Tribunal vai analisar o caso da mulher que diz ser filha de Juan Carlos

d.r. Tura Soler

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

A justiça espanhola aceitou esta quarta-feira analisar um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que diz ser sua filha, tornando-se no mais recente escândalo a atingir a monarquia espanhola.

Este é o primeiro processo judicial aceite contra Juan Carlos, de 77 anos, desde que em junho perdeu a imunidade, quando abdicou do trono a favor do seu filho Filipe.

O tribunal aceitou examinar o processo de paternidade apresentado por Ingrid Jeanne Sartiau, uma dona de casa belga, tendo no entanto recusado um outro caso apresentado por Alberto Sola Jimenez, um empregado de mesa espanhol que também reclama ser filho de Juan Carlos, revelou uma fonte judicial.

Tanto Ingrid Sartiau como Alberto Sola querem que Juan Carlos reconheça a paternidade, afirmando que os casos com as respetivas mães ocorreram antes mesmo de ele ser coroado rei, em 1975, recorda a France Press.

“Ele já não é inviolável e, segundo a lei, somos nós que temos razão”, disse em junho do ano passado o advogado Francesc Bueno, que representa Alberto Sola Jimenez, nascido em 1956 em Barcelona.

d.r. Tura Soler

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos)

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos). À direita, Felipe VI de Espanha, filho de Juan Carlos

Apesar de reclamarem a paternidade há mais de 30 anos, só em 2012 Ingrid Sartiau e Alberto Sola avançaram em tribunal com provas de ADN.

Juan Carlos assumiu o trono depois da morte do ditador Francisco Franco, tendo abandonado a chefia do Estado espanhol apenas no passado verão.

Com 76 anos, Juan Carlos anunciou a sua abdicação, a 2 de junho, deixando o trono ao seu filho, Felipe VI, de 46 anos, coroado Rei de Espanha a 19 de Junho.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …