Reino Unido investiga se o coronavírus saiu de laboratório chinês de doenças de morcegos

Argonne National Laboratory / Flickr

Diversas teorias surgidas nas últimas semanas contrariaram as informações iniciais de que o novo coronavírus teria tido origem num mercado de comida em Wuhan. Também o Reino Unido vai agora investigar se o novo coronavírus teve origem num laboratório chinês de pesquisa de doenças de morcegos.

A origem do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a Covid-19, tem sido atribuída à contaminação de humanos a partir de morcegos ou outros animais nos mercados de comida de Wuhan, na China, e as autoridades de saúde consideram altamente provável que o vírus se tenha propagado de forma natural.

No entanto, diversas teorias, algumas das quais com contornos conspiratórios, apontam para a possibilidade de que o vírus tenha origem humana – não necessariamente com o intuito de produzir uma arma biológica, mas por acidente.

Segundo uma reportagem da Fox News emitida esta quinta-feira, os Estados Unidos estarão a investigar indícios preliminares de que a pandemia poderá ter tido origem num laboratório de Wuhan, no decorrer de uma pesquisa cujo objetivo seria demonstrar a capacidade chinesa no campo da microbiologia.

Em entrevista ao Washington Post, o microbiologista Richard Ebright admite que o vírus possa ter passado aos humanos após um acidente laboratorial, por exemplo após “uma infeção acidental de um trabalhador do laboratório”. A hipótese foi publicada em vários meios de comunicação britânicos e rapidamente referida por diversos responsáveis governo, incluindo membros do governo de Boris Johnson.

Agora, o Reino Unido vai mesmo abrir uma investigação à possível origem humana da pandemia de Covid-19. Segundo a Sky News, o governo britânico pretende apurar se o vírus terá tido origem num laboratório de Whuan, na província chinesa de Hubei, que pesquisava doenças em morcegos. “É uma possibilidade, apesar de não ser a possibilidade mais provável”, disse à estação britânica uma fonte oficia não identificadal.

Confrontado esta sexta-feira com a possibilidade de o vírus ter nascido em instalações de pesquisa de Whuan, onde a pandemia teve origem, em 2019, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, sustentou que a Organização Mundial de Saúde “já afirmou não ter provas de que o novo coronavírus tenha sido criado em laboratório”.

Questionado esta quinta-feira pela NBC News, Mark Esper, secretário da defesa dos Estados Unidos, considera que a hipótese é pouco provável. “A maior parte das opiniões aponta neste momento para uma origem natural, orgânica”.

As declarações de Esper coincidem com as do General Mark Miley, chefe do Estado Maior das Forças Armadas norte americanas, que também esta quinta-feira declarou serem inconclusivas as pistas que apontam o laboratório de Wuhan como origem do vírus.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

    • coronavirus veio de Marte. Lá são às paletes, prontos a atacar com as suas terriveis mandibulas. O pior de todos é o coronavirus dente de sabre, há muito extinto no planeta Terra.

  1. O Reino (des)Unido não investiga porra nenhuma, porque não tem isenção ideológica para tal. Faz parte da facção de países Europeus que estão desertos para arranjar um bode espiatório para as culpas que têm na forma manifestamente incompetente, negligente e irresponsável como lidaram com a pandemia do C19.

  2. Pessoalmente não tenho qualquer razão de estar contra qualquer investigação ao modo de propagação deste Virus e a sua Origem, que seja o R.U, USA, França, Portugal ou até mesmo a Gronelândia !……. Sabendo “Como”, é um a mais para melhor evitar que se repita !

    • Eu também nada tenho contra que se investigue. Mas o Reino Unido não tem como objectivo saber a verdade, mas sim tentar convencer o público de uma versão dos factos forjada por eles, que faça de vítima países como o Reino Unido, que em vez de assumirem a incompetência e negligência com que os seus governos demoraram a agir sobre o problema, querem agora dizer que as suas brutais taxas de mortalidade são culpa de um qualquer Chinês no mercado dos morcegos.

      • Voce é doido os chineses comunistas nao sao flor que cheiro matam o proprio povo ainda perseguem os cristaos e mulçumanos eles comem tudo baratas ratos,cobras,cães, gatos,aranhas,samtopeias,carochas,morcegos,macacos,etc

  3. tendo em conta que o laboratório chinês foi construído com parceria francesa, da WHO e com muitos milhões dos EUA alguns dos quais por parcerias do CDC, GAVI (Bill Gates e companhia) entre outros.

    e que ainda toda a gente e mais alguma investiga este tipo de coisas que dizem ser para fins civis e científicos mas que toda a gente sabe que são para fins bélicos.

    e que pouco tempo antes do aparecimento do C19 foi fechado Fort Detrick pelo CDC por completa insegurança e que logo a seguir ocorreram os jogos militares em Wuhan onde estavam centenas de militares americanos.

    boa sorte em encontrarem alguma coisa no meio de tanta desinformação.
    mas claro o objectivo é mesmo esse, contribuir para a confusão para o zé povinho comer e calar.
    vá qd os desgovernos vos mandarem saltar ao pé cochinho e de máscara é para obedecer e não questionar.

    • Deve ser fumo sem fogo. Ah, não, o fogo é o Covid. Coincidências, coincidências, mas que coincidência, não é?
      Se fosse arma biológica, a China pode ter vacinado a população excepto por uns dissidentes e ter esquecido que já tem a vacina. Isto explicaria a baixa incidência em China. Os de Taiwan devem ter roubado a vacina dos rivais ‘comunistas’?
      Não, se escapou do laboratório, foi sem querer. Mas ao esconder, conseguiram dar um golpe muito baixo às economias dos países concorrentes e assim acelerar a chegada d’O Mundo segundo Xi Jinping’.
      Vidas humanas não têm valor neste jogo.

  4. Já está a muito tempo mais que provado que foram eles. Agora é obrigá-los a pagar toda a despesa que o mundo está a ter. Para isso todos os países têm que se juntar aos EUA, para criar mais forca, pois alguns países e organizações já estão comprados e controlados pela China.

  5. Miguel.. Maybe I should say it in English so you can understand. It has been proven over and over that it was China that caused this pandemic. And they should pay all the expenses and losses that the rest of the world is facing. This pandemic will last for at least another year and a half or until a vazccine is ready. All countries should join forces with USA to build enough strength to hold China accountable, since some
    countries and organisations have already been bought and controlled by China.

      • Então podias ter respondido em inglês, mas pela tua resposta não sabes o que eu escrevi. Se queres responder, responde alguma coisa de jeito. Também quem se esconde com um nome panhonhas só pode ser chinês.

  6. O dito Morcego não existe na Região e não é vendido no dito mercado!
    Citando resposta do Dr. Fauci ontem a 17 de Abril quando foi questionado sobre os estudos da evolução deste virus com o que ocorre nos morcegos que não existem na Região de Wuhan: “é como evoluir repentinamente do animal para o humano”.
    Mas os Drs em ignorância é que sabem de tudo como esta opinião reprodutiva das orientações do Partido Comunista Chinês, tudo gente honesta pois certo e bem intencionada!

  7. No meu entender cada vez mais suspeito já de todas as hipóteses, mas também não acredito que será de fora da China por falta de provas e ao mesmo tempo medo, que surgirá a verdade da causa, muito menos ainda sairá lá de dentro, muito estranho ser a própria China com capacidade imediata de fornecer todo o mundo com material necessário para o combate ao vírus sendo ela a primeira afectada, estranho e vergonhoso ainda como a UE entrou na jogada da globalização desta forma esvaziando-nos de empresas ao ponto de uma dependência de tal amplitude em relação à China e não só.

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …