Reino Unido vai ter que derreter um milhão de moedas comemorativas do Brexit

O Reino Unido vai ter que derreter cerca de um milhão de moedas de 50 pences cunhadas especialmente para assinalar o Brexit, avança a BBC.

De acordo com a emissora britânica, estas moedas terão agora de ser “recicladas”, uma vez que a saída do Reino Unido da União Europeia, que estava marcada para dia 31 outubro, foi novamente adiada por três meses.

O Royal Mint, a Casa Real da Moeda, foi convidada a produzir novas moedas para assinalar a saída programada para outubro, cunhando a data de 31 de outubro, mas o Brexit acabou por não acontecer e, por isso, as moedas terão de ser derretidas.

Reciclar estas moedas consiste em separar e triturar os metais que as compõem antes de estas serem derretidas, explica o Royal Mint no seu site oficial, dando conta que os metais são depois purificados e solidificados antes de serem transformados em novos produtos.

Um porta-voz do Royal Mint adiantou ao portal Cinco Dias que em causa estarão cerca 1 milhão de moedas, não querendo avançar, contudo, os custos de produção e destruição das mesmas que serão suportados pelos contribuintes britânicos.

Um porta-voz do Tesouro do Reino Unido adiantou ainda à BBC que será produzida uma moeda comemorativa do Brexit, que entrará em circulação assim que o Reino Unido deixar a União Europeia. Se o prazo se cumprir, deverá ser a 31 de janeiro de 2020.

O Reino Unido, recorde-se, tem como tradição cunhar moedas de 50 pences para assinalar datas importantes para o país. Entre estes eventos estão, por exemplo, as Olimpíadas de Londres de 2012 e as obras da escritora de literatura infantil Beatrix Potter.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se isto estivesse a acontecer com Portugal, o que diriam esses ingleses? Terceiro mundo ou lá perto, seria a sua explicação. Como são eles que já foram o pais mais rico do mundo (com a decisiva ajuda dos seus piratas do mar que tudo roubavam em quantidades astronimicas) pensam que têm o rei na barriga, quando na realidade não passam de fidalgos arruinados.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …