Alberto II da Bélgica obrigado a fazer teste de paternidade

A justiça belga ordenou a Alberto II, o rei da Bélgica que abdicou do trono em 2013, que forneça uma amostra de ADN para se comprovar se é pai de Delphine Boël, artista belga de 50 anos que alega ser filha do antigo monarca.

O ex-monarca belga terá de ceder uma amostra da sua saliva para se comprovar se é ou não o pai da artista belga Delphine Boël, que alega ser fruto de uma relação extraconjugal que o rei alegadamente teve durante a década de 60.

Por ordem do tribunal, Alberto II, de 84 anos, tem três meses para entregar esta amostra do seu ADN. Caso haja parentesco, Delphine terá direito a partilhar a herança de Alberto II com os três príncipes da monarquia belga, filhos do casamento de Alberto II com a rainha Paula, de acordo com o Observador.

Os advogados de Boël afirmam que “ainda não sararam as feridas que o rei Alberto lhe deixou quando negou a paternidade”. Alberto tem negado a reivindicação de paternidade desde que esta foi feita pela primeira vez há mais de uma década.

No dia em que o Alberto II abdicou do trono por motivos de saúde, em 2013, a baronesa Sybille de Selys Longchamps, mãe de Delphine Boël, falou publicamente pela primeira vez sobre o alegado caso com o rei durante uma entrevista televisiva.

“Eu achava que não podia ter filhos porque tinha tido uma infeção. Não tomámos precauções”, disse nessa entrevista, citada pelo The Guardian. A relação terá durado entre 1966 e 1984. Delphine Boël nasceu a 22 de fevereiro de 1968.

A identidade de Delphine tornou-se tema de debate público após a publicação, em 1999, da biografia da rainha Paula, a mulher italiana de Albert, que alegava que o rei teve um longo relacionamento fora do casamento, do qual nasceu uma filha na década de 1960.

Alberto já antes admitiu que ele e a mulher passaram uma por uma dura crise matrimonial nos anos 1970, mas nunca reconheceu ter tido um filho fora do casamento. Testes de ADN determinados judicialmente provaram que Delphine não é filha de Jacques Boël, herdeiro de uma das mais ricas dinastias industriais da Bélgica, o que aumenta a confiança dos advogados da artista belga.

Esta não é a primeira vez que a justiça analisa casos de possível paternidade fora do casamento em famílias reais europeias. Em 2015, a justiça espanhola analisou um processo de paternidade contra o rei Juan Carlos, apresentado por uma mulher que dizia ser sua filha. O caso acabou por ser arquivado, após recurso de Juan Carlos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna (repentinamente) o cabelo branco pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimentos negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …