Reino Unido está a usar menores como espiões (e quer recrutar ainda mais)

O ministro da Segurança do Reino Unido, Ben Wallace, admitiu que o governo usa menores como espiões e que pretende recrutar mais na ajuda à investigação de terrorismo, violência de gangues, tráfico de drogas e exploração sexual.

Crianças, menores de 18 anos, estão a ser recrutadas como agentes à paisana. Segundo o The Telegraph, crianças já têm sido usadas como “fontes secretas de inteligência humana” (CHIS) nos últimos anos para fornecerem informações à polícia sobre vários tipos de crimes.

“Considerando que os jovens estão cada vez mais envolvidos como autores e vítimas de crimes graves, incluindo terrorismo, violência de gangues e delitos de drogas e exploração sexual infantil, há cada vez mais espaço para que as CHIS juvenis ajudem na prevenção e no julgamento de tais crimes“, disse Ben Wallace.

A falta de consideração pela segurança de menores de idade foi trazida a tribunal pelo Just for Kids Law. O grupo alega que as crianças podem sofrer danos físicos e emocionais ao servirem como espiões ao serviços do governo britânico.

Em sua defesa, a Administração Interna diz que apenas recorre quando é necessário aos menores e que estes podem ter um papel fundamental na luta contra o crime. O Just for Kids Law não pareceu aceitar a justificação e diz que se trata de uma violação dos direitos humanos das crianças.

Ainda recentemente, a legislação mudou e alargou o tempo que menores de idade podem estar infiltrados secretamente de um para quatro meses. A extensão foi justificado pelo facto de a Administração Interna estar a exigir resultados num espaço tão curto de tempo, pelo que quatro meses permitem uma maior flexibilidade.

Caoilfhionn Gallagher, advogada do Just for Kids Law, realçou um caso “chocante” em que uma jovem de 17 anos foi recrutada pela polícia para espiar um homem que a agrediu sexualmente e que continuou a fazê-lo enquanto estava infiltrada. A jovem acabou por ser testemunha de um homicídio mais tarde.

Também Neil Wood, um antigo polícia disfarçado que liderava menores espiões, disse em tribunal que estas operações conseguem ser altamente perigosas. Durante a sua carreira, o britânico teve conhecimento de casos em que os espiões era insultados, torturados e queimados caso o criminoso suspeitasse que se tratavam de informadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …