Sem nenhum caso confirmado, região na Sibéria diz que é protegida por uma múmia

(cv) Altai News

Sem nenhum caso de covid-19 registado até ao momento, a região de Altai, na Sibéria, diz que é protegida por uma múmia de 2.400 anos, conhecida como “Donzela de Gelo da Sibéria”.

A Rússia contabiliza até esta sexta-feira mais de 32 mil casos de infetados pelo coronavírus. A maior parte dos casos de infeção localizam-se na capital do país, A vice-presidente da Câmara de Moscovo, Anastassia Rokova, disse que na zona da capital, onde habitam 12 milhões de pessoas, as “próximas semanas vão ser difíceis”.

Em sentido contrário, há uma região na Sibéria que ainda não registou qualquer caso de infeção pelo coronavírus: Altai. Segundo os habitantes locais, a região foi poupada do vírus graças à proteção de uma múmia de 2.400 anos mantida num museu em Gorno-Altaisk, escreve o portal All That’s Interesting.

Conhecida como “Donzela de Gelo da Sibéria”, a múmia foi retirada do seu cemitério original no permafrost da Sibéria, em 1993. Os arqueólogos acreditam que a múmia possa ter sido uma curandeira ou sacerdotisa.

A região conta com um total de 220 mil habitantes e o Governo regional diz que ainda não registou nenhum caso positivo devido à rápida implementação de um plano de isolamento e medidas preventivas. Mas também acredita na versão da história dos habitantes locais.

“Nós temos proteção. O povo de Altai venera a múmia, nós damos-lhe valor”, disse o deputado regional Yerzhanat Begenov ao jornal local Podyom. “Quando a múmia foi levada para Novosibirsk, tivemos um terramoto aqui, e eles dizem que aconteceu porque a múmia foi levada, não deveríamos ter tocado nela”.

Os xamãs de Altai tinham alertado as autoridades do Governo que remover os restos da múmia do túmulo estimularia a retaliação das forças espirituais. E, coincidência ou não, a região foi atingida pelo terramoto.

A verdadeira identidade da múmia é, até aos dias de hoje, desconhecida. Ela está coberta de tatuagens bem preservadas desde os dois ombros até ao pulso. “É um nível fenomenal de arte nas tatuagens. Incrível”, disse a arqueóloga que descobriu a múmia, Natalia Polosmak.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim, claro que estão protegidos pela múmia santa!…
    Enfim… qualquer dia acordam e descobrem que o mundo já está em 2020…

  2. O que lhes estará a valer a eles é o isolamento em que vivem, se têm o azar de um estranho infectado lá entrar logo vão ver o que a múmia lhes vai valer! Deve-lhes valer tanto como aos deportados do antigo regime que para lá foram.

RESPONDER

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …