Relatório dos EUA aponta violações dos Direitos Humanos em Portugal

Thomas Hawk / Flickr

-

O relatório anual do Departamento de Estado norte-americano, divulgado esta quinta-feira, aponta a Portugal várias violações dos direitos humanos, como violência sobre mulheres e crianças, tráfico de pessoas para exploração sexual e laboral e uso da força policial excessiva contra detidos.

O Relatório sobre Direitos Humanos de 2014 do Departamento de Estado norte-americano refere, no que toca a más práticas de Portugal, a detenção de pessoas que procuram asilo, bom como a discriminação e a exclusão social de ciganos.

São ainda apontados a Portugal a diferença salarial entre homens e mulheres e a prática da mutilação genital feminina entre a comunidade da Guiné-Bissau residente no país.

Em particular, sobre o sistema prisional e judicial, o documento enumera o abuso e o uso da força excessiva da polícia e dos guardas prisionais sobre detidos e reclusos, a sobrelotação e a insalubridade das prisões, o menosprezo da Polícia Judiciária pelos direitos dos detidos.

O relatório realça o tempo prolongado da prisão preventiva, a negação do contacto de reclusos com familiares e advogados e a integração no mesmo espaço de reclusos jovens com adultos e de presos preventivos com condenados.

O relatório assinala que os agentes da autoridade que cometem abusos são investigados, julgados e condenados pelas instituições judiciais portuguesas.

Não consta no entanto no relatório do Departamento de Estado qualquer caso de cidadãos mortos em Portugal por agentes da autoridade no decurso de uma acção policial – ocorrências que têm sido notícia frequente nos telejornais norte-americanos.

Tampouco constam do relatório referências a detidos a aguardar execução de pena de morte em Portugal – seguramente, por ter sido o primeiro país do mundo a adoptar a abolição da Pena de Morte em forma de lei, em 1867.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um relatório dos EUA sobre violações dos direitos humanos em Portugal?!
    Deixem-me rir!… hahahaa…
    Estes americanos, com o que se passa lá, ainda tem a lata de fazer relatórios sobre os outros países?!
    Não devem ver televisão senão teriam vergonha do que se passa no seu próprio país!!
    O abuso do polícia, nas prisões (privadas e sobrelotadas!!), a falta de direitos dos detidos, a descriminação/racismo/xenofobia, etc, etc, que todos conhecemos das noticias que chegam dos EUA, devem ter passado ao lado a este gente!…
    Felizmente, cá ainda não estamos com eles!!

RESPONDER

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …

Reembolsos de IRS arrancam em abril

No próximo mês, o fisco vai devolver valores retidos em IRS à medida que os contribuintes entreguem as declarações do imposto e é concluída a liquidação, uma iniciativa da Autoridade Tributária (AT) que arranca na …