Rei Alberto II da Bélgica enfrenta multa diária de 5.000 euros em disputa de paternidade

O rei Alberto II, que abdicou do trono belga há seis anos, será multado em cinco mil euros por cada dia em que se recusar a passar pelo teste de ADN para refutar as declarações de que teve uma filha durante um caso extraconjugal nos anos 60.

O tribunal ordenou a multa depois de rejeitas as tentativas de Alberto II de adiar a oferta de uma amostra de saliva, na última reviravolta de uma reivindicação de paternidade de longa data de uma artista de 50 anos, Delphine Boël.

Boël tem estado a lutar nos tribunais há seis anos para obter provas de que Alberto, de 84 anos, é o seu pai biológico. Se a artista for capaz de provar a paternidade, poderia ficar com o nome Delphine Van België e, por decreto real, o título de princesa. Boël também teria direito a um oitavo da propriedade de Albert, metade da qual é reservada para os seus filhos.

A alegação de Boël recebeu um impulso no outono passado, quando o tribunal de Bruxelas decidiu que Jacques Boël, herdeiro de uma das mais ricas dinastias industriais da Bélgica, não era o seu pai biológico – o que aumenta a confiança dos advogados da artista – e instruiu um especialista do hospital Erasmus a realizar testes genéticos para comparar o seu ADN com o de Alberto II.

Os advogados de Alberto argumentaram que não deveria dar uma amostra até que uma apelação contra essa decisão fosse ouvida num tribunal superior. Na quinta-feira, um juiz disse que o processo não deve ser adiado, embora os resultados do teste não sejam ouvidos até que o tribunal de última instância da Bélgica tome uma decisão sobre a legalidade da decisão original.

Marc Uyttendaele, um dos advogados de Boël, disse estar satisfeito com a decisão. “Discutimos aqui com o objetivo de obter evidências para a continuação do teste”, disse, citado pelo The Guardian. “Portanto, concordamos plenamente que os resultados do ADN não serão revelados antes que o tribunal tenha dado a decisão”. As multas representariam um enorme dano na fortuna de Alberto II. O monarca vive de uma alocação do Estado de 961 mil euros.

No dia em que Albert deixou o cargo em 2013, alegando problemas de saúde, a mãe de Boël, baronesa Sybille de Selys Longchamps, falou publicamente pela primeira vez sobre o alegado caso com o rei numa entrevista na televisão. “Achava que não poderia ter filhos porque tinha tido uma infeção”, disse sobre o relacionamento, que se alega entre 1966 e 1984. “Não tomamos nenhuma precaução”.

“Foi um período lindo. Delphine era uma criança amorosa. Alberto não era a figura paterna, mas era muito gentil com ela”, continuou. Albert admitiu mais tarde que ele e a sua esposa tinham passado por uma crise conjugal nos anos 70, mas o rei nunca admitiu ter tido um filho fora do casamento.

Esta não é a primeira vez que a justiça analisa casos de possível paternidade fora do casamento em famílias reais europeias. Em 2015, a justiça espanhola analisou um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que dizia ser sua filha. O caso acabou por ser arquivado, após recurso de Juan Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …