Relatório dos EUA aponta violações dos Direitos Humanos em Portugal

Thomas Hawk / Flickr

-

O relatório anual do Departamento de Estado norte-americano, divulgado esta quinta-feira, aponta a Portugal várias violações dos direitos humanos, como violência sobre mulheres e crianças, tráfico de pessoas para exploração sexual e laboral e uso da força policial excessiva contra detidos.

O Relatório sobre Direitos Humanos de 2014 do Departamento de Estado norte-americano refere, no que toca a más práticas de Portugal, a detenção de pessoas que procuram asilo, bom como a discriminação e a exclusão social de ciganos.

São ainda apontados a Portugal a diferença salarial entre homens e mulheres e a prática da mutilação genital feminina entre a comunidade da Guiné-Bissau residente no país.

Em particular, sobre o sistema prisional e judicial, o documento enumera o abuso e o uso da força excessiva da polícia e dos guardas prisionais sobre detidos e reclusos, a sobrelotação e a insalubridade das prisões, o menosprezo da Polícia Judiciária pelos direitos dos detidos.

O relatório realça o tempo prolongado da prisão preventiva, a negação do contacto de reclusos com familiares e advogados e a integração no mesmo espaço de reclusos jovens com adultos e de presos preventivos com condenados.

O relatório assinala que os agentes da autoridade que cometem abusos são investigados, julgados e condenados pelas instituições judiciais portuguesas.

Não consta no entanto no relatório do Departamento de Estado qualquer caso de cidadãos mortos em Portugal por agentes da autoridade no decurso de uma acção policial – ocorrências que têm sido notícia frequente nos telejornais norte-americanos.

Tampouco constam do relatório referências a detidos a aguardar execução de pena de morte em Portugal – seguramente, por ter sido o primeiro país do mundo a adoptar a abolição da Pena de Morte em forma de lei, em 1867.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um relatório dos EUA sobre violações dos direitos humanos em Portugal?!
    Deixem-me rir!… hahahaa…
    Estes americanos, com o que se passa lá, ainda tem a lata de fazer relatórios sobre os outros países?!
    Não devem ver televisão senão teriam vergonha do que se passa no seu próprio país!!
    O abuso do polícia, nas prisões (privadas e sobrelotadas!!), a falta de direitos dos detidos, a descriminação/racismo/xenofobia, etc, etc, que todos conhecemos das noticias que chegam dos EUA, devem ter passado ao lado a este gente!…
    Felizmente, cá ainda não estamos com eles!!

RESPONDER

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …