Reino Unido quer limitar livre circulação de trabalhadores na UE

sxc

foto: sxc

foto: sxc

O Reino Unido quer mudar as regras da livre circulação dentro da União Europeia por receios de uma sobrecarga do mercado de trabalho por parte de cidadãos da Bulgária e Roménia, disse a ministra do Interior britânica, em Bruxelas.

Num discurso lido aos seus colegas europeus, Theresa May salientou que a livre circulação de bens e pessoas não deve ser levar a uma “imigração massiva”, considerando, assim, que os países devem poder limitar o número de imigrantes que cada um recebe, dentro de limites razoáveis.

A Grã-Bretanha foi apanhada desprevenida pelo número de polacos que foram trabalhar para o país no seguimento do alargamento de 2004, havendo estimativas que colocam o número de cidadãos da Polónia a trabalhar no país em cerca de um milhão.

Londres teme, assim, que o problema se repita quando, no final deste ano se liberalizar a circulação de cidadãos romenos e búlgaros.

O tema politicamente sensível da imigração motivou diferentes reações na Europa, havendo quem simpatize com a posição britânica, mas também quem tenha rejeitado liminarmente qualquer limitação à circulação de pessoas, um dos três princípios basilares da construção europeia.

O comissário europeu do emprego, Laszlo Andor, disse que a Grã-Bretanha arriscava-se a ser encarado como um país “nojento” se tentasse limitar os movimentos das pessoas, ao passo que a comissária da Justiça, Viviane Reding, tentou o equilíbrio, lembrando que “a livre circulação é um direito, mas também acarreta deveres”.

“A movimentação livre é um direito para circular livremente, não é um direito para migrar para outros sistemas de segurança social de outros países”, escreveu a comissária no seu discurso.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Reino Unido foi sempre como os macacos, só arranha para ele. Este país ainda não se foi? está-lhe a custar desaparecer dos até agora 28.

RESPONDER

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …