Os jornais britânicos avançam este sábado que o Reino Unido está mais próximo de sair da União Europeia (UE) depois da tentativa falhada do primeiro-ministro David Cameron para travar a designação de Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia.
“Um passo mais perto de abandonar a Europa“, escreve na sua manchete o Daily Telegraph, um dos jornais mais vendidos no país, enquanto o The Times indica que “Grã-Bretanha próxima de sair da UE”.
O jornal Guardian repete a frase da restante imprensa, noticiando que “Reino Unido mais próximo de uma saída da UE depois do voto em Juncker” e o Independent escreve: “Cameron esmagado e Reino Unido mais próximo de uma saída da UE”.
Na primeira página, o tabloide Sun escreve: “Cameron: Estamos em guerra com a UE“.
Alguns jornais do país foram bastante críticos quanto à forma como Cameron lidou com a designação do futuro presidente da Comissão Europeia, o que foi visto como um obstáculo para a renegociação dos termos da permanência do país na UE prometidos antes do referendo de 2017. Nesse ano, os britânicos votam a permanência na União.
“O perdedor Cameron apoiou o Rooney da Europa”, comentou o Daily Mail, numa referência ao futebolista da seleção que não chegou aos oitavos de final do Mundial do Brasil.
O Financial Times notou que o resultado foi uma “uma mudança histórica de poder na UE“, além de ser um “momento perigoso para as relações da Grã-Bretanha com a Europa”.
/Lusa
O Reino Unido faz parte da UE ? Não sabia ! O que sei é que é um lacaio dos EEUU, se sair não faz falta, se focar é um intruso
Está para sair?
Só fica quem quer, a porta da rua é serventia
Nós deviamos ser os primeiros e voltar a adoptar o nosso querido $Escudo$