//

Reino Unido. Mais de metade das empresas não estão preparadas para o Brexit sem acordo

Mais de metade das empresas do Reino Unido não estão preparadas para o Brexit sem acordo, segundo a organização que representa os líderes das empresas do país.

Edwin Morgan, diretor geral interino do Instituto dos Diretores, organização de diretores, executivos de topo e empreendedores de empresas do Reino Unido, diz que as empresas devem estar preparadas para um Brexit sem acordo.

Ao The Guardian, o responsável afirmou que os membros da associação não souberam tirar partido do adiamento de sete meses no prazo para se alcançar um acordo para o Brexit. Dados da associação mostram que mais de metade das empresas não têm planos para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Além disso, apenas 4% das empresas inquiridas pretendem usar este prolongamento até outubro para recuperar o tempo perdido e elaborar planos de contingência.

“O voto desta semana não será a última viragem na saga do Brexit, mas tornou claro quão real é a possibilidade de uma saída sem acordo”, afirmou Morgan, referindo-se à primeira votação para líder do partido conservador, cujo vencedor foi o eurocético Boris Johnson, que já disse estar preparado para deixar a União Europeia sem acordo.

“As empresas não têm qualquer garantia que um acordo será alcançado, especialmente dado o compromisso de alguns candidatos a líderes conservadores de deixar a UE em outubro, com ou sem acordo. Parece que a extensão [do acordo] está em risco de ser desperdiçada”, referiu.

Segundo o Expresso, o Instituto de Diretores critica ainda a falta de apoio do Governo na preparação das pequenas e médias empresas. “Se as empresas não podem ter fé nos políticos isso significa que terão que olhar por elas mesmas.”

Apesar de admitir ser “compreensível” que as empresas não queiram colocar recursos a prepararem-se para algo que esperam que não aconteça, “o risco de Brexit sem acordo é muito real”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.