/

No Reino Unido, há mais CEOs chamados Peter do que mulheres

Um novo relatório sobre a liderança corporativa no Reino Unido, que incluiu 350 empresas no índice FTSE, mostrou que existem mais CEOs chamados Peter do que CEOs mulheres.

De acordo com o Fast Company, o facto de haver mais CEOs chamados Peter do que mulheres nas empresas de topo do Reino Unido é apenas uma das das conclusões da investigação, conduzida pela consultora de diversidade e inclusão The Pipeline.

Segundo o relatório, mais de dois terços das empresas não têm mulheres no comité executivo nos chamados papéis de “rainmaker”, com responsabilidade de lucros e perdas. Aliás, 15% têm comités executivos inteiramente masculinos.

Outras das conclusões do relatório é que empresas com comités executivos com mais de um terço do sexo feminino têm margens de lucro líquido 10 vezes maiores do que as empresas sem mulheres.

Por fim, apenas 16% dos diretores financeiros são mulheres.

Embora o número de mulheres nos comités executivos tenha melhorado 2,7% desde o ano passado, um mergulho nos dados mostra que as melhorias não são provenientes das 100 principais empresas; frequentemente representam mulheres que assumem funções que não são de P&L, mas sim de áreas como recursos humanos, marketing e legal; e, geralmente, em empresas que já estavam a avançar em direção ao equilíbrio de género.

“No ritmo atual, perderemos outra geração de talentos femininos antes que tenhamos alguma esperança de paridade”, escreveram os autores do relatório.

Ter uma mulher no topo gera mais equilíbrio de género nas hierarquias abaixo. As empresas lideradas por mulheres têm comités executivos que representam em média um terço do sexo feminino, enquanto os das empresas lideradas por homens são um quinto do sexo feminino.

O problema dos “Peter’s” é conhecido nos Estados Unidos como o problema dos “John’s”.  Há mais CEOs chamados John a liderar empresas da Fortune 500 do que mulheres. Aproximadamente 3% da população chama-se John. Mais de 50% da população é do sexo feminino. Reivindicações semelhantes podem ser feitas nos Estados Unidos em relação a para Robert’s, James, William’s e Michael’s.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.