“Não é o meu regimento, querida, sou só eu dentro de um grande pássaro a caminho daí”

Airwolfhound / Flickr

Aeronave de transporte militar Hercules C-130

Em plena Guerra Fria, um mecânico norte-americano roubou um avião numa base militar britânica para ir ter com a mulher e com o filho à Virgínia, a 3.000 quilómetros de distância. Mas nunca chegou ao seu destino.

Paul Meyer, sargento mecânico da Força Aérea norte-americana destacado em East Anglia, no Reino Unido, foi assolado por uma saudade gigantesca de casa. Uns dias antes tinha pedido que o mandassem de volta à sua base original, na Virgínia, mas o seu pedido foi diferido.

O mecânico de 23 anos ficou chateado e decidiu ir ter com os seus colegas a uma festa. Segundo os registos feitos pelos jornais da altura, Meyer ficou extremamente violento. Foi então que fugiu pela janela e dirigiu-se para a A11, uma das principais auto-estradas de Inglaterra.

A polícia prendeu o jovem por desacatos à calma da zona e levou-o à caserna. Ordenou que se fosse deitar, mas o rebelde Meyer, em vez disso, foi ao quarto do capitão Upton e roubou as chaves da sua carrinha.

Segundo o Expresso, o mecânico conduziu até ao centro de comunicações da pista do aeroporto da base e, usando o nome de Capitão Epstein, pediu que um avião com combustível suficiente para o levar até à Costa Leste dos Estados Unidos fosse imediatamente preparado.

As ordens foram acatadas, a tribulação colocou na pista 29 um Hercules C-130 e, pelas 05h00 do dia 23 de maio, numa madrugada nublada e chuvosa, Meyer estava no ar.

Mary Ann Jane Goodson acordou de repente com uma chamada de Paul. O jovem mecânico disse-lhe que estava a ir para a casa, e de imediato a mulher lhe perguntou se o regimento já estava de volta.

“Não é o meu regimento, querida, sou só eu, estou dentro de um grande pássaro a caminho daí”, disse Meyer ao telefone dentro do avião.

Mary Ann tem muito presente a conversa daquela noite, em que ficou com o coração nas mãos pela ansiedade que a loucura do marido lhe causara. Quando percebeu que Meyer tinha roubado o avião, pediu que voltasse para trás.

Querida, já te ligo, estou aqui com um problema”, foi um indício de que aquela noite não acabaria bem e a última frase do mecânico. Depois de uma hora e quarenta e cinco minutos sobre o Canal da Mancha, o avião caiu.

O relatório oficial da Força Aérea norte-americana menciona que um avião caça F-100 e um outro C-130 levantaram da base da Força Aérea britânica numa tentativa de “prestar assistência” a Meyer, mas as teorias da conspiração são inúmeras desde que o avião de Meyer se despenhou.

A verdade é que nada se sabe. A história foi agora relembrada porque um grupo de marinheiros e exploradores marítimos, os Deeper Dorset, puseram no mar uma missão de reconhecimento com o objetivo de encontrar os destroços deste avião, 49 anos depois.

A família ainda não desistiu de saber o que se passou com Meyer. E, mesmo que seja verdade a teoria de que os militares aliados tiveram medo de que o mecânico fosse desertar com documentos secretos (tendo disparado), a família precisa de saber.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E lá vou eu de novo: “mas o seu pedido foi diferido”. Não será “indeferido”? O revisor foi outra vez de férias? Oito dias em cada sete? Pobre Língua!

    • Sr. Fernando; Não tem razão. Consulte o dicionário. “Indeferido” é um adjectivo que significa que não foi aceite, não teve despacho, que não foi deferido. “Diferido” é igualmente um adjectivo que significa ter sido adiado para mais tarde, para outra ocasião. É sinónimo de “adiado”. Portanto “diferido” ou “indeferido” têm aqui o mesmo significado. O revisor não foi de férias, esteve bem presente! E a língua, como vê, não é nada pobre, aliás, até bastante rica.

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …