Sem nenhum caso confirmado, região na Sibéria diz que é protegida por uma múmia

(cv) Altai News

Sem nenhum caso de covid-19 registado até ao momento, a região de Altai, na Sibéria, diz que é protegida por uma múmia de 2.400 anos, conhecida como “Donzela de Gelo da Sibéria”.

A Rússia contabiliza até esta sexta-feira mais de 32 mil casos de infetados pelo coronavírus. A maior parte dos casos de infeção localizam-se na capital do país, A vice-presidente da Câmara de Moscovo, Anastassia Rokova, disse que na zona da capital, onde habitam 12 milhões de pessoas, as “próximas semanas vão ser difíceis”.

Em sentido contrário, há uma região na Sibéria que ainda não registou qualquer caso de infeção pelo coronavírus: Altai. Segundo os habitantes locais, a região foi poupada do vírus graças à proteção de uma múmia de 2.400 anos mantida num museu em Gorno-Altaisk, escreve o portal All That’s Interesting.

Conhecida como “Donzela de Gelo da Sibéria”, a múmia foi retirada do seu cemitério original no permafrost da Sibéria, em 1993. Os arqueólogos acreditam que a múmia possa ter sido uma curandeira ou sacerdotisa.

A região conta com um total de 220 mil habitantes e o Governo regional diz que ainda não registou nenhum caso positivo devido à rápida implementação de um plano de isolamento e medidas preventivas. Mas também acredita na versão da história dos habitantes locais.

“Nós temos proteção. O povo de Altai venera a múmia, nós damos-lhe valor”, disse o deputado regional Yerzhanat Begenov ao jornal local Podyom. “Quando a múmia foi levada para Novosibirsk, tivemos um terramoto aqui, e eles dizem que aconteceu porque a múmia foi levada, não deveríamos ter tocado nela”.

Os xamãs de Altai tinham alertado as autoridades do Governo que remover os restos da múmia do túmulo estimularia a retaliação das forças espirituais. E, coincidência ou não, a região foi atingida pelo terramoto.

A verdadeira identidade da múmia é, até aos dias de hoje, desconhecida. Ela está coberta de tatuagens bem preservadas desde os dois ombros até ao pulso. “É um nível fenomenal de arte nas tatuagens. Incrível”, disse a arqueóloga que descobriu a múmia, Natalia Polosmak.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim, claro que estão protegidos pela múmia santa!…
    Enfim… qualquer dia acordam e descobrem que o mundo já está em 2020…

  2. O que lhes estará a valer a eles é o isolamento em que vivem, se têm o azar de um estranho infectado lá entrar logo vão ver o que a múmia lhes vai valer! Deve-lhes valer tanto como aos deportados do antigo regime que para lá foram.

RESPONDER

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …