/

Agência de espionagem britânica desafia “homens e mulheres sábios” a resolver enigma num postal de Natal

6

A maior agência de espionagem do Reino Unido, o Government Communications Headquarters (GCHQ), enviou o seu cartão de Natal anual com um enigma por resolver.

“A solução de problemas está no cerne do que fazemos. Aceitar este brinde de Natal dá uma visão das habilidades de que precisa para ser um analista do GCHQ“, disse um porta-voz do Government Communications Headquarters (GCHQ), em comunicado publicado esta sexta-feira. “Reúna uma mistura de mentes partilhando com os homens e mulheres sábios da sua casa para encontrar a solução.”

De acordo com a CNN, as instruções são as seguintes: “Complete as nove sequências a seguir e escreva as suas respostas de uma única letra nos nós dourados correspondentes no cartão. Siga o fluxo das setas de algum lugar gelado para desbloquear uma mensagem.”

https://twitter.com/GCHQ/status/1339831772310364160

As sequências são: GFEDCB_; NOHHPQ_; MDCLXV_; POIUYT_; DPLLMS_; HHELIB_; NAMWON_; EOEREX_; e GMRDPR_.

A resposta do quebra-cabeça de Natal será publicada na conta do Twitter, assim como no Instagram e no site do GCHQ.

O GCHQ é uma agência de inteligência, cibernética e segurança, de acordo com o seu site.

A agência é conhecida pelas suas operações durante a II Guerra Mundial, quando se mudou para Bletchley Park em Buckinghamshire. Lá, decifradores de código, incluindo Alan Turing, revelaram mensagens em alemão codificadas, famosamente descriptografadas usando a máquina de criptografia Enigma.

Mais recentemente, o GCHQ foi criticado pela Big Tech por fazer uma “proposta fantasma” que lhes permitiria espiar mensagens criptografadas.

No final de 2018, funcionários de alto escalão sugeriram que os provedores de serviços poderiam “adicionar silenciosamente um participante da aplicação da lei” a grupos de mensagens ou chamadas em grupo criptografadas.

Em maio de 2019, grupos de defesa, especialistas em segurança e gigantes da tecnologia, incluindo a Apple, Google e WhatsApp, assinaram uma carta aberta ao GCHQ, exigindo que os seus espiões sejam proibidos de aceder a mensagens digitais privadas.

A conta do Twitter do GCHQ publica enigmas semanalmente para os seus seguidores decifrarem.

Maria Campos, ZAP //

6 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.