Relatórios das autópsias aos Comandos já foram enviados para o MP

(dr) Facebook

Dylan Araújo da Silva, 20 anos, natural de Ponte de Lima, um dos comandos que morreu com um "golpe de calor"

Dylan Araújo da Silva, 20 anos, natural de Ponte de Lima, um dos comandos que morreu com um “golpe de calor”

O Instituto de Medicina Legal já enviou ao Ministério Público os relatórios finais das autópsias aos dois militares do 127º curso dos Comandos que morreram em setembro.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) adiantou que o “relatório da autópsia do militar Hugo Miguel Pita Abreu, realizada no dia 6 de setembro de 2016 no Gabinete Médico-Legal e Forense da Península de Setúbal, foi enviado esta-quinta feira ao Ministério Público de Benavente (Comarca de Santarém), entidade que ordenou a sua realização”.

O relatório da “autópsia do militar Dylan Araújo Silva, realizada no dia 10 de setembro de 2016 na Delegação do Sul do INMLCF”, foi enviado esta sexta-feira à procuradora Cândida Vilar, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, entidade que ordenou a sua realização.

O instituto esclarece que ambas as autópsias “implicaram a realização de exames complementares de Toxicologia Forense e Anatomia Patológica Forense”. Os exames toxicológicos já estavam concluídos e aguardava-se agora a conclusão dos exames de anatomia patológica, “mais demorados pela sua especificidade técnica”.

“A conclusão das autópsias e dos respetivos relatórios por parte do INMLCF ocorreu em 51 e 48 dias, respetivamente, prazos inferiores ao previsto e de acordo com as boas práticas”, confirmou o instituto em comunicado.

Os dois militares morreram no dia 4 de setembro na sequência de um treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, e vários outros receberam assistência hospitalar.

Desde então, o processo de averiguações internas que foi aberto pelo Exército levou a que se instaurassem processos disciplinares a dois militares, enfermeiros, por omissão de auxílio.

Na terça-feira, os dois enfermeiros ouvidos como arguidos pelo Ministério Público ficaram com Termo de Identidade e Residência. No entanto, a Procuradoria Geral da República esclareceu que até o momento o processo não tem mais arguidos.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, confirmou na terça-feira que neste momento decorre um inquérito disciplinar para averiguar o envolvimento do médico escalado para os exercícios, o capitão Miguel Onofre Domingos, na sequência dos quais dois militares morreram em setembro e vários receberam assistência hospitalar.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …