“Não é o meu regimento, querida, sou só eu dentro de um grande pássaro a caminho daí”

Airwolfhound / Flickr

Aeronave de transporte militar Hercules C-130

Em plena Guerra Fria, um mecânico norte-americano roubou um avião numa base militar britânica para ir ter com a mulher e com o filho à Virgínia, a 3.000 quilómetros de distância. Mas nunca chegou ao seu destino.

Paul Meyer, sargento mecânico da Força Aérea norte-americana destacado em East Anglia, no Reino Unido, foi assolado por uma saudade gigantesca de casa. Uns dias antes tinha pedido que o mandassem de volta à sua base original, na Virgínia, mas o seu pedido foi diferido.

O mecânico de 23 anos ficou chateado e decidiu ir ter com os seus colegas a uma festa. Segundo os registos feitos pelos jornais da altura, Meyer ficou extremamente violento. Foi então que fugiu pela janela e dirigiu-se para a A11, uma das principais auto-estradas de Inglaterra.

A polícia prendeu o jovem por desacatos à calma da zona e levou-o à caserna. Ordenou que se fosse deitar, mas o rebelde Meyer, em vez disso, foi ao quarto do capitão Upton e roubou as chaves da sua carrinha.

Segundo o Expresso, o mecânico conduziu até ao centro de comunicações da pista do aeroporto da base e, usando o nome de Capitão Epstein, pediu que um avião com combustível suficiente para o levar até à Costa Leste dos Estados Unidos fosse imediatamente preparado.

As ordens foram acatadas, a tribulação colocou na pista 29 um Hercules C-130 e, pelas 05h00 do dia 23 de maio, numa madrugada nublada e chuvosa, Meyer estava no ar.

Mary Ann Jane Goodson acordou de repente com uma chamada de Paul. O jovem mecânico disse-lhe que estava a ir para a casa, e de imediato a mulher lhe perguntou se o regimento já estava de volta.

“Não é o meu regimento, querida, sou só eu, estou dentro de um grande pássaro a caminho daí”, disse Meyer ao telefone dentro do avião.

Mary Ann tem muito presente a conversa daquela noite, em que ficou com o coração nas mãos pela ansiedade que a loucura do marido lhe causara. Quando percebeu que Meyer tinha roubado o avião, pediu que voltasse para trás.

Querida, já te ligo, estou aqui com um problema”, foi um indício de que aquela noite não acabaria bem e a última frase do mecânico. Depois de uma hora e quarenta e cinco minutos sobre o Canal da Mancha, o avião caiu.

O relatório oficial da Força Aérea norte-americana menciona que um avião caça F-100 e um outro C-130 levantaram da base da Força Aérea britânica numa tentativa de “prestar assistência” a Meyer, mas as teorias da conspiração são inúmeras desde que o avião de Meyer se despenhou.

A verdade é que nada se sabe. A história foi agora relembrada porque um grupo de marinheiros e exploradores marítimos, os Deeper Dorset, puseram no mar uma missão de reconhecimento com o objetivo de encontrar os destroços deste avião, 49 anos depois.

A família ainda não desistiu de saber o que se passou com Meyer. E, mesmo que seja verdade a teoria de que os militares aliados tiveram medo de que o mecânico fosse desertar com documentos secretos (tendo disparado), a família precisa de saber.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E lá vou eu de novo: “mas o seu pedido foi diferido”. Não será “indeferido”? O revisor foi outra vez de férias? Oito dias em cada sete? Pobre Língua!

    • Sr. Fernando; Não tem razão. Consulte o dicionário. “Indeferido” é um adjectivo que significa que não foi aceite, não teve despacho, que não foi deferido. “Diferido” é igualmente um adjectivo que significa ter sido adiado para mais tarde, para outra ocasião. É sinónimo de “adiado”. Portanto “diferido” ou “indeferido” têm aqui o mesmo significado. O revisor não foi de férias, esteve bem presente! E a língua, como vê, não é nada pobre, aliás, até bastante rica.

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …