/

Rei Filipe VI diz que “é melhor encontrar uma solução de Governo em vez de ir a novas eleições”

1

(dr) Casa de S.M. el Rey

Felipe VI, rei de Espanha

Este domingo, o rei Filipe VI de Espanha enviou uma mensagem aos partidos políticos para que desbloqueiem o impasse em que o país se encontra desde a investidura falhada de Pedro Sánchez como primeiro-ministro.

“O melhor é encontrar uma solução de governo antes de ir a outras eleições”, disse o rei de Espanha, citado pelo El Mundo, em tom de recado aos partidos políticos espanhóis, depois de Pedro Sánchez não ter sido investido presidente do governo.

“Esperamos que haja margem para que os partidos têm a confiança dos cidadãos possam encontrar uma solução. Se não a encontrarem, há outros canais constitucionais“, disse o Rei Felipe VI. Apesar de estar de férias em Palma de Maiorca, o monarca garante estar atento à situação política do país. “Sabemos que a atividade política não está parada e que a qualquer momento pode haver notícia.”

Na quarta-feira, o monarca recebe Pedro Sánchez na tradicional residência de verão da família real.

Depois de ter falhado a investidura de Sánchez no dia 25 de julho, o Congresso tem agora 60 dias para chegar a um acordo Isto significa que o líder do PSOE, que quer chegar a líder do Governo, tem até 23 de setembro para novas negociações. Caso não consigam chegar a consenso, Espanha será obrigada a marcar eleições antecipadas a 10 de novembro.

Na última terça-feira, o parlamento chumbou a formação de um governo liderado por Pedro Sánchez, na primeira votação da investidura.

Segundo o Expresso, esta semana, Sánchez tem várias reuniões marcadas com a sociedade civil e com os partidos políticos com que explora uma abordagem para possíveis pactos de governo.

De acordo com a EFE, o primeiro-ministro em funções reúne-se esta segunda-feira em Valência com a coligação Compromís. Na reunião estarão também presentes o secretário de organização do PSOE, o ministro do Fomento em funções, José Luis Ábalos, e o presidente da Comunidade Valenciana, Ximo Puig.

ZAP //

1 Comment

  1. Totalmente de acordo com Rei Filipe VI urge achar soluções para os erros e não buscar trocar alhos por bugalhos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.