Tribunal vai analisar o caso da mulher que diz ser filha de Juan Carlos

d.r. Tura Soler

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

Ingrid Jeanne Sartiau, com o alegado meio-irmão Alberto Sola Jimenez

A justiça espanhola aceitou esta quarta-feira analisar um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que diz ser sua filha, tornando-se no mais recente escândalo a atingir a monarquia espanhola.

Este é o primeiro processo judicial aceite contra Juan Carlos, de 77 anos, desde que em junho perdeu a imunidade, quando abdicou do trono a favor do seu filho Filipe.

O tribunal aceitou examinar o processo de paternidade apresentado por Ingrid Jeanne Sartiau, uma dona de casa belga, tendo no entanto recusado um outro caso apresentado por Alberto Sola Jimenez, um empregado de mesa espanhol que também reclama ser filho de Juan Carlos, revelou uma fonte judicial.

Tanto Ingrid Sartiau como Alberto Sola querem que Juan Carlos reconheça a paternidade, afirmando que os casos com as respetivas mães ocorreram antes mesmo de ele ser coroado rei, em 1975, recorda a France Press.

“Ele já não é inviolável e, segundo a lei, somos nós que temos razão”, disse em junho do ano passado o advogado Francesc Bueno, que representa Alberto Sola Jimenez, nascido em 1956 em Barcelona.

d.r. Tura Soler

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos)

Alberto Sola Jimenez (ao centro), 52 anos, alega ser filho ilegítimo de Juan Carlos (à esquerda, com 50 anos). À direita, Felipe VI de Espanha, filho de Juan Carlos

Apesar de reclamarem a paternidade há mais de 30 anos, só em 2012 Ingrid Sartiau e Alberto Sola avançaram em tribunal com provas de ADN.

Juan Carlos assumiu o trono depois da morte do ditador Francisco Franco, tendo abandonado a chefia do Estado espanhol apenas no passado verão.

Com 76 anos, Juan Carlos anunciou a sua abdicação, a 2 de junho, deixando o trono ao seu filho, Felipe VI, de 46 anos, coroado Rei de Espanha a 19 de Junho.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …