“O Rei Leão” é o filme mais visto de 2019 (e de sempre) em Portugal

O Rei Leão destronou Avatar e tornou-se o filme mais visto de sempre em Portugal. Os dados foram divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.

Com 1 milhão e 280 mil espectadores em sala, o mais recente remake do clássico de animação de 1994 da Walt Disney, realizado por Jon Favreau, ultrapassou o recordista anterior, Avatar, de James Cameron, que levou 1.207.749 espectadores às salas de cinema.

Os dois filmes são os mais vistos entre os portugueses desde que o Instituto do Cinema e Audiovisual, ICA, começou a recolher e divulgar estes dados, em 2004.

O clássico da Disney, estreado a 18 de julho de 2019, precisou de apenas duas semanas de exibição para se tornar o filme mais visto do ano. O Rei Leão tem também batido recordes no resto do mundo, onde já ultrapassou receitas de bilheteira de 1,5 mil milhões de euros.

De acordo com os dados provisórios do Instituto, depois de O Rei Leão, o segundo filme mais visto deste ano foi Joker, de Todd Phillips, com quase 895 mil espectadores. Em terceiro lugar, temos Vingadores: Endgame de Anthony e Joe Russo, com mais de 670 mil portugueses nas salas de cinema.

Agora, apenas Frozen II – O Reino do Gelo, atualmente com mais de 486 mil espectadores, e o recém-estreado Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker, que numa semana vendou quase 140 mil bilhetes, poderão competir com estes números.

Filmes mais vistos nos cinemas em Portugal em 2019 (até 25 de dezembro):

  1. O Rei Leão
  2. Joker
  3. Vingadores: Endgame
  4. Frozen II- O Reino do Gelo
  5. Toy Story 4
  6. Homem-Aranha: Longe de Casa
  7. Dumbo
  8. Aladdin
  9. Capitão Marvel
  10. Era uma vez em… Hollywood

Estes dados permitem concluir que 2019 foi um bom ano para as bilheteiras nacionais. Os cinemas portugueses até novembro registaram cerca de 14 milhões de espectadores, o que representa um aumento de 841 bilhetes emitidos (6,4%) face ao mesmo período de 2018.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É pena não ser também no futebol, sempre era mais interessante este pobre campeonato nacional que se joga a 10 à hora na maioria das vezes. O Rei leão faz falta ao futebol.

RESPONDER

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

"Epidemia das raspadinhas" preocupa Portugal. Há quem gaste 500 euros por dia

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …