Reino Unido é o primeiro país do mundo a declarar emergência climática

O Reino Unido tornou-se o primeiro país do mundo a declarar estado de emergência ambiental. O parlamento britânico aprovou, na quarta-feira, uma moção – sem efeitos vinculativos – que reconhece a necessidade de reforçar o combate às alterações climáticas e à poluição.

A moção prevê que o Governo desenvolva novas medidas para neutralizar as emissões de carbono até 2050, aumentar o consumo de energias renováveis e minimizar o desperdício, noticiou o Público.

O secretário do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânico, Michael Gove, explicou que a legislação a ser introduzida “em breve” pelo governo vai estabelecer os “mais altos padrões de proteção ambiental”. Haverá uma “mudança radical” na forma de enfrentar “os desafios da mudança climática” e “uma degradação ecológica mais ampla”.

“Comprometemo-nos a trabalhar com outros países que tenham intenções sérias de acabar com a catástrofe climática e queremos deixar claro ao Presidente norte-americano Donald Trump que não pode ignorar os acordos internacionais e ação para travar a crise climática”, afirmou o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

“Não temos tempo a perder”, disse. “Estamos a viver uma crise climática que irá acentuar-se de forma perigosa e descontrolada a não ser que tomemos medidas rápidas e radicais”, prosseguiu, acrescentando que já não se trata de um cenário “do futuro distante”.

Segundo o Independent, Michael Gove reuniu-se na terça-feira com membros de movimentos ambientalistas no Palácio de Westminster, avisando que a situação atual é de emergência.

“É uma crise e uma ameaça contra a qual nos temos de unir”, apelou. “Cinco dos anos mais quentes que este planeta sofreu aconteceram desde 2010 e as consequências para todos nós são visíveis”, referiu, sem deixar de relembrar as consequências das alterações climáticas no futuro.

O ministro do gabinete também insistiu que a legislação será introduzida pelo governo”“em breve” para garantir que o Reino Unido tenha os “mais altos padrões de proteção ambiental”, afirmando que marcará uma “mudança radical na forma como este país enfrenta os desafios da mudança climática”.

Nas últimas semanas, o movimento Extinction Rebellion (Rebelião de Extinção) tem realizado manifestações nas cidades britânicas. Algumas anunciaram já a intenção de reduzir a pegada de dióxido de carbono.

A influência dessas manifestações pelo clima tem-se espalhado por outros países, tendo já chegado a Portugal – um manifestante interrompeu o primeiro-ministro António Costa no discurso do 46.º aniversário do Partido Socialista (PS).

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …