consultar os vídeos e fotografias sem edição, uma vez que o futebolista ocultou nomes e algumas imagens, adianta o Correio da Manhã.

Segundo o Código Penal Brasileiro, é crime “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outro registo audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A pena prevista para o crime, que Neymar arrisca, é de um a cinco anos de prisão.

Entre o material divulgado pelo atleta através de um vídeo estão várias mensagens e fotografias íntimas. O jogador teve o cuidado de editar as imagens para que se tornassem menos percetíveis e, em sua defesa, afirma que tem na sua posse vários vídeos íntimos da mulher que o acusa de violação.

Foi uma armadilha e acabei por cair. A partir de agora vou expor toda a conversação que tive com a rapariga, todos os nossos momentos, que são íntimos, mas é necessário expô-los para provar que realmente não aconteceu nada de mais”, afirmou o avançado do PSG no Instagram.

Neymar, de 27 anos, foi acusado de ter violado uma mulher em Paris, segundo uma queixa-crime apresentada na sexta-feira pela alegada vítima na polícia de São Paulo, a que a Associated Press teve acesso.

O jogador espera que “a justiça analise as mensagens” que divulgou, a fim de “perceber o que realmente se passou”. “Existem pessoas que querem aproveitar-se, extorquir outras, é realmente triste, doloroso.”

De acordo com o documento policial citado pela AP, a alegada violação ocorreu no dia 15 de maio, às 20h20, num hotel da capital francesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …