Reino Unido vai ter que derreter um milhão de moedas comemorativas do Brexit

O Reino Unido vai ter que derreter cerca de um milhão de moedas de 50 pences cunhadas especialmente para assinalar o Brexit, avança a BBC.

De acordo com a emissora britânica, estas moedas terão agora de ser “recicladas”, uma vez que a saída do Reino Unido da União Europeia, que estava marcada para dia 31 outubro, foi novamente adiada por três meses.

O Royal Mint, a Casa Real da Moeda, foi convidada a produzir novas moedas para assinalar a saída programada para outubro, cunhando a data de 31 de outubro, mas o Brexit acabou por não acontecer e, por isso, as moedas terão de ser derretidas.

Reciclar estas moedas consiste em separar e triturar os metais que as compõem antes de estas serem derretidas, explica o Royal Mint no seu site oficial, dando conta que os metais são depois purificados e solidificados antes de serem transformados em novos produtos.

Um porta-voz do Royal Mint adiantou ao portal Cinco Dias que em causa estarão cerca 1 milhão de moedas, não querendo avançar, contudo, os custos de produção e destruição das mesmas que serão suportados pelos contribuintes britânicos.

Um porta-voz do Tesouro do Reino Unido adiantou ainda à BBC que será produzida uma moeda comemorativa do Brexit, que entrará em circulação assim que o Reino Unido deixar a União Europeia. Se o prazo se cumprir, deverá ser a 31 de janeiro de 2020.

O Reino Unido, recorde-se, tem como tradição cunhar moedas de 50 pences para assinalar datas importantes para o país. Entre estes eventos estão, por exemplo, as Olimpíadas de Londres de 2012 e as obras da escritora de literatura infantil Beatrix Potter.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se isto estivesse a acontecer com Portugal, o que diriam esses ingleses? Terceiro mundo ou lá perto, seria a sua explicação. Como são eles que já foram o pais mais rico do mundo (com a decisiva ajuda dos seus piratas do mar que tudo roubavam em quantidades astronimicas) pensam que têm o rei na barriga, quando na realidade não passam de fidalgos arruinados.

RESPONDER

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …