As redes sociais estão a ficar azuis para que o mundo não esqueça o Sudão

STR / EPA

Pessoas de todo o mundo estão a mostrar a sua solidariedade com o povo do Sudão, alterando as suas fotografias de perfil nas redes sociais para um fundo azul.

De acordo com a Al Jazeera, o movimento #BlueforSudan quer alertar o mundo para o que está acontecer no Sudão e, sobretudo, para homenagear Mohamed Mattar, uma das vítimas mortais dos recentes confrontos entre manifestantes e o Exército em Cartum, a capital deste país africano, que já provocaram mais de 100 mortos.

O engenheiro de 26 anos foi assassinado a tiro, no passado dia 3 de junho, alegadamente quando tentava proteger duas mulheres da ação militar violenta que se abateu sobre os manifestantes, que estavam acampados junto ao quartel-general do Exército a exigir a transferência de poder para uma autoridade civil.

Os opositores estavam acampados desde o início de abril, numa primeira fase para exigir a saída do Presidente Omar al-Bashir – entretanto destituído e preso – e depois para que os generais entregassem o poder a um Governo civil, que já prometeram convocar eleições dentro de nove meses.

A situação começou a ser denunciada nas redes sociais por Shahd Khidir, uma amiga de Mattar e ‘beauty influencer’ com quase 90 mil seguidores no Instagram, que alertou para o facto de os media mundiais não noticiarem o que se está a passar no país.

“Está neste momento a acontecer um massacre no meu país e tudo o que vejo é um ‘blackout’ dos media e a censura na Internet durante quatro dias consecutivos. O meu amigo foi assassinado pelas Forças de Suporte Rápidas (RSF) no dia 2 de junho e essa foi a última vez que falei com ele. Esteve desaparecido durante quatro dias e quando finalmente conseguimos falar disse-me que tinha sido ‘apanhado, agredido, abusado e humilhado'”.

“A comunidade internacional está em silêncio“, acusa a influenciadora na publicação que, entretanto, já foi partilhada milhares de vezes e reuniu mais de 600 mil gostos.

Esta sexta-feira, a agência noticiosa oficial Suna avança que o ex-Presidente foi indiciado por corrupção. Al-Bashir foi acusado de “posse de divisas estrangeiras, de ter adquirido riquezas de forma suspeita e ilegal e de ter ordenado o estado de emergência”.

O ex-chefe de Estado, que não é visto em público desde que foi preso, já havia sido acusado em maio de incitamento e envolvimento na morte de manifestantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …