Referendo na Escócia alimenta aspirações da Catalunha

Lohen11 / wikimedia

Manifestação pela independência da Catalunha

Manifestação pela independência da Catalunha

O referendo de quinta-feira sobre a independência da Escócia está a “alimentar” os argumentos dos que defendem a possibilidade de colocar a mesma pergunta, numa consulta pública, aos habitantes da região espanhola da Catalunha.

A posição dos que se opõem a uma qualquer consulta independentista aos catalães é destacarem as diferenças entre as duas realidades, nomeadamente pelo facto de a consulta escocesa ter sido acordada.

As diferenças de perspetiva ficaram patentes na semana passada em declarações de Artur Mas, presidente do Governo regional da Catalunha, e de Alex Salmond,
ministro principal da Escócia.

Para Mas “um Sim no referendo escocês abriria caminho para a independência da Catalunha“, diluindo ao mesmo tempo as oposições que permanecem na Europa
sobre a “reintegração” na UE de quem avance para a independência.

“O primeiro fator será a reação dos líderes europeus (…) que aceitarão o resultado do referendo escocês”, disse Mas, considerando que começariam de imediato as conversações entre Edimburgo, Londres e Bruxelas “para manter a Escócia dentro da UE”.

Alex Salmond, por seu lado, preferiu destacar o “fator chave”, nomeadamente o facto de o referendo escocês ter sido acordado com o Governo britânico, algo que as forças soberanistas da Catalunha não conseguiram com o Governo espanhol.

Numa conferência de imprensa na semana passada – em que foi questionado sobre este tema – Salmond disse não pretender “dar conselhos a ninguém”, mas insistiu que “o processo da Escócia é a melhor forma de levar a cabo um referendo de independência”.

“O fator chave deste processo é que foi acordado entre o Governo do Reino Unido e o da Escócia. Ambos os Governos estão a atuar em defesa do interesse da Escócia e do resto do Reino Unido. Essa é uma diferença crucial”, destacou, recordando que este ponto foi já apontado por diversas vezes pelo Governo espanhol.

Com ou sem diferenças, as comparações entre os dois momentos políticos tem vindo a aumentar, evidenciando-se, por exemplo, na cobertura que grande parte da imprensa internacional deu às manifestações que na passada quinta-feira marcaram a Diada, o dia regional catalão.

Dezenas de jornais relacionaram, tanto nas suas edições online como na sua cobertura em papel, as aspirações na Catalunha com o referendo de quinta-feira na Escócia.

E o mesmo deverá voltar a acontecer, especialmente porque esta semana será marcada, na Catalunha, pelo tema da consulta prevista para 9 de novembro, que deverá dominar tanto o Debate de Política Geral, no parlamento regional, como a sessão extraordinária de sexta-feira.

Assim, depois de três dias de debate político, que começa hoje à tarde, haverá uma interrupção de um dia – na quinta-feira, dia do referendo na Escócia – antes das forças políticas catalães aprovarem a nova lei de consultas.

O diploma é essencial na estratégia catalã para contornar a oposição à consulta do parlamento nacional espanhol e pode ser um elemento central de resposta a uma eventual decisão negativa do Tribunal Constitucional sobre essa mesma consulta.

Mesmo reconhecendo as diferenças, tantos os defensores como os opositores à consulta reconhecem que o que acontecer na Escócia pode acabar por ter impacto na Catalunha.

Daí que se antecipe no debate de sexta-feira – e independentemente de qual for o resultado na Escócia – amplas referências ao histórico referendo de quinta-feira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …