Rei Filipe VI diz que “é melhor encontrar uma solução de Governo em vez de ir a novas eleições”

(dr) Casa de S.M. el Rey

Felipe VI, rei de Espanha

Este domingo, o rei Filipe VI de Espanha enviou uma mensagem aos partidos políticos para que desbloqueiem o impasse em que o país se encontra desde a investidura falhada de Pedro Sánchez como primeiro-ministro.

“O melhor é encontrar uma solução de governo antes de ir a outras eleições”, disse o rei de Espanha, citado pelo El Mundo, em tom de recado aos partidos políticos espanhóis, depois de Pedro Sánchez não ter sido investido presidente do governo.

“Esperamos que haja margem para que os partidos têm a confiança dos cidadãos possam encontrar uma solução. Se não a encontrarem, há outros canais constitucionais“, disse o Rei Felipe VI. Apesar de estar de férias em Palma de Maiorca, o monarca garante estar atento à situação política do país. “Sabemos que a atividade política não está parada e que a qualquer momento pode haver notícia.”

Na quarta-feira, o monarca recebe Pedro Sánchez na tradicional residência de verão da família real.

Depois de ter falhado a investidura de Sánchez no dia 25 de julho, o Congresso tem agora 60 dias para chegar a um acordo Isto significa que o líder do PSOE, que quer chegar a líder do Governo, tem até 23 de setembro para novas negociações. Caso não consigam chegar a consenso, Espanha será obrigada a marcar eleições antecipadas a 10 de novembro.

Na última terça-feira, o parlamento chumbou a formação de um governo liderado por Pedro Sánchez, na primeira votação da investidura.

Segundo o Expresso, esta semana, Sánchez tem várias reuniões marcadas com a sociedade civil e com os partidos políticos com que explora uma abordagem para possíveis pactos de governo.

De acordo com a EFE, o primeiro-ministro em funções reúne-se esta segunda-feira em Valência com a coligação Compromís. Na reunião estarão também presentes o secretário de organização do PSOE, o ministro do Fomento em funções, José Luis Ábalos, e o presidente da Comunidade Valenciana, Ximo Puig.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Totalmente de acordo com Rei Filipe VI urge achar soluções para os erros e não buscar trocar alhos por bugalhos!

RESPONDER

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …