Reino Unido. Mais de metade das empresas não estão preparadas para o Brexit sem acordo

Mais de metade das empresas do Reino Unido não estão preparadas para o Brexit sem acordo, segundo a organização que representa os líderes das empresas do país.

Edwin Morgan, diretor geral interino do Instituto dos Diretores, organização de diretores, executivos de topo e empreendedores de empresas do Reino Unido, diz que as empresas devem estar preparadas para um Brexit sem acordo.

Ao The Guardian, o responsável afirmou que os membros da associação não souberam tirar partido do adiamento de sete meses no prazo para se alcançar um acordo para o Brexit. Dados da associação mostram que mais de metade das empresas não têm planos para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Além disso, apenas 4% das empresas inquiridas pretendem usar este prolongamento até outubro para recuperar o tempo perdido e elaborar planos de contingência.

“O voto desta semana não será a última viragem na saga do Brexit, mas tornou claro quão real é a possibilidade de uma saída sem acordo”, afirmou Morgan, referindo-se à primeira votação para líder do partido conservador, cujo vencedor foi o eurocético Boris Johnson, que já disse estar preparado para deixar a União Europeia sem acordo.

“As empresas não têm qualquer garantia que um acordo será alcançado, especialmente dado o compromisso de alguns candidatos a líderes conservadores de deixar a UE em outubro, com ou sem acordo. Parece que a extensão [do acordo] está em risco de ser desperdiçada”, referiu.

Segundo o Expresso, o Instituto de Diretores critica ainda a falta de apoio do Governo na preparação das pequenas e médias empresas. “Se as empresas não podem ter fé nos políticos isso significa que terão que olhar por elas mesmas.”

Apesar de admitir ser “compreensível” que as empresas não queiram colocar recursos a prepararem-se para algo que esperam que não aconteça, “o risco de Brexit sem acordo é muito real”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …