/

“Hard Brexit” pode ser o fim do Reino Unido

25

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’.

Após o plano de May para a saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’) ter sido rejeitado pelos líderes europeus, os assessores da ministra estudam agora, a hipótese de eleições antecipadas para dar apoio público a uma eventual nova estratégia do Governo.

A equipa da primeira-ministra britânica avalia, assim, os planos de contingência para um eventual bloqueio nas negociações do ‘Brexit’, e alguma imprensa britânica admite que a solução pode passar pela convocação de eleições antecipadas para Novembro.

O jornal The Guardian aponta que Theresa May estará a ser alertada por alguns dos seus ministros para o perigo de um ‘hard Brexit e para as consequências nefastas sobre o Reino Unido que daí poderiam advir.

“É como a crise do Suez. Não fazemos ideias quais vão ser as consequências indesejadas”, destaca uma figura do Partido Conservador ao The Guardian, salientando que “as próximas três semanas podem mudar tudo”.

“A crise do Suez durou meses e agora estamos noutro possível ponto de viragem na história política do Reino Unido”, acrescenta este elemento.

Em causa estão os receios de que um eventual acordo de comércio livre com a União Europeia (UE) reforce as políticas fronteiriças entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Esse cenário poderia levar a Irlanda do Norte a romper com o Reino Unido, o que reforçaria o movimento independentista da Escócia.

“Manter a cabeça fria”

Em comunicado, Theresa May disse que é preciso “manter a cabeça fria” e “controlar os nervos”. Antes disso, uma fonte de Downing Street tinha assegurado ao The Guardian que é “categoricamente falso” que o Governo britânico esteja a preparar eleições.

A líder do Governo acusou ainda o Partido Trabalhista, o Partido Liberal Democrata e o Partido Nacionalista Escocês de quererem “aproveitar o momento para receber proveitos políticos”.

Entretanto, o Partido Trabalhista, o principal opositor do Governo de May, admite apoiar a realização de um novo referendo sobre o ‘Brexit’, mas sem a opção de permanecer na UE.

Esta moção será apresentado aos militantes do congresso a decorrer em Liverpool, na terça-feira, e determina que se os Trabalhistas não conseguirem “uma eleição nacional”, o partido “deve apoiar todas as restantes opções disponíveis, incluindo fazer campanha por um voto público”.

Porém, a moção não apoia claramente a realização de um novo referendo, como reivindicam o partido dos Liberais Democratas e dos Verdes, bem como algumas figuras do próprio ‘Labour‘, como o ‘Mayor’ de Londres, Sadiq Khan.

Em declarações à BBC, o porta-voz para os assuntos financeiros, John McDonnell, considerado o número dois do líder Jeremy Corbyn, vincou que um referendo deve ser sobre os termos do acordo e não sobre a hipótese de permanecer na UE.

No domingo, Corbyn já tinha avisado, numa entrevista à BBC, que o partido Trabalhista votaria contra um acordo com o qual não concordasse para forçar o governo a renegociar com Bruxelas.

O governo britânico estipulou 29 de Março de 2019 como a data da saída efectiva do país da UE, mas ainda está a negociar os termos da saída e também da futura relação com os restantes 27 países membros.

Na sexta-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu que existe um “impasse” e pediu a Bruxelas “respeito”, exigindo que seja apresentada uma contra-proposta ao seu plano para criar uma zona de comércio livre para bens e produtos alimentares.

ZAP // Lusa

25 Comments

    • Parasitas não são, porque são um dos maiores contribuidores. Mais na prática sair dá UE, nesta altura não foi uma decisão sabia. Sendo honesta com essa atitude exposeram às suas fragilidades e forças. O mundo mudou, é diferente de quando entraram. Está mais competitivo. A própria liderança económica dos estados unidos esta a ser posta em causa. UE e China querem ser líderes. USA é não tem competidores a altura até ao momento. UK fora dá UE e sem acordos espécies vai ser apenas o que realmente é. Assim todo o mundo vai poder conhecer realmente o que são, todo o seu poder e se esse poder ainda é eficaz no mundo atual. Porque a nível armado não sei se existe ainda algum país ou se existira algum país da UE com medo da UK. Assim que sairem Espanha vai sorrir e bater palmas, pois estará mais próxima de receber o território de Gilbratar e terá todo o apoio da UE. Mesmo que espanha não adquirir Gilbratar para si pode limitar a influência britânica ou tornar Gilbratar independente e membro da UE. Internamente poderá ser o caos com a Irlanda ou Escócia. Na prática o brexit só vai expor às fragilidades da UK e mostrar a sua verdadeira força que será necessária. A UE só ganha com um não acordo, se houver acordo por mínimo que seja UK ganhou, questão é saber se foi um a zero ou dez a zero, empate é se UK conseguir voltar atrás na sua posição sem perder privilégios. Aqui se vê quem precisa MAIS de quem. Porque na realidade todos precisam de todos.

      • Sim… são dos maiores contribuidores, mas quanto é que recebem indirectamente?!
        Ou achas que eles (assim com a Alemanha, que é o maior contribuidor líquido), estão na UE só para colocar dinheiro?
        Quanto dinheiro é “lavado” na city londrina todos os dias, para depois entrar “limpo” na UE?!
        Quantas multinacionais tem sede no Reino Unido e lucram milhões diariamente com produtos vendidos no Espaço Económico Europeu?
        Até por cada barril de petróleo/brent vendido na UE eles ganham dinheiro…
        Na política agrícola foram sempre tiveram benefícios especias relativamente aos outros países membros!…
        Etc, etc…
        Portanto, o RU sempre andou a “mamar” na UE e o Brexit (sem cedências da UE) só vai comprovar isso!…
        Gibraltar não tem muito a ver com isto (até porque foi cedido em 1700s e dificilmente voltará para Espanha, principalmente quando mais de 99% da população prefere continuar na coroa britânica) – e só deve voltar quando Espanha devolver Olivença a Portugal e Ceuta e Melilla a Marrocos!!
        Já sobre a Escócia, há uma grande probabilidade de abandonar o Reino (des)Unido!…
        Eles UK), querem continuar com os benefícios da UE, mas sem qualquer contribuição e isso é completamente inadmissível!

  1. Então,mas não são os maiores do mundo? Não são tão grandes, que a UE desapareceria sem eles? Não são tão maiores que a UE? Não precisam nada disso? Devem sair para que, finalmente, na Europa se possa cumprir o projecto político europeu. O futuro, não só da UE, como da Humanidade é uma federação global. Só quando o governo for de todos os homens para todos os homens (federação global – não comunismo, note-se) a Humanidade terá vencido a sua natureza animalesca. A federação europeia será um passo vital para a federação mundial. A segunda não acontecerá sem a primeira e a primeira, não acontecerá enquanto os velhacos ingleses não se definirem: ou estão dentro, ou estão fora. Não é estarem dentro para colher proveitos e fora no que toca a pagar a conta….

  2. Estes “Tubarinhos” ainda se julgam donos e senhores do mundo, não compreendendo e sobretudo não aceitando a sua condição de parceiros, embora mesmo assim privilegiados, duma Europa que deveria estar incondicionalmente unida, para capazmente poder enfrentar e competir com os gigantes do presente e do futuro (USA, China, India etc.), que por este andar nos vão subjugar e alarmistamente falando escravizar.
    Estes outrora colonizadores, que submeteram meio mundo aos seus interesses, são os descendentes daqueles que sobretudo no século xix e xx, tao fortemente nos atacaram, esquecendo a aliança entre estados, mais antiga do mundo, que haviam firmado com Portugal, quando sem o alardearmos eramos nós que estávamos em posição cimeira. Pois que saiam, mas paguem o tributo da sua permanência e utilização, assim como eventualmente outros, que ainda não entenderam a absoluta necessidade da federação de estados que, embora com muitas diferenças linguísticas e culturais, teremos de em conjunto construir.

  3. Sim e o que é a UE ? senão um covil de Mafias que dominam os povos sem ser eleitos e que escondem os acordos para os povos não saberem o que foi decidido nas suas costas.

    • Germario se fosse sõ isso . A grande ilusão EU continua, até a Elite po-los todos de joelhos e isso vai acontecer, sabes porquê? porque as pessoas acreditam em tudo que lhes dizem, sem analizar em profundidade. A Ilusão EU foi muito bem concebida, e continua a engar Milhões de pessoas neste velho continente. As pessoas sõ se vão aperceber a profundidade e gravidade desta Mafia quando a bomba rebentar. Eu sou Portuguesa, fugi dai á 36 anos para não morrer de fome,,,,,, os Portugueses continuam a emigar aos milhares porque as condições de Vida ai são sempre piores e os grandes Temas a resolver em Portugal continuam á espera de resolução. Agora a elite conseguiu muito bem seu objetivo atravez da criação da EU em fazer dos paises pobres como Portugal um país de consumo ao mesmo tempo que manté a pobreza e avança com a degradação e não atualizão das Estruturas essenciais. Foi vendida a Alma Lusa ao Diabo. Parabens

  4. Na prática parece estarmos todos mal informados acerca das negociações decorrentes entre GB e UE, porque não lhes interessará a ambos desvendar o que se está a passar, mas no passado bem recente a GB exigia e a UE cedia, o resultado é que estavam com um pé fora outro dentro e subjugavam sempre os outros mantendo privilégios, actualmente dá-nos a sensação de que em Bruxelas espicaçados com a possível saída da GB da União começam agora no fim da casa roubada a ser mais intransigentes, o que irá acontecer não sabemos mas caso sejam os britânicos a roer a corda e a votar na continuidade não me restam dúvidas que irão exigir mais em cima do que já tinham e que para vergonha nossa os políticos continentais se porão todos de cocaras sorridentes afirmando terem conseguido um bom acordo, aguardamos pelo final do filme.

    • Se o UK conseguir um bom acordo, é o fim da UE. Todos os paises vão querer sair, e mais fácil ainda é para a Suiça e Noruega sairem do mercado unico ou pedirem um acordo melhor.
      A UE tem mais interesse em punir exemplarmente o UK do que em fazer um bom acordo. O custo de um não acordo para o UE é menor que o custo de um bom acordo e a quebra da UE.

      • A Suíça não faz parte da UE, quanto a acordos com os britânicos acredito mais na cedência por parte da UE do que da parte destes, sempre foi assim e sempre hão de continuar.

      • Isso é com o que eles estão a contar (os políticos ingleses, já que o britânico comum que votou a favor do Brexit nem sequer tem noção da falta que a UE faz à economia britânica!!) mas, desta vez, nota-se uma posição bem diferente e mais musculada da UE!!
        Vai-lhes sair o tiro pela culatra!..

      • A Suiça, que quando Portugal, aos meus 21 anos me fez sair de lá para não morrer de fome, acolheu-me e até me honrou com um Passaport. Sempre usarei o meu direito de voto aqui para votar CONTRA a MAFIA EU. A suiça tem uma Democracia Direta, e o Povo é chamado a votar para tudo. o Caso da EU fomos chamdos 2 vezes e a EU com toda a sua estragica de mentiras perdeu face a inteligencia deste pequeno País ue infelizmente está meio de toda esta decadencia, e lutará sempre pela sua independencia e neutralidade. Estamos enchendo os cofres da EU com os Contratos Bilaterais para poder negociar neste Continente, visto que nem Mar temos. E não temos nada a dizer. Pagamos para a Mafia e ela não pára de fazer pressão para entrarmos na EU. o que eles querem bem nós sabemos; querem de maneira oficail e direta ordenhar o nosso dinheiro. MAs isso aqui toda a gente sabe. Acreito que se a Suiça estevesse na situação geografica perveligiada de Portugal, eu garantia que a Suiça JAMAIS entraria neste jogo da Elite que se chama EU.
        Vivo aqui há 36 anos e sou uma cidadã de plenos direitos, mas se um dia o nosso pequeno país ceder ás pressões imensas da Mafia europeista eu vou emigrar, para um País NÃO EU, CONCERTEZA !

      • Mas há maior máfia do que a Suíça?!
        Um paraíso fiscal manhoso que vive do dinheiro e ouro roubados um pouco por todo o mundo?!
        Ou acha que é por acaso que tudo que é ditador, bandido, ladrão, currupto, etc tem o dinheiro escondido na Suíça?
        Para quem vive na Suíça há tanto tempo, parece que anda muito “distraída”!…
        E claro que a Suiça não pode entrar na EU porque seria o fim da máfia financeira e do segredo bancário que representam boa parte a economia suíça!
        A encher os cofres da UE?!
        A Suiça?!
        Hahahaaa!…
        A realidade é precisamente o contrário: se não fosse o dinheiro roubado/desviado da EU, o que seria da Suíça?
        Viviam dos chocolates e dos relógios… havia de ser bonito!…

      • eu acho que anda muito distraida e acreditando muita coisinha que anda por ai. o que sabe da SuiCa é bem pouco e errado. Eu vivo aqui ha 36 anos, fui durante mais de 23 anos funcionaria juridica, conheco este país melhor do que muitos portugueses conhecem portugal. E ouso dizer-lhe que está muito mal informada. Repito; pagamos milhões para os contratos bilaterais engordando a Mafia de Bruxelas. e o Povo aqui NÃO QUER NADA COM A EU. Eles fazem pressão sem constantemente, eles querem-nos lá mas este povo construiu uma História muito para alem dos Bancos do chocolate do queijo e dos Relogios. Se quizer saber onde os fascistas da EU guardam o dinheiro tem que sair da Europa e voar sobre o Oceano, no outro continente ali em frente, senão nada feito.

      • roubado aqui? pois porque o Portugues não roubou nada por esse mundo a fora não é ? nõ só roubou como derramous montão de sangue inocente, impondo sua cultura e religião por esse mundo a fora, quando ia a Lisboa e via aqueles monumentos sumptuosos, só via as Vidas dos escravos que eles seifaram. o problema é que o pessoal só vê o que está na frente dos olhos, e profundidade é crucial para entender um sem numero de encaixes. Em portugal os portugueses continuam de emigar, não falo desses que o fazem por caprixo mas por absoluta necessidade, en contra partida com a influencia da eu o estado isenta os estrangeiros durante 10 de pagar impostos na terra lusa. eles vão para portugal nem ao menos vão buscar o statuto de RNH simplesmente ficam ai os anos que quizerem sem pagar imposto enquanto familias portuguesas com salarios pequenos e responsabilidades familiares tem que pagar. isso é a justica isentivada pela eu. os franceses por exemplo instalam-se em portugal fundam uma agencia imbiliaria para vender portugal a quem queira. Depois que venderam o Sul da Franca toda a Côte d´Azur aos Russos, chegam ai julgam-se os donos do pedaço. Desemprego cada vez mais. uma jovem familia que comece a Vida e não tenho dinheiro inicial para comprar uma casa tambem não acham um apartamento a preço que possam pagar porque a estrangeirada rebentaram o Plafon dos Preços. enfim para que estou para aqui a perder meu tempo, as pessoas amam a eu e ha-de secumbir com ela.

      • É… eu ando muito distraído!…
        Errado? Mal informado?!
        Não brinque… toda a gente minimamente informada sabe que a Suíça é a maior lavagem de dinheiro e de ouro do mundo!!
        Pergunte a qualquer corrupto ou ditador!…
        Vá ver onde está o dinheiro do Maduro da Venezuela ou do Kim da Coreia (que por acaso viveu e estudou na Suíça, à grande, enquanto o seu povo morria a fome – tudo com o conhecimento das autoridades suíças)…
        Não é por acaso que a Suíça “processa” 70% do ouro mundial sem ter sequer uma única mina de ouro…
        36 anos ou 36 dias dá igual; deram-lhe um passaporte para “limpar sanitas” aos suíços, não foi para andar falar em nome da Suíça – até porque, claramente, desconhece a realidade “fiscal/financeira” do país onde vive!…
        Não, não querem nada com a UE, mas querem meter dinheiro e ouro de origem duvidosa na UE e querem ter sedes de empresas na Suíça (para fugir aos impostos) enquanto facturam milhões na UE!
        Diga, por exemplo, à Nestlé para não vender nada na EU… que vendam só na Suíça, já que não querem nada com a EU…
        Coitadinhos dos suíços… pagam milhões à UE, e recebem “apenas” biliões!…
        .
        Sim, muito dinheiro roubado pelo mundo fora está aí!!
        Qual é novidade?
        Ou acha que o dinheiro dos corruptos, dos ditadores, etc, que está aí escondido em contas secretas na Suíça foi ganho a trabalhar honestamente?!
        Quanto dinheiro roubado em Portugal/aos portugueses estará escondido em contas na Suíça?!
        Pois…
        Quer comparar a máfia financeira da Suíça de hoje, com Portugal dos descobrimentos?!
        Brilhante comparação….
        Mas, já que fala em escravos, sabe que ainda há escravos/mão de obra escrava em 2018, não sabe?!
        E quanto dinheiro produzido por mão de obra escrava está hoje nos bancos suíços!!
        Pense nisso!…
        .
        PS: Eu não tenho vagina; tenho pénis!!

      • Pela ultima vez; a Suissa já era alguem muito antes de existir é EU. E REPITO O POVO NÃO QUER EZ DE JEITO NENHUM. eu estou a ver, por onde vais . a Suiça não honra ningem com um Passaport para limpar sanitas, e eu nunca as limpei, nem em minha casa limpo tenhos empregada 5 dias por semana.
        é o mal dos portugueses, e a sua evolução, quando não partilha os mesmos pontos de vista, para defende-los parte para as agressões pessoais, eu sei o portugues assim. é a segunda vez e será a ultima que participo em coisas deste tipo em portugues. Portugues colonialista, prepotente e arrogante é assim. não mudará nunca adora parecer quem não é e sobretudo adora parecer quen é rico e que sabe alguma coisa….. bom fico por aqui para não chegar ao mesmo nivel.
        Ah como dia minha Sábia Avó “””” perde um bom almoço e não percas uma boa resposta”””” ai vai ; não tens vagina, tens pénis? pois eu estou convenciada que o tamanho e o desempenho é igualzinho ao da massa encefalica. parabens.
        Não precisa de responder mais, este site está bloqueado. vao lá comer EU até que te sai pelos olhos. até que a miséria seja tanta que tu como muitos igual a ti tenham que tomar medidas daquelas que nós sabemos. Fui

      • “nem em minha casa limpo tenhos empregada 5 dias por semana”
        “Portugues colonialista, prepotente e arrogante é assim. não mudará nunca adora parecer quem não é e sobretudo adora parecer quen é rico e que sabe alguma coisa”…
        Lindo!…
        Se os portugueses são assim, tu, claramente, és extremamente portuguesa!!
        .
        PS: Eu respondo quando me apetecer; aqui não há “bloqueios”!!

  5. O desmembramento ja deveria ter acontecido a muito tempo, colónias incluidas!
    Ca por mim, espetava-se uma vela bem grande no centro da ilha e empurrava-se altantico fora.

  6. Dona Júlia, a Suíça é um bom país mas à custa do sistema bancário que tem e que convém aos capitalistas de outros Estados, se tal não fosse permitido a situação não seria assim tão cor-de-rosa, além da Suíça outros vivem também dessa ou de outras formas para se safarem à grande, na prática são sistemas que convêm ao capital seja ele qual for.

  7. É… eu ando muito distraído!…
    Errado? Mal informado?!
    Não brinque… toda a gente minimamente informada sabe que a Suíça é a maior lavagem de dinheiro e de ouro do mundo!!
    Pergunte a qualquer corrupto ou ditador!…
    Vá ver onde está o dinheiro do Maduro da Venezuela ou do Kim da Coreia (que por acaso viveu e estudou na Suíça, à grande, enquanto o seu povo morria a fome – tudo com o conhecimento das autoridades suíças)…
    Não é por acaso que a Suíça “processa” 70% do ouro mundial sem ter sequer uma única mina de ouro…
    36 anos ou 36 dias dá igual; deram-lhe um passaporte para “limpar sanitas” aos suíços, não foi para andar falar em nome da Suíça – até porque, claramente, desconhece a realidade “fiscal/financeira” do país onde vive!…
    Não, não querem nada com a UE, mas querem meter dinheiro e ouro de origem duvidosa na UE e querem ter sedes de empresas na Suíça (para fugir aos impostos) enquanto facturam milhões na UE!
    Diga, por exemplo, à Nestlé para não vender nada na EU… que vendam só na Suíça, já que não querem nada com a EU…
    Coitadinhos dos suíços… pagam milhões à UE, e recebem “apenas” biliões!…
    .
    Sim, muito dinheiro roubado pelo mundo fora está aí!!
    Qual é novidade?
    Ou acha que o dinheiro dos corruptos, dos ditadores, etc, que está aí escondido em contas secretas na Suíça foi ganho a trabalhar honestamente?!
    Quanto dinheiro roubado em Portugal/aos portugueses estará escondido em contas na Suíça?!
    Pois…
    Quer comparar a máfia financeira da Suíça de hoje, com Portugal dos descobrimentos?!
    Brilhante comparação….
    Mas, já que fala em escravos, sabe que ainda há escravos/mão de obra escrava em 2018, não sabe?!
    E quanto dinheiro produzido por mão de obra escrava está hoje nos bancos suíços!!
    Pense nisso!…
    .
    PS: Eu não tenho vagina; tenho pénis!!

  8. Júlia , Júlia… quem faz a limpeza na tua casa ? A amiga portuguesa que veio lá da terrinha ? De certeza que não é uma mulher Suíça .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.