Os reis de Espanha chegaram esta segunda-feira à cidade do Porto, naquele que é o primeiro dia da visita oficial de três dias a Portugal.
O rei Filipe VI e a rainha Letizia chegaram hoje, por volta das 11h00 da manhã, à Praça General Humberto Delegado, no Porto, onde foram recebidos pelo Presidente da República e com honras militares.
No início da passadeira vermelha, colocada frente aos Paços do Concelho, cumprimentaram o Estandarte Nacional, foram até ao Ponto de Honra e ouviram os hinos nacionais, tendo o espanhol tocado primeiro, acompanhado por uma salva de 21 tiros (um tiro a cada quatro segundos).
Depois, o rei Filipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa fizeram a revista à primeira fileira da Guarda de Honra, acompanhados pelo comandante da Guarda de Honra e ajudantes de campo, tendo a rainha Letizia permanecido no Ponto de Continência.
Aí saudaram o Estandarte Nacional e iniciaram a revista ao batalhão ao som de uma marcha militar executada pela Banda da Armada, composta por 60 militares.
Às 11h21, os reis de Espanha e o Presidente da República portuguesa subiram a rampa da Câmara do Porto onde recebidos pelo autarca local, Rui Moreira.
Durante o trajeto até ao salão nobre estão dispostas sentinelas honoríficas, um total de 23 elementos do Esquadrão Presidencial.
Durante esta cerimónia protocolar, a população, que se estendia ao longo da Avenida dos Aliados, gritava “Viva o Rei” e, entre a multidão, estava uma bandeira da Monarquia.
Pouco antes das 13h00, é previsto que os reis de Espanha cheguem à Fundação de Serralves para verem a exposição de Joan Miró. Pelas 20h30 será o jantar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, com a presença, entre outros, de Sara Carbonero e Iker Casillas.
Na terça-feira, os reis estarão no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto às 10h45. Seguem depois para o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e, às 12h30, recebem o almoço, oferecido pelo edil e com a presença de empresários portugueses e espanhóis, no Palácio da Bolsa.
Às 16h00 já devem estar a pisar o chão de Lisboa. Ali serão recebidos pelo autarca Fernando Medina e decorre uma sessão solene. Pelas 20h00 jantam no Palácio das Necessidades com o primeiro-ministro António Costa.
No terceiro e último dia, na quarta-feira, os regentes do trono espanhol vão ser recebidos no Palácio de São Bento, seguindo-se uma sessão solene na Assembleia da República (11h00). Depois visitarão o embaixador espanhol em Portugal e a visita oficial termina na Fundação Champalimaud.
ZAP / Lusa / Move
E então os Reis de Espanha não visitam o D. Duarte e a Dona Isabel, os Duque e a Duquesa de Bragança?.
Sorte dos espanhóis terem Monarquia, instituição que oferece garantia de continuidade e representatividade de soberania de forma muito mais efectiva do que a “nossa” presidência da República.
A estupidez no seu melhor.
Voltar á monarquia é como voltar à idade da pedra!