Patudos sobre rodas. Refúgio ajuda dezenas de cães vadios com deficiência na Tailândia

Abanam a cauda enquanto caminham sobre rodas. Hoje, dezenas de cães vadios são capazes de fazer a sua caminhada diária num santuário na Tailândia graças a um projeto que nasceu em 2011: o The Man That Rescues Dogs.

A fundação The Man That Rescues Dogs nasceu em 2011 pelas mãos do empresário sueco Michael J. Baines, que se mudou para Chon Buri em 2002. Depois de ser confrontado com vários cães em más condições nas ruas da província tailandesa, Baines decidiu começar a cuidar dos animais abandonados.

Apesar de ter tido um início tímido, o projeto foi crescendo com o passar dos anos. Em 2019, foi acrescentada à fundação uma clínica veterinária e de reabilitação que trata os animais de forma totalmente gratuita.

“Para nós, é mais importante termos animais saudáveis, vacinados e castrados na comunidade do que lucrar com isso”, disse o responsável pelo refúgio, Christopher Chidichimo.

O abrigo tailandês proporciona aos cães vadios o tratamento clínico e emocional de que necessitam para, posteriormente, serem adotados.

Os animais com deficiência, normalmente causada por acidentes, recebem um tratamento específico – muitos deles usam uma espécie de “cadeira de rodas”, para aprenderem a movimentar-se novamente, escreve o Daily Mail.

A fundação depende totalmente de ajuda voluntária para manter o trabalho realizado, que custa mais de 1,3 mil dólares por dia. A pandemia de covid-19, que assolou o mundo inteiro, causou uma quebra de cerca de 40% nas doações. Os responsáveis viram-se obrigados a suspender uma campanha mensal de castração de animais abandonados.

Em 2017, a Tailândia tinha mais de 800 mil cães e gatos vadios. O número pode chegar aos dois milhões já em 2027, se o país não tomar medidas para controlar os número.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Galamba diz que "Sexta às 9" é "estrume" e "coisa asquerosa". Líder do CDS pede a sua demissão

O secretário de Estado Adjunto e da Energia escreveu nas suas redes sociais, este sábado, que o programa da RTP é "estrume" e uma "coisa asquerosa". Depois, a publicação foi apagada. "Lamento, mas estrume só mesmo …

Odemira exige medidas ao Governo. Cidadãos "têm de saltar a cerca" para comprarem teste noutra freguesia

A Assembleia Municipal de Odemira, em Beja, exigiu no domingo ao Governo a adoção de sete medidas estruturais e quatro medidas de combate à pandemia de covid-19 no concelho, como o fim da cerca sanitária …

Al Hilal anuncia contratação de Marega, que sai do FC Porto a custo zero

O clube saudita anunciou, este domingo, a contratação do avançado maliano, que estava em final de contrato com o FC Porto e sai assim a custo zero. O Al Hilal anunciou a contratação de Moussa Marega, …

Cimeira Social cumpriu os objetivos. Costa acredita que união entre a UE e a Índia é fundamental

A Cimeira Social do Porto chegou ontem ao fim depois de dois dias de trabalhos entre os líderes europeus. Dois dos objetivos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia foram cumpridos: foram retomadas as …

Os abelhões são madrugadores (e gostam de começar a trabalhar mais cedo)

Um novo estudo revelou que os abelhões têm maior probabilidade de sair em busca de alimentos na luz baixa do amanhecer. Uma equipa de cientistas da Universidade de Exeter usaram RFID - tecnologia semelhante aos pagamentos …

Santana Lopes candidata-se como independente à Câmara da Figueira da Foz

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, que na sexta-feira mudou a residência para a Figueira da Foz, apresentou-se este domingo como candidato a esta Câmara do distrito de Coimbra, …

Pessoas a partir dos 60 anos já podem autoagendar vacinação contra covid-19

Pessoas a partir dos 60 anos já podem fazer o agendamento para a vacinação contra a covid-19, que até agora estava reservado a maiores de 65 anos, disse à Lusa a task force da vacinação. A …

Saturno tem um campo magnético único (e podemos finalmente saber porquê)

Uma nova análise dos dados da sonda Cassini mostrou o que pode estar a acontecer dentro de Saturno para que este planeta tenha um campo magnético tão estranho. De acordo com o site Science Alert, os …

Astrónomos detetam "oceano" invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

Um misterioso rastro de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura. Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados …

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …