Reino Unido deportou mulher casada há 27 anos com um britânico

fatedsnowfox / Flickr

-

A mulher, casada há 27 anos com um britânico e com quem tem filhos em comum, foi obrigada a permanecer no seu país de origem, Singapura, depois de ter passado um tempo a cuidar dos seus pais.

Segundo o The Guardian, Irene Clennell foi obrigada a regressar a Singapura, o seu país de origem, deixando para trás o seu marido, os dois filhos e uma neta.

Clenneell chegou a Londres em 1988 e casou com John, um cidadão britânico, com quem vive há 27 anos em Durham. O longo período que terá passado fora do país, para cuidar dos pais, que entretanto já faleceram, terá invalidado o seu estatuto de residente.

A mulher, que esteve detida, desde o início de fevereiro, num centro de detenção na Escócia, foi deportada para Singapura no último domingo. Segundo a cunhada, citada pelo jornal britânico, tinha pouco mais de dez libras no bolso e nem sequer teve a oportunidade de contactar um advogado.

No entanto, graças ao mediatismo do caso, uma pessoa em Singapura já se ofereceu para ajudar com a estadia. Também já foi criada uma página para arrecadar fundos para cobrir as despesas legais do processo, que já angariou mais de oito mil libras, aproximadamente 9.500 euros.

A deportação, adianta ainda a cunhada ao diário, acontece num momento em que o seu irmão está gravemente doente.

Segundo o The Guardian, o visto de residência concedido através do casamento exige que o cônjuge do cidadão britânico dê provas de que ganha pelo menos 18.600 libras anuais e de que o casal viveu sem grandes interrupções no Reino Unido.

Devido à ausência prolongada por causa do estado de saúde dos pais, Clenneell já tinha feito vários pedidos para se recandidatar a uma nova autorização para viver junto do marido, que foram sempre rejeitados.

Apesar desta situação, um representante dos serviços do ministério do Interior já veio adiantar que “todos os casos são analisados de acordo com as suas particularidades e de acordo com as leis em vigor”, devendo “abandonar o país todos os que não tenham autorização para ficar”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pergunta: Se vive à 27 anos em Inglaterra porque não tem ainda nacionalidade britânica?
    Lembro que este problema afecta muito portugueses imigrantes. Estão nos países de acolhimento à séculos mas nunca pediram a nacionalidade daqueles países.

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …