/

Estudo sugere que reduzir a violência com armas de fogo depende de três fatores

Corrigir falhas na regulamentação de verificação de antecedentes, identificar proprietários de armas perigosos com histórico de abuso de álcool e intervir no serviço de saúde são as medidas propostas.

A violência com armas de fogo é um problema crescente, principalmente nos Estados Unidos. Segundo a CBS, só em 2019 já houve mais tiroteios em massa do que dias do ano. Além de tirar vidas a milhares de vidas inocentes, custa ao Estado norte-americano cerca de 229 mil milhões de dólares por ano.

Tanto pela perda humana como pela perda económica, é por isso importante encontrar formas de combater a violência com armas de fogo que atormenta o país. Como tal, a Inverse explica que a Universidade da Califórnia está desde os anos 80 a desenvolver uma abordagem de saúde pública a este problema.

Esta segunda-feira foi publicado um estudo que sugere que reduzir a violência com armas de fogo pode estar dependente de três fatores. Os investigadores dizem que é necessário: corrigir as falhas na regulamentação de verificação de antecedentes, identificar proprietários de armas perigosos com histórico de abuso de álcool e intervir no serviço de saúde.

“Todos os estudos melhoram a nossa compreensão do papel que as armas de fogo desempenham na vida nos Estados Unidos”, explicou Garen Wintemute, o investigador responsável pelo estudo publicado este mês na revista Health Affairs.

Já foi provado que impedir que pessoas com histórico de episódios violentos comprem armas reduz a violência deste tipo. Quanto à verificação de antecedentes, o atual método está longe de ser eficaz, o que torna o processo falível.

Por fim, há ainda claro problemas no que toca à legislação que proíbe a venda de armas de fogo. Muitas vezes, a transação privada é um problema que as autoridades americanas ignoram e, noutras ocasiões, os vendedores de armas licenciados dão a arma ao comprador ainda antes da verificação de antecedentes estar concluída.

Estudos sugerem também que manter as armas afastadas de pessoas com historial violento e de uso abusivo de álcool pode reduzir a frequência de crimes com armas de fogo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.