/

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

Doug Mills / EPA

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump.

Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica que 49% dos eleitores norte-americanos temem que a pandemia assuma maiores proporções nas respetivas comunidades ao longo do próximo mês. Em junho, só 35% temiam esta degradação.

Os norte-americanos estão também mais pessimistas em relação à recuperação da economia, com 37% dos inquiridos a acreditar que a maior economia mundial estaria totalmente recuperada no espaço de um ano, valor que representa uma descida face aos 42% do mês passado.

Em julho, 63% dos inquiridos disseram ser preciso mais de um ano para assegurar a retoma económica. Em junho, eram 58%.

Este pessimismo é um mau sinal para a reeleição de Donald Trump, uma vez que o atual Presidente tinha perspetivas de chegar a novembro com um trunfo na manga: a gestão da pandemia. No entanto, a quebra económica como resultado das medidas de contenção ameaçam estragar o plano de Trump.

O adversário Joe Biden tem vindo a consolidar a sua posição, beneficiando de uma confortável vantagem para Donald Trump, que ronda os 10%. Mas esta diferença pode agravar-se.

No domingo, a CNN divulgou um estudo de opinião da Monmouth University que dava 53% das intenções de voto ao antigo vice-presidente de Barack Obama e 41% ao candidato do Partido Republicano. As sondagens conhecidas durante o mês de junho também atribuem uma vantagem superior a dois dígitos, favorável Biden.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.