/

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Tiago Petinga / Lusa

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Pedro Siza Vieira revelou estar “inteiramente disponível para colocar recursos públicos” ao serviço da transição digital e assegurou que o país “está preparado” para aproveitar fundos da UE.

O ministro da Economia e da Transição Digital disse esta quinta-feira que o investimento em tecnologias digitais na Europa “vai fazer-se com um nível de recursos que há um ano era impensável” e garantiu que Portugal também “está preparado para isso”.

Siza Vieira disse ainda estar “inteiramente disponível para colocar recursos públicos ao serviço desta transição”, cita o ECO.

O governante voltou a frisar que o fundo de recuperação da União Europeia tem 750 mil milhões de euros para investir, sendo que 20% desses fundos “têm de ser alocados ao esforço de investimento e reforma nas tecnologias digitais”, incluindo investimentos em “infraestruturas de telecomunicações”.

“A transformação digital é, para Portugal, uma possibilidade de dar um salto para níveis de desenvolvimento superiores”, sublinhou Siza Vieira.

O responsável acrescentou ainda que aos dias de hoje, o país dispõe de “recursos humanos muito qualificados” e “empresas com um grau de maturidade digital muito significativo comparativamente com os pares” europeus.

Pedro Siza Vieira também fez um balanço da crescente adoção do digital, de forma mais acelerada, desde a chegada da pandemia a Portugal. “A verdade é que, em pouco mais de um ano, a humanidade deu conta das possibilidades de transformação que as tecnologias digitais oferecem às pessoas”, afirmou.

Para rematar, o ministro mostrou-se surpreendido “com o modo como as empresas e a sociedade reagiram muito melhor [no segundo confinamento] do que no primeiro confinamento”, indicando que os primeiros meses da pandemia “já parecem tão distantes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.