Estudo sugere que reduzir a violência com armas de fogo depende de três fatores

Corrigir falhas na regulamentação de verificação de antecedentes, identificar proprietários de armas perigosos com histórico de abuso de álcool e intervir no serviço de saúde são as medidas propostas.

A violência com armas de fogo é um problema crescente, principalmente nos Estados Unidos. Segundo a CBS, só em 2019 já houve mais tiroteios em massa do que dias do ano. Além de tirar vidas a milhares de vidas inocentes, custa ao Estado norte-americano cerca de 229 mil milhões de dólares por ano.

Tanto pela perda humana como pela perda económica, é por isso importante encontrar formas de combater a violência com armas de fogo que atormenta o país. Como tal, a Inverse explica que a Universidade da Califórnia está desde os anos 80 a desenvolver uma abordagem de saúde pública a este problema.

Esta segunda-feira foi publicado um estudo que sugere que reduzir a violência com armas de fogo pode estar dependente de três fatores. Os investigadores dizem que é necessário: corrigir as falhas na regulamentação de verificação de antecedentes, identificar proprietários de armas perigosos com histórico de abuso de álcool e intervir no serviço de saúde.

“Todos os estudos melhoram a nossa compreensão do papel que as armas de fogo desempenham na vida nos Estados Unidos”, explicou Garen Wintemute, o investigador responsável pelo estudo publicado este mês na revista Health Affairs.

Já foi provado que impedir que pessoas com histórico de episódios violentos comprem armas reduz a violência deste tipo. Quanto à verificação de antecedentes, o atual método está longe de ser eficaz, o que torna o processo falível.

Por fim, há ainda claro problemas no que toca à legislação que proíbe a venda de armas de fogo. Muitas vezes, a transação privada é um problema que as autoridades americanas ignoram e, noutras ocasiões, os vendedores de armas licenciados dão a arma ao comprador ainda antes da verificação de antecedentes estar concluída.

Estudos sugerem também que manter as armas afastadas de pessoas com historial violento e de uso abusivo de álcool pode reduzir a frequência de crimes com armas de fogo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …