/

Reino Unido (só) está disposto a pagar 40 mil milhões pelo Brexit

1

O Governo britânico está disposto a pagar 36.000 milhões de libras, cerca de 40.000 milhões de euros, a Bruxelas pela fatura de abandonar a União Europeia, segundo revela este domingo o diário britânico The Sunday Telegraph.

A UE exigiu a Londres entre 60.000 e 100.000 milhões de euros para fazer frente aos compromissos económicos que tinha assumido antes de iniciar o processo do “Brexit”, em 29 de março último.

Fontes do executivo britânico sublinharam ao The Sunday Telegraph que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tenciona fazer uma proposta de entre 30.000 e 40.000 milhões de euros.

“Sabemos que a atual posição da UE está nos 60.000 milhões de euros, ainda que o seu verdadeiro limite seja 50.000 milhões. O nosso está mais próximo dos 30.000 milhões, mas podemos chegar a um terreno comum nos 40.000 milhões, ainda que a opinião pública e a classe política ainda não estejam convencidas”, realça fonte citada pelo jornal.

Diversos altos cargos comentaram ao jornal que o Governo só apresentará um número firme em cima da mesa se Bruxelas se comprometer a começar a negociar o futuro acordo comercial entre ambos lados do Canal da Mancha.

O diálogo oficial sobre as condições da saída do Reino Unido começou em junho, mas Bruxelas insiste que a futura relação bilateral só começará a ser abordada depois de estarem clarificadas questões como a dos direitos dos cidadãos e a da fronteira na Irlanda do Norte, além da fatura da saída.

A UE espera concluir as negociações no outono de 2018 para que todas as partes possam assinar e ratificar o acordo antes da data limite de 29 de março de 2019.

// Lusa

1 Comment

  1. E uma vez mais estes britânicos vão levar a deles avante como sempre, note-se que por parte dos continentais ainda nem sequer chegaram a uma conclusão de quanto deverão exigir, incompetência QB.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.