Reino Unido está a usar menores como espiões (e quer recrutar ainda mais)

O ministro da Segurança do Reino Unido, Ben Wallace, admitiu que o governo usa menores como espiões e que pretende recrutar mais na ajuda à investigação de terrorismo, violência de gangues, tráfico de drogas e exploração sexual.

Crianças, menores de 18 anos, estão a ser recrutadas como agentes à paisana. Segundo o The Telegraph, crianças já têm sido usadas como “fontes secretas de inteligência humana” (CHIS) nos últimos anos para fornecerem informações à polícia sobre vários tipos de crimes.

“Considerando que os jovens estão cada vez mais envolvidos como autores e vítimas de crimes graves, incluindo terrorismo, violência de gangues e delitos de drogas e exploração sexual infantil, há cada vez mais espaço para que as CHIS juvenis ajudem na prevenção e no julgamento de tais crimes“, disse Ben Wallace.

A falta de consideração pela segurança de menores de idade foi trazida a tribunal pelo Just for Kids Law. O grupo alega que as crianças podem sofrer danos físicos e emocionais ao servirem como espiões ao serviços do governo britânico.

Em sua defesa, a Administração Interna diz que apenas recorre quando é necessário aos menores e que estes podem ter um papel fundamental na luta contra o crime. O Just for Kids Law não pareceu aceitar a justificação e diz que se trata de uma violação dos direitos humanos das crianças.

Ainda recentemente, a legislação mudou e alargou o tempo que menores de idade podem estar infiltrados secretamente de um para quatro meses. A extensão foi justificado pelo facto de a Administração Interna estar a exigir resultados num espaço tão curto de tempo, pelo que quatro meses permitem uma maior flexibilidade.

Caoilfhionn Gallagher, advogada do Just for Kids Law, realçou um caso “chocante” em que uma jovem de 17 anos foi recrutada pela polícia para espiar um homem que a agrediu sexualmente e que continuou a fazê-lo enquanto estava infiltrada. A jovem acabou por ser testemunha de um homicídio mais tarde.

Também Neil Wood, um antigo polícia disfarçado que liderava menores espiões, disse em tribunal que estas operações conseguem ser altamente perigosas. Durante a sua carreira, o britânico teve conhecimento de casos em que os espiões era insultados, torturados e queimados caso o criminoso suspeitasse que se tratavam de informadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …