“Não é o meu regimento, querida, sou só eu dentro de um grande pássaro a caminho daí”

Airwolfhound / Flickr

Aeronave de transporte militar Hercules C-130

Em plena Guerra Fria, um mecânico norte-americano roubou um avião numa base militar britânica para ir ter com a mulher e com o filho à Virgínia, a 3.000 quilómetros de distância. Mas nunca chegou ao seu destino.

Paul Meyer, sargento mecânico da Força Aérea norte-americana destacado em East Anglia, no Reino Unido, foi assolado por uma saudade gigantesca de casa. Uns dias antes tinha pedido que o mandassem de volta à sua base original, na Virgínia, mas o seu pedido foi diferido.

O mecânico de 23 anos ficou chateado e decidiu ir ter com os seus colegas a uma festa. Segundo os registos feitos pelos jornais da altura, Meyer ficou extremamente violento. Foi então que fugiu pela janela e dirigiu-se para a A11, uma das principais auto-estradas de Inglaterra.

A polícia prendeu o jovem por desacatos à calma da zona e levou-o à caserna. Ordenou que se fosse deitar, mas o rebelde Meyer, em vez disso, foi ao quarto do capitão Upton e roubou as chaves da sua carrinha.

Segundo o Expresso, o mecânico conduziu até ao centro de comunicações da pista do aeroporto da base e, usando o nome de Capitão Epstein, pediu que um avião com combustível suficiente para o levar até à Costa Leste dos Estados Unidos fosse imediatamente preparado.

As ordens foram acatadas, a tribulação colocou na pista 29 um Hercules C-130 e, pelas 05h00 do dia 23 de maio, numa madrugada nublada e chuvosa, Meyer estava no ar.

Mary Ann Jane Goodson acordou de repente com uma chamada de Paul. O jovem mecânico disse-lhe que estava a ir para a casa, e de imediato a mulher lhe perguntou se o regimento já estava de volta.

“Não é o meu regimento, querida, sou só eu, estou dentro de um grande pássaro a caminho daí”, disse Meyer ao telefone dentro do avião.

Mary Ann tem muito presente a conversa daquela noite, em que ficou com o coração nas mãos pela ansiedade que a loucura do marido lhe causara. Quando percebeu que Meyer tinha roubado o avião, pediu que voltasse para trás.

Querida, já te ligo, estou aqui com um problema”, foi um indício de que aquela noite não acabaria bem e a última frase do mecânico. Depois de uma hora e quarenta e cinco minutos sobre o Canal da Mancha, o avião caiu.

O relatório oficial da Força Aérea norte-americana menciona que um avião caça F-100 e um outro C-130 levantaram da base da Força Aérea britânica numa tentativa de “prestar assistência” a Meyer, mas as teorias da conspiração são inúmeras desde que o avião de Meyer se despenhou.

A verdade é que nada se sabe. A história foi agora relembrada porque um grupo de marinheiros e exploradores marítimos, os Deeper Dorset, puseram no mar uma missão de reconhecimento com o objetivo de encontrar os destroços deste avião, 49 anos depois.

A família ainda não desistiu de saber o que se passou com Meyer. E, mesmo que seja verdade a teoria de que os militares aliados tiveram medo de que o mecânico fosse desertar com documentos secretos (tendo disparado), a família precisa de saber.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E lá vou eu de novo: “mas o seu pedido foi diferido”. Não será “indeferido”? O revisor foi outra vez de férias? Oito dias em cada sete? Pobre Língua!

    • Sr. Fernando; Não tem razão. Consulte o dicionário. “Indeferido” é um adjectivo que significa que não foi aceite, não teve despacho, que não foi deferido. “Diferido” é igualmente um adjectivo que significa ter sido adiado para mais tarde, para outra ocasião. É sinónimo de “adiado”. Portanto “diferido” ou “indeferido” têm aqui o mesmo significado. O revisor não foi de férias, esteve bem presente! E a língua, como vê, não é nada pobre, aliás, até bastante rica.

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …