Reino Unido vai ter que derreter um milhão de moedas comemorativas do Brexit

O Reino Unido vai ter que derreter cerca de um milhão de moedas de 50 pences cunhadas especialmente para assinalar o Brexit, avança a BBC.

De acordo com a emissora britânica, estas moedas terão agora de ser “recicladas”, uma vez que a saída do Reino Unido da União Europeia, que estava marcada para dia 31 outubro, foi novamente adiada por três meses.

O Royal Mint, a Casa Real da Moeda, foi convidada a produzir novas moedas para assinalar a saída programada para outubro, cunhando a data de 31 de outubro, mas o Brexit acabou por não acontecer e, por isso, as moedas terão de ser derretidas.

Reciclar estas moedas consiste em separar e triturar os metais que as compõem antes de estas serem derretidas, explica o Royal Mint no seu site oficial, dando conta que os metais são depois purificados e solidificados antes de serem transformados em novos produtos.

Um porta-voz do Royal Mint adiantou ao portal Cinco Dias que em causa estarão cerca 1 milhão de moedas, não querendo avançar, contudo, os custos de produção e destruição das mesmas que serão suportados pelos contribuintes britânicos.

Um porta-voz do Tesouro do Reino Unido adiantou ainda à BBC que será produzida uma moeda comemorativa do Brexit, que entrará em circulação assim que o Reino Unido deixar a União Europeia. Se o prazo se cumprir, deverá ser a 31 de janeiro de 2020.

O Reino Unido, recorde-se, tem como tradição cunhar moedas de 50 pences para assinalar datas importantes para o país. Entre estes eventos estão, por exemplo, as Olimpíadas de Londres de 2012 e as obras da escritora de literatura infantil Beatrix Potter.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se isto estivesse a acontecer com Portugal, o que diriam esses ingleses? Terceiro mundo ou lá perto, seria a sua explicação. Como são eles que já foram o pais mais rico do mundo (com a decisiva ajuda dos seus piratas do mar que tudo roubavam em quantidades astronimicas) pensam que têm o rei na barriga, quando na realidade não passam de fidalgos arruinados.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …