Tribunal vai analisar o caso da mulher que diz ser filha de Juan Carlos

d.r. Tura Soler

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

A justiça espanhola aceitou esta quarta-feira analisar um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que diz ser sua filha, tornando-se no mais recente escândalo a atingir a monarquia espanhola.

Este é o primeiro processo judicial aceite contra Juan Carlos, de 77 anos, desde que em junho perdeu a imunidade, quando abdicou do trono a favor do seu filho Filipe.

O tribunal aceitou examinar o processo de paternidade apresentado por Ingrid Jeanne Sartiau, uma dona de casa belga, tendo no entanto recusado um outro caso apresentado por Alberto Sola Jimenez, um empregado de mesa espanhol que também reclama ser filho de Juan Carlos, revelou uma fonte judicial.

Tanto Ingrid Sartiau como Alberto Sola querem que Juan Carlos reconheça a paternidade, afirmando que os casos com as respetivas mães ocorreram antes mesmo de ele ser coroado rei, em 1975, recorda a France Press.

“Ele já não é inviolável e, segundo a lei, somos nós que temos razão”, disse em junho do ano passado o advogado Francesc Bueno, que representa Alberto Sola Jimenez, nascido em 1956 em Barcelona.

d.r. Tura Soler

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos)

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos). À direita, Felipe VI de Espanha, filho de Juan Carlos

Apesar de reclamarem a paternidade há mais de 30 anos, só em 2012 Ingrid Sartiau e Alberto Sola avançaram em tribunal com provas de ADN.

Juan Carlos assumiu o trono depois da morte do ditador Francisco Franco, tendo abandonado a chefia do Estado espanhol apenas no passado verão.

Com 76 anos, Juan Carlos anunciou a sua abdicação, a 2 de junho, deixando o trono ao seu filho, Felipe VI, de 46 anos, coroado Rei de Espanha a 19 de Junho.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …