Agência de espionagem britânica desafia “homens e mulheres sábios” a resolver enigma num postal de Natal

A maior agência de espionagem do Reino Unido, o Government Communications Headquarters (GCHQ), enviou o seu cartão de Natal anual com um enigma por resolver.

“A solução de problemas está no cerne do que fazemos. Aceitar este brinde de Natal dá uma visão das habilidades de que precisa para ser um analista do GCHQ“, disse um porta-voz do Government Communications Headquarters (GCHQ), em comunicado publicado esta sexta-feira. “Reúna uma mistura de mentes partilhando com os homens e mulheres sábios da sua casa para encontrar a solução.”

De acordo com a CNN, as instruções são as seguintes: “Complete as nove sequências a seguir e escreva as suas respostas de uma única letra nos nós dourados correspondentes no cartão. Siga o fluxo das setas de algum lugar gelado para desbloquear uma mensagem.”

https://twitter.com/GCHQ/status/1339831772310364160

As sequências são: GFEDCB_; NOHHPQ_; MDCLXV_; POIUYT_; DPLLMS_; HHELIB_; NAMWON_; EOEREX_; e GMRDPR_.

A resposta do quebra-cabeça de Natal será publicada na conta do Twitter, assim como no Instagram e no site do GCHQ.

O GCHQ é uma agência de inteligência, cibernética e segurança, de acordo com o seu site.

A agência é conhecida pelas suas operações durante a II Guerra Mundial, quando se mudou para Bletchley Park em Buckinghamshire. Lá, decifradores de código, incluindo Alan Turing, revelaram mensagens em alemão codificadas, famosamente descriptografadas usando a máquina de criptografia Enigma.

Mais recentemente, o GCHQ foi criticado pela Big Tech por fazer uma “proposta fantasma” que lhes permitiria espiar mensagens criptografadas.

No final de 2018, funcionários de alto escalão sugeriram que os provedores de serviços poderiam “adicionar silenciosamente um participante da aplicação da lei” a grupos de mensagens ou chamadas em grupo criptografadas.

Em maio de 2019, grupos de defesa, especialistas em segurança e gigantes da tecnologia, incluindo a Apple, Google e WhatsApp, assinaram uma carta aberta ao GCHQ, exigindo que os seus espiões sejam proibidos de aceder a mensagens digitais privadas.

A conta do Twitter do GCHQ publica enigmas semanalmente para os seus seguidores decifrarem.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …