As redes sociais estão a ficar azuis para que o mundo não esqueça o Sudão

STR / EPA

Pessoas de todo o mundo estão a mostrar a sua solidariedade com o povo do Sudão, alterando as suas fotografias de perfil nas redes sociais para um fundo azul.

De acordo com a Al Jazeera, o movimento #BlueforSudan quer alertar o mundo para o que está acontecer no Sudão e, sobretudo, para homenagear Mohamed Mattar, uma das vítimas mortais dos recentes confrontos entre manifestantes e o Exército em Cartum, a capital deste país africano, que já provocaram mais de 100 mortos.

O engenheiro de 26 anos foi assassinado a tiro, no passado dia 3 de junho, alegadamente quando tentava proteger duas mulheres da ação militar violenta que se abateu sobre os manifestantes, que estavam acampados junto ao quartel-general do Exército a exigir a transferência de poder para uma autoridade civil.

Os opositores estavam acampados desde o início de abril, numa primeira fase para exigir a saída do Presidente Omar al-Bashir – entretanto destituído e preso – e depois para que os generais entregassem o poder a um Governo civil, que já prometeram convocar eleições dentro de nove meses.

A situação começou a ser denunciada nas redes sociais por Shahd Khidir, uma amiga de Mattar e ‘beauty influencer’ com quase 90 mil seguidores no Instagram, que alertou para o facto de os media mundiais não noticiarem o que se está a passar no país.

“Está neste momento a acontecer um massacre no meu país e tudo o que vejo é um ‘blackout’ dos media e a censura na Internet durante quatro dias consecutivos. O meu amigo foi assassinado pelas Forças de Suporte Rápidas (RSF) no dia 2 de junho e essa foi a última vez que falei com ele. Esteve desaparecido durante quatro dias e quando finalmente conseguimos falar disse-me que tinha sido ‘apanhado, agredido, abusado e humilhado'”.

“A comunidade internacional está em silêncio“, acusa a influenciadora na publicação que, entretanto, já foi partilhada milhares de vezes e reuniu mais de 600 mil gostos.

Esta sexta-feira, a agência noticiosa oficial Suna avança que o ex-Presidente foi indiciado por corrupção. Al-Bashir foi acusado de “posse de divisas estrangeiras, de ter adquirido riquezas de forma suspeita e ilegal e de ter ordenado o estado de emergência”.

O ex-chefe de Estado, que não é visto em público desde que foi preso, já havia sido acusado em maio de incitamento e envolvimento na morte de manifestantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …